quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fortaleza – CE – Cid quer mais 100 câmeras na cidade


Foto: Viviane Pinheiro
“É como ver um filho nascer e, que este filho produza bons frutos, tenha filhos e netos”.
Com estas palavras o governador do Estado, Cid Gomes, saudou, ontem, o lançamento do programa de vídeomonitoramento da Capital. Oitenta e seis câmeras fixas e outras cinco móveis passam a monitorar as principais ruas, avenidas, praças e outros pontos de afluência de público na Capital cearense. O governador informou que o Estado deverá instalar mais 100 câmeras nos próximos meses.
Já o secretário da Segurança Pública, coronel PM Francisco José Bezerra, ressaltou o projeto inovador da Segurança e revelou que ao custo de R$ 400 mil deverá ser adquirido um veículo especial para o monitoramento em situações especiais, com a possibilidade de mobilidade de mais cinco câmeras.
As 86 câmeras foram instaladas em diversos cruzamentos de avenidas da Capital, por onde, diariamente, passam milhares de pessoas e centenas de veículos. Os equipamentos permite uma visualização de toda a área, com imagens limpas e de longo alcance. Acoplado às câmeras há um botão de alarme que o cidadão aciona no poste onde está a câmera. Acionado, ele imediatamente dispara um sinal sonoro na sala de monitoramento das câmeras, instalada nas dependências do Quartel do Comando do Batalhão de Policiamento Comunitário, na sede da Secretaria da Segurança (Avenida Bezerra de Menezes).
Voz
O equipamento também é dotado de áudio e permite que, através de um alto-falante, os operadores transmitam avisos, mensagens ou orientações a quem estiver na rua.
“Isto é apenas o começo. Queremos monitorar a cidade inteira. Eles (os equipamentos) vão permitir multiplicar a presença da segurança nas ruas, já que não podemos ter um agente (policial) em cada esquina”, disse o governador, otimista. Cid e Bezerra passaram cerca de 40 minutos na sala de controle do sistema e puderam ver imagens em tempo real de diversos pontos da Capital.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: