O investimento numa sinalização moderna e que privilegia o cidadão está sendo implantada na cidade do Crato pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os novos equipamentos começam a funcionar na cidade nos próximos dias, com o início da ExpoCrato.  Os equipamentos estão sendo instalados na Avenida Perimetral Dom Francisco com a Avenida Chagas Bezerra, que dá acesso ao estádio do Mirandão e na Rua Almirante Alexandrino, com a Tristão Gonçalves.
Mais dois semáforos estão sendo projetados para o cruzamento das Ruas José Carvalho com a Ida Bilhar e Rui Barbosa com a 21 de junho, próximo ao Abrigo Jesus Maria José. Para os cruzamentos das Ruas São José com Coronel Luiz Teixeira, no Bairro do Seminário, e Rua Zacarias Gonçalves com a Teodorico Teles, no centro da cidade. Os equipamentos serão também instalados, mas depende ainda da autorização do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN. O Demutran iniciou a revitalização das faixas de pedestres, em várias ruas da cidade. Os trechos do centro da cidade com saliências, no espaço da requalificação, serão pintados nas cores vermelha e branca. Os locais servem como redutores de velocidade.
O novo sistema de funcionamento dos semáforos da cidade está priorizando a organização no trânsito na área urbana, principalmente voltado para pedestres. Em alguns cruzamentos, o semáforo será acionado pelo próprio pedestre. Os equipamentos, além de serem acionados pelos pedestres, também emitem um sinal sonoro, dando prioridade aos deficientes visuais. O semáforo de três tempos só vai fechar para os veículos quando as betoneiras forem acionadas, caso contrário ele segue programação normal com onda verde de 20 segundos.
O Demutran, nos últimos anos, tem investido no trabalho planejado de organização do trânsito no Crato, além de ter um setor que atua na educação no trânsito. Todo um trabalho educativo será desenvolvido pelo órgão, no sentido de possibilitar a população o uso dos novos equipamentos.


Prefeitura do Crato investe R$ 7 milhões em pavimentação e recuperação de estradas
Máquinas e homens da prefeitura do Crato estão a todo vapor, na operação destinada a recuperação de centenas de quilômetros de estradas vicinais que ligam sítios e vilas aos Distritos do município e, paralelamente a isto, acontece a pavimentação em pedra tosca em várias ruas de diversos Bairros da cidade.
É importante ressaltar que as obras estão sendo realizadas pela Prefeitura do Crato. Alguns políticos da cidade estão afirmando nas comunidades que são os responsáveis pelas obras, o que está sendo desmentido pela administração. Os trabalhadores e as máquinas são caracterizados como servidores ou prestadores de serviços contratados pela prefeitura.
A administração municipal do Crato vai investir R$ 7 milhões em pavimentação de ruas até o final de dezembro próximo, contemplando a sede e os Distritos do município. Segundo o secretário, a relação das ruas calçadas e as outras que estão programadas se encontra na Secretaria de Infraestrutura à disposição da população. A secretaria funciona no prédio do Centro Administrativo, antigo Hospital Pediátrico, no Bairro São Miguel.
Já estão sendo pavimentadas as ruas Valdir Siebra e Edilson Sucupira, no Parque Grangeiro; J. J. Petrola, na Vila São Bento, e a Francisco Joaquim Caboclo, na Vila São Francisco. Na Palmeirinha do Vilar está recebendo o calçamento a principal rua da comunidade, que liga a CE. No Bairro Barro Branco, mais de 600 metros de calçamento estão sendo feitos na Rua Caloré. Também está sendo calçada com já mais de 70 % dos serviços prontos a Avenida Fábio Pinheiro Esmeraldo, que dá acesso à unidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Bairro do Muriti. Para o Bairro do Seminário e Conjunto Novo Lameiro, estão projetadas mais 10 ruas e as obras vão ser iniciadas brevemente.
Ruas da cidade estão sendo recuperadas com operação tapa  buracos












E nas ruas da cidade estão sendo recuperados vários trechos que se encontravam esburacados, depois da fase de chuvas. A Prefeitura Municipal tem mobilizado dezenas de trabalhadores, no intuito de possibilitar que os serviços sejam concluídos esta semana, antes da abertura da ExpoCrato, no próximo domingo. A recuperação começou a ser realizada há mais de um mês, com a inserção de paralelepípedos e concretagem em vários trechos, em seguida foi inserida cobertura de cimento. O trabalho continua no centro da cidade.
Parcela única do IPTU poderá ser paga até o dia 10 de julho
A Secretaria de Finanças do Crato, por meio do Núcleo de Administração Tributária e através do Edital de Notificação de Lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), comunica aos proprietários de imóveis, titulares de domínio útil sobre imóveis  e os possuidores de imóveis, que o imposto deverá ser pago em parcela única até o dia 10 de julho de 2012, ou com parcelamento em seis vezes, com vencimento da primeira parcela para o dia 10 de julho e as demais parcelas para o mesmo dia, dos meses subseqüentes, conforme valores e datas impressos no boleto.
Os contribuintes que estiveram com o IPTU em dia, até 30 de dezembro do ano passado, terão um desconto de 10 por cento. Para aqueles inadimplentes até este período, o desconto será de 5 por cento.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato