sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crato finaliza trabalho para sistema zona azul


Yaçanã Neponucena Foto: Yaçanã Neponucena
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) está na fase final de implantação do sistema de estacionamento rotativo (zona azul). Ao todo, serão seis ruas com vagas pagas para estacionar carros e motos. Também haverá espaço assegurado para idosos, deficientes físicos e mototaxistas.
Até agora, o órgão já realizou um mapeamento das vias para que seja implantada a sinalização horizontal. Entretanto, ainda será preciso sinalizar as ruas verticalmente para que o sistema seja implementado.
As placas que indicarão as áreas de estacionamento rotativo já foram confeccionadas. O Demutran aguarda somente a inauguração da primeira etapa da reforma das praças centrais da cidade para a colocação da nova sinalização. Logo em seguida, o órgão dará um prazo de até 45 dias para que os motoristas se adequem às regras. Durante o período inicial haverá ainda uma campanha educativa que deverá informar os condutores sobre o método de uso das vias e a respeito do que é o sistema e como ele irá funcionar. A previsão é que a utilização do cartão zona azul se torne obrigatória a partir de fevereiro de 2012.
Quanto aos cartões de estacionamento rotativo, o modelo já foi escolhido e a produção já foi iniciada. Os bilhetes serão vendidos em locais predefinidos pelo órgão de trânsito ao preço de R$ 1,00 e R$ 2,00 por hora de permanência.
Para dar maior eficiência à criação e melhoramento da sinalização horizontal, recentemente a Prefeitura adquiriu uma máquina que realiza a pintura viária. Outra medida que deverá ordenar o trânsito será a colocação de prismas e redutores de velocidade na entrada principal da cidade.
Vagas especiais
De acordo com a resolução 303 e 304, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), idosos e deficientes físicos têm vagas asseguradas. Mas, para a utilização destes espaços, os idosos e deficientes físicos precisam estar munidos do cartão de estacionamento de vaga especial, emitido pelo Demutran. Sem o cartão de vaga especial, ainda que o motorista tenha mais de 65 anos ou tenha comprovada deficiência física, não poderá utilizar as vagas especificas.
O Demutran, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), está assinando um convênio para um estudo de trânsito e transporte da cidade. A analise irá oferecer dados sobre a disponibilidade do transporte coletivo, distância entre os bairros e distritos, além dos habitantes de cada localidade. A ideia é interligar os bairros e distritos ao centro da cidade.
MAIS INFORMAÇÕES
Demutran
Avenida Perimetral Dom Francisco, 220 Bairro São Miguel- Crato
Telefone: (88) 3523.5232

Nenhum comentário: