quinta-feira, 21 de junho de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Cariri tem prejuízos na rede elétrica devido a pipas


Quando as pipas se enrolam na fiação da rede, podem provocar curtos circuitos e suspensão da energia
Juazeiro do Norte Uma brincadeira que já prejudicou milhares de pessoas no Estado, somente este ano. Foi-se o tempo que soltar pipas e balões era algo que não oferecia riscos. Com o desenvolvimento, principalmente das cidades do interior, é necessário que as pessoas atentem para os perigos que essa prática poderá ocasionar. Em todo o Estado, o descuido com as brincadeiras de soltar pipas fez crescer 126% somente este ano, no número de ocorrências com relação aos cinco primeiros meses de 2011. A tendência é que nos meses de junho e julho o problema, incluindo casos relacionados aos balões juninos, aumente mais ainda.









Segundo a Coelce, os casos envolvendo pipas e ações de vândalos tomou proporção maior na região sul do Ceará. No Cariri, mais de 70 mil famílias tiveram o fornecimento de energia prejudicado em virtude da brincadeira. De acordo com a companhia de eletricidade, isso representa quase três vezes o número de unidades consumidoras que foram afetadas nos cinco primeiros meses do ano passado na região. Em todo o ano de 2011, foram registrados 338 casos, a maioria no mês de maio. Já este ano, todos os cinco primeiros meses do ano registraram números bem acima.






Se, de janeiro a maio de 2011, a companhia teve de solucionar os 338 casos ocasionados pelo contato de pipas com a rede elétrica, em 2012, o registro já é de 764 ocorrências. Um aumento que tem gerado, segundo a empresa, muitos prejuízos não só à Coelce como também à população cearense. Para se ter ideia, no mês de fevereiro do ano passado, foram registradas 39 ocorrência, o menor número do ano. Já em 2012, foram 97 casos.
As ocorrências por vandalismo este ano chegam a 758 casos, contra 554 do ano passado. Mais de 18 mil foram registrados somente durante o mês passado. Jogar objetos estranhos contra a rede elétrica e empinar arraias próximo à fiação, além do sério risco de acidentes, pode deixar ruas, bairros e até cidades inteiras sem fornecimento, conforme alerta a Coelce. De acordo com a responsável pela área de distribuição Sul, Socorro Pontes, essa situação poderá causar prejuízos bem maiores para hospitais, escolas, órgãos públicos e demais serviços essenciais.
As ocorrências têm causado prejuízos de R$ 30 mil por ano à empresa. Segundo Socorro Pontes, esses casos se concentram em julho, principalmente, por conta das férias e os ventos favoráveis para as crianças brincarem. “Mas, o ideal é que fosse em áreas mais isoladas, longe das fiações”, diz ela. E o problema maior é quando as pipas ficam envoltas aos fios de eletricidade, e as crianças procuram soltar o brinquedo, atirando objetos na rede. Até se arriscam a subir em áreas de alta tensão. Os problemas de oscilação de energia e até apagão normalmente passam a ocorrer após esses incidentes.
Quando as pipas se enrolam na fiação da rede, é preciso a Coelce realizar a limpeza dos fios. Isso porque a pipa pode provocar defeitos ao longo dos alimentadores, contribuindo para a saída de operação dos religadores das subestações, deixando consumidores com problemas de abastecimento.
A brincadeira também traz o risco do cerol. Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros, Damásio Barbosa, os maiores acidentes acontecem com motociclistas, que se cortam com os vidros que são colocados nas linhas das pipas.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: