terça-feira, 2 de abril de 2013

Curtas da Política por Donizete Arruda


02/04/2013 às 11:19






Donizete Arruda
Donizete Arruda (Foto: Agência Miséria)
Areia movediça atrai Raimundão

Implicado em denúncias de fraudes por seu Governo ter dispensado licitações para comprar merenda escolar em uma papelaria, o prefeito Raimundão vê seu futuro político ameaçado. O TCM desaprovou suas contas. ou seja, Raimundão virou um ficha suja. E só há uma saída para que ele, com menos de 100 dias de gestão, não fique impedido de disputar a sua própria reeleição em 2016: fazer a Câmara de Vereadores de Juazeiro derrubar a desaprovação. Se isso não ocorrer, Raimundão, além de ficha suja, fica inelegível, o que, hoje, seria provável diante da força do G11, grupo dos vereadores de oposição.

G11 quer barrar Raimundão já

Cabe ao presidente da Câmara de Juazeiro, Antonio Lunga, agendar a data da sessão que irá votar o julgamento das contas do prefeito Raimundão. Já está pronto o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização elaborado pelo vereador Claudio Luz, reafirmando a desaprovação das contas de Raimundão. O G11 está fechado. Considerando que o prefeito teria 10 votos a seu favor, precisa trazer para o seu lado quatro vereadores do G11. Uma missão, hoje, quase impossível. Diante dessa sua certeza, Raimundão pressiona o presidente Antonio Lunga a não marcar a sessão do julgamento de suas contas. Quer ganhar tempo e encontrar um meio de rachar o G11.

Depois do G11, surge o GI

Um mantra político assola o atual momento da gestão Raimundo Macedo: o que está pior, pode piorar ainda mais. Enquanto tenta atrair quatro vereadores do G11, Raimundão vê sua base do G10 ser destroçada pela ação de dois vereadores: Tarso Magno e Gleudson Bezerra. Tarso tem votado sistematicamente com o G11 e anunciou da tribuna da Câmara Municipal o surgimento de um novo grupo de vereadores: o GI – Grupo Independente. Por sua vez, Gleudson Bezerra tem entrado em rota de colisão com a administração Raimundão e está a um passo de aderir ao GI. Para complicar o quadro, outros três vereadores – cujos nomes são mantidos em sigilo - negociam se continuam aliados ou mudam de postura. O cenário político de Raimundão na Câmara de Juazeiro é o pior possível. 11 vereadores na oposição. Dois vereadores independentes. Três vereadores insatisfeitos. Somados, serão 16 vereadores na oposição, ao estilo do secretário Mauro Macedo, o verdadeiro e principal culpado pelo caos político da administração Raimundão.

Raimundão confirmou denúncia

A credibilidade do Jornal do Cariri foi o assunto preferido das redes sociais na semana que passou. O próprio prefeito Raimundão saiu da toca e reapareceu para confirmar a informação publicada pelo JC. Houve dispensa de licitação para a aquisição de merenda numa papelaria, que não havia chegado nas escolas. Ensaiou transferir a culpa para seu antecessor, Manoel Santana. Ninguém entendeu. No mesmo dia, fez a secretária de Educação contar que há merenda nas escolas. Nenhuma palavra em relação à papelaria. E ainda se atrapalhou nos números. O valor da dispensa: R$ 1,7 mi é suficiente apenas para no máximo quatro meses de abastecimento. Há mais de 23 mil alunos na rede de ensino e o custo mensal passa dos R$ 500 mil.

PT e PMDB unidos em 2014

A direção nacional do PT se reuniu em São Paulo. Lá compareceu o deputado José Guimarães e a ex-prefeita Luizianne Lins. Os petistas cearenses foram orientados a manter a base de apoio ao governador Cid Gomes. A novidade é sobre o candidato que o PT gostaria de apoiar ao Governo em 2014, segundo reportagem publicada em jornal do Rio de Janeiro, no domingo. O nome que o PT irá defender junto a Cid para ser o candidato de consenso entre PT, PSB e PMDB é o do senador Eunício Oliveira. Contudo, Cid não falará sobre eleições este ano. Somente em abril de 2014. E Eunício também embarcou nessa mesma linha.

Como se livrar do próprio filho

A maior dor que se abate hoje sobre o prefeito Raimundão é o dilema pessoal que vive em sua cabeça. Sabe que se não tirar o filho Mauro Macedo de sua administração corre o sério risco até de sofrer um processo de impeachment. Se insistir em bancá-lo no cargo de 1º ministro e de todo poderoso, dificilmente conseguirá terminar seu mandato. A razão é simples: Mauro Macedo não soma, divide e subtrai apoios em todos os setores.

Disse me disse

Secretário de Governo do Crato, Rafael Branco, receberá título de cidadão do Crato.

Petistas Pedro Lobo e Francisco Macedo estão articulando a saída da CUT do movimento de mobilização dos servidores do Crato. Essa manobra fracassou e Roberto Oliveira vem acompanhandop as negociações entre servidores municipais e o Governo cratense. Com equilíbrio, o vereador Bebeto tem desempenhado importante papel na negociação dos servidores cratenses.

Deputado Ely Aguiar examina a possibilidade de lançar a candidatura de Valberto Esmeraldo à Assembleia do Ceará. Se isso vier ocorrer, o objetivo é fortalecer o PSDC e aumentar a votação do partido no Estado.

Nas negociações para trazer o vereador Darcio Luiz para o PSB, deputado Sineval Roque conseguiu junto ao Governo do Estado uma adutora e uma escola para o Dom Quintino.

Prefeito Zé Leite precisa parar e refletir sobre suas atitudes. Está em rota de colisão com os deputados José Guimarães e Camilo Santana e sofre acusação de perseguir seu principal adversário político em Barbalha, Argemiro Sampaio.

Desculpe a ignorância, depois de comprar merenda escolar em papelaria, ter suas contas desaprovadas pelo TC M, qual o próximo escândalo que o prefeito Raimundão irá se envolver?

Nenhum comentário: