quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

OI é a única telefônica a não cumprir as metas da Anatel no Ceará





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Em julho de 2012, OI, TIM e Claro tiveram seus serviços suspensos pela Anatel em vários estados do País, em virtude do alto número de reclamações feitas pelos clientes, o que motivou a realização do estudo (Foto: Alcides Freire)
Em relatório divulgado ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) - que avalia o desempenho das principais operadoras de telefonia celular do País, nos meses de agosto, setembro e outubro do ano passado - a OI foi a única que não conseguiu, no Ceará, cumprir as metas estabelecidas pelo órgão.

Em julho, mês anterior ao trimestre levado em consideração pela publicação, a OI, a TIM e a Claro tiveram seus serviços suspensos pela agência em vários estados do Brasil, em virtude do alto número de reclamações dos consumidores, o que acabou motivando o estudo. No Ceará, apenas a TIM foi suspensa.

Por aqui, somente os resultados anotados em Fortaleza e Caucaia foram informados, por serem as duas únicas do Estado com população acima de 300 mil habitantes.

No que se refere aos serviços prestados pelas operadoras, dois aspectos foram levados em consideração: acessos de voz (ligações) e acessos de dados (SMS, internet e mensagens em geral). No primeiro, a OI apresentou, na média dos três meses, um resultado de 93,4% em Fortaleza e 87,3% em Caucaia, contra uma exigência mínima de 95%. No segundo quesito, os percentuais foram, respectivamente, de 91% e 85,4%, abaixo da meta estabelecida: 95%.

Resposta
Em nota, a operadora declarou que "vem realizando investimentos voltados para reforçar a qualidade de seu serviço móvel, cujos resultados evoluíram sensivelmente, o que vem sendo acompanhado de perto pela Anatel". Conforme a própria Anatel, a OI lidera, ao lado da TIM, o mercado de telefonia móvel no Estado. Cada uma delas representa, aproximadamente, 34,5% das linhas ativas (3,5 milhões, somando os planos pré e pós-pago).

Outras operadoras
Entre as outras operadoras, os melhores percentuais ficaram por conta da Claro. Em Fortaleza, o serviço de acessos de voz registrou um resultado de 99,8%, e o de dados, 99,1%. Em Caucaia, a Anatel anotou 98,4% e 99,6%, respectivamente.

A TIM, que lidera o ranking de reclamações da agência, também conseguiu cumprir com as metas de qualidade do órgão regulador do setor. Na Capital, os desempenhos foram de 98,4% para voz e de 99,5% para dados. Na cidade vizinha, os resultados foram de 99,5% para o primeiro quesito e de 98,8% para o segundo. A Vivo, por sua vez, foi avaliada, em Fortaleza, da seguinte forma: 98,7% para acesso de voz e 98,8% para acessos de dados. Em Caucaia, 98,4% foi anotado para acessos de voz, e 98% para acessos de dados.

Desempenho no País

Em âmbito nacional, os acessos às redes de dados foram os principais problemas constatados pela Anatel. Segundo o órgão, o acesso dos usuários aos serviços de dados atingiu um patamar pouco acima de 95% em outubro, abaixo da meta de qualidade: 98%. O relatório mostrou, para o mesmo mês, que os acessos dos clientes da Claro ficaram levemente abaixo da meta, enquanto a TIM atingiu a faixa dos 95%. Em termos de acessos aos serviços de voz, as empresas cumpriram as metas, com um porcentual médio próximo a 97%, frente a uma obrigação de 95%. Neste caso, o desempenho da Claro ficou acima de 97%. Já a TIM e a OI apresentaram um desempenho em linha com a obrigação.

O relatório avaliou ainda os porcentuais de queda nas chamadas e de conexão. Em ambos os indicadores, o setor, de forma consolidada, superou as metas de qualidade estabelecidas.

A Vivo informou que segue implementando todas as ações previstas no plano de melhoria apresentado à Anatel, ampliando a qualidade a seus clientes. Em nota, a TIM diz que "a companhia seguirá direcionando fortes investimentos para infraestrutura no País", diz a nota. Por sua vez, a Claro afirmou que " entende que é um processo contínuo e não está medindo esforços para cumprir as metas estabelecidas."

Fonte: Diário do Nordeste

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