
Motocar, triciclo montado no Brasil, que é similar ao tuk-tuk, o
tradicional táxi indiano (Foto: Divulgação)
Em fase final de homologação, chega ao mercado nacional no próximo mês o
primeiro triciclo motorizado para transporte de passageiros fabricado
em território nacional. Campinas e Limeira estão entre as cidades que
receberão o primeiro lote do veículo inspirado nos triciclos das regiões
andinas e muito parecido com o tuk-tuk, modelo tradicional de táxi
indiano. O Motocar deve chegar às concessionários do interior paulista
por R$ 10,5 mil.
A previsão da montadora é que, dentro de 30 dias, esteja encerrado o
trâmite final da homologação do veículo, que depende do Departamento
Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o diretor da Motocar em São
Paulo, Fábio Di Gregorio, o veículo já foi aprovado em todos os testes
e, agora, o que separa o Tuk-tuk brasileiro do consumidor são "detalhes
burocráticos", segundo ele.
Os 200 primeiros triciclos que serão montados em Manaus já têm destino
certo. Estão todos vendidos e serão enviados a concessionárias das
seguintes cidades: Campinas (SP), Araras (SP), Limeira (SP),Araraquara
(SP), Barretos (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campo Grande(MS),
Rio Verde (GO), Recife (PE), Manaus(AM), Belém (PA), Santarém (PA) e
Altamira(PA).
Nestes quatro últimos municípios, da região Norte, triciclos de modelo
similar já circulam desde o ano passado, quando a montadora importou os
veículos para sondar a aceitação do estilo de veículo no mercado
nacional.
Perfil
O Motocar leva até três pessoas, tem uma cabine coberta e, por isso, o
motorista e os passageiros são dispensados de usar capacete, como nas
motocicletas. Do condutor é exigida carteira de habilitação do tipo A, a
mesma exigida por motoqueiros. O triciclo brasileiro vai custar no
máximo R$ 13,5 mil e o rendimento do veículo é de 25 quilômetros por
litro de gasolina e o IPVA seguirá valores também semelhantes das motos.
A potência do triciclo pode ser comparada com a de uma moto de 150
cilindradas, mas a velocidade máxima é 70 Km/h, para compensar o peso do
veículo, que também tem um bagageiro com capacidade para até 50 quilos.
Mototáxi
O diretor da Motocar explica que a concepção do modelo veio da América
Central e, no Brasil, a proposta é que ele seja uma alternativa para os
polêmicos mototáxis. “Mototáxi é um grande dilema no Brasil. Os grandes
questionamentos são com relação à segurança e à higiene, já que nas
motocicletas o passageiro usa o capacete sem saber quem o utilizou antes
dele. O Motocar soluciona todos estes problemas”, disse. O triciclo
conta com cinto de segurança e outros itens, como macaco, triângulo e
extintor de incêndio.
Em Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)
informou que não existe autorização para este tipo de veículo circular
como mototáxi na cidade. Este tipo de transporte é proibido na cidade.
Fonte: G1
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