
Fiscais pararam 1.800 motoristas e 153 não passaram no teste. Eles
tiveram a carteira apreendida e terão de pagar multa de R$ 1.915. (Foto:
Reprodução)
Na primeira noite de regras mais rígidas da Lei Seca, 1.800 motoristas
foram parados em blitzes na cidade e 153 não passaram no teste do
bafômetro, segundo informou neste sábado (22) o Governo do Estado. Eles
tiveram as carteiras apreendidas e foram multados em R$ 1.915.
Dois deles, que se recusaram a fazer o teste e apresentavam claros
sinais de embriaguez, foram detidos e levados para delegacias. Eles
pagaram fiança e responderão em liberdade, explicou o Governo. As novas
regras, mais rígidas, começaram a vigorar na noite de sexta (21).
Até funcionários da operação tiveram que soprar o bafômetros, numa blitz
montada na madrugada deste sábado (22) na Barra da Tijuca, onde vários
motoristas foram parados.
A multa para o motorista que for pego na Lei Seca aumentou de R$ 957
para R$ 1.915 a partir de sexta-feira (21). E agora, a polícia poderá
usar testemunhos, exames clínicos e até vídeos para que o condutor
responda criminalmente, mesmo que ele não sopre no bafômetro.
Até quinta-feira (21), era considerado crime dirigir com mais de 0,6g de
álcool por litro de sangue ou 0,3g por litro de ar. Agora é infração
dirigir com capacidade psicomotora alterada, segundo a lei.
A multa pode ainda chegar a R$ 4 mil, caso o motorista seja pego
novamente em menos de um ano na Lei Seca.
A Lei Seca foi criada há quatro anos. O percentual de motoristas
flagrados alcoolizados caiu de 20% em 2009 para 8,6% neste ano. Nesse
período, mais de 40 mil veículos foram rebocados e quase 81 mil
motoristas tiveram a carteira de habilitação recolhida.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário