quarta-feira, 29 de maio de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Projeto mobiliza alunos e professores no combate ao mosquito da dengue

29/05/2013






Projeto mobiliza alunos e professores no combate ao mosquito da dengue (Foto: Divulgação)
O Projeto Dengue na Escola vem cumprindo sua meta de mobilizar a comunidade escolar no combate à dengue em Juazeiro do Norte. Trata-se de uma parceria entre as secretarias de saúde e educação dentro de um trabalho de conscientização da população no sentido de evitar o habitat para o mosquito transmissor da doença. Lançado na primeira semana de maio, as ações vem atendendo as expectativas e as duas secretarias já consideram um sucesso.

Os alunos do Fundamental II da Rede Municipal de Ensino estão engajados nas iniciativas e até se tornaram multiplicadores das dicas de combate ao mosquito aedes aegipty. De acordo com o cronograma planejado a partir de áreas com maiores índices de focos do mosquito, os primeiros passos foram no bairro João Cabral, onde funciona a escola Iva Emídio Gondim. Depois, na Escola Zila Belém do Bairro Triângulo. Esta semana as ações acontecem na Escola Maria de Lourdes Jereissati no bairro São José.

Todo esse esforço envolvendo a comunidade, a partir dos alunos, tem o acompanhamento semanal entomoepidemiológico da Secretaria de Saúde. Os alunos estão tendo aulas práticas e teóricas quando até acompanham os trabalhos dos agentes de endemias, identificam como descobrir o foco e conhecer o mosquito. Além disso, os prejuízos causados e medidas preventivas que devem ser adotadas.  Por fim, desenvolvem e expõem trabalhos de conscientização a respeito do combate a dengue.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: