Categoria exige reajuste salarial de 11,93%; paralisação começou na última quinta (19)
O terceiro dia da greve dos bancários conseguiu fechar pelo menos 9.015 agências e
centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e
no Distrito Federal nesta segunda-feira (23), informa balanço divulgado
pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo
Financeiro).
A paralisação, que acontece por tempo indeterminado, atinge mais de 40%
das 21.500 agências de atendimento em todo o País. No primeiro dia de
greve, na quinta-feira (19), haviam sido fechadas 6.145 unidades. Já no
segundo dia as paralisações alcançaram 7.282 dependências, um salto de
18,5%.
O presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, afirmou:
— Os bancários estão cada vez mais indignados com o silêncio da Fenaban (Federação Nacional dosBancos). Por isso o movimento se amplia rapidamente a
cada dia em todo o país. Os banqueiros não atenderam as reivindicações
da categoria na mesa de negociação e agora estão sentindo a força da
mobilização.
Exigências
Os bancários de instituições públicas e privadas entraram em greve após
reivindicar um aumento salarial de 11,93% — o que corresponde a 5% de
aumento real, descontada a inflação — e receber dos bancos proposta de
reajuste de 6,1%. A decisão da greve ocorreu em assembleia realizada no
último dia 12.
Para atender ao público durante o período de greve, os caixas de
autoatendimento vão continuar funcionando. Os clientes também poderão
usar o internet banking e o aplicativo do banco no celular(mobile banking).
Os correspondentes bancários como casas lotéricas, agências dos
Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais
credenciados estarão abertos para as transações financeiras.
O cartão de crédito é outra alternativa para pagar contas básicas como
água, luz ou telefone. Porém, o serviço pode gerar taxa de até R$ 16 por
boleto.
R7
Massacre no Quênia deixa 69 mortos e mostra a força da Al-Qaeda
Reivindicado
por grupo da Somália, atentado a shopping no Quênia seguiu as
determinações da rede terrorista Al-Qaeda. É mais um alerta sobre a
resiliência da ideologia do grupo
Homem ferido em ataque que deixou pelo menos 69 mortos no Quênia (Foto: AP)
O ataque ao shopping center Westgate, em Nairóbi, capital do Quênia, é a
maior das trágicas realizações do Al-Shabab, grupo militante da
Somália, em sua curta história, que data de 2003. Em 2010, durante a
Copa do Mundo da África do Sul, o grupo explodiu um restaurante em
Uganda, outro país da África ocidental, mas aquele atentado nem de
longe teve a publicidade da ofensiva contra Westgate. Desta vez, além de
revelar que ainda está ativo, o Al-Shabab mostrou ao mundo quão
distante está o fim da luta contra a ideologia da Al-Qaeda.
O ataque deste fim de semana, que matou ao menos 69 pessoas, pode ser
entendido como um duplo recado. No contexto regional, o massacre é uma
represália do Al-Shabab ao envolvimento do Quênia na Somália, que vem se
intensificando nos últimos anos.
Em 2006, a Etiópia invadiu a Somália para tirar do poder um grupo
extremista (do qual o al-Shabab fazia parte). Realizado o objetivo, a
ocupação etíope foi substituída por uma missão de estabilização da União
Africana, autorizada pela ONU e com tropas de diversos países, entre
eles o Quênia. Em 2011, o papel dos militares quenianos foi mais ativo.
Com o apoio de Estados Unidos e França, o Quênia e a Etiópia invadiram o
sul da Somália para acabar com o domínio territorial do Al-Shabab na
região, uma ocupação que posteriormente também foi transferida para a
UA.
No campo global, o ataque é uma prova da influência da Al-Qaeda. De
acordo os depoimentos de testemunhas e as primeiras informações da
investigação, o shopping Westgate, conhecido ponto de encontro de
expatriados em Nairóbi, foi invadido por 10 ou 15 homens armados
com fuzis e granadas. Ao iniciar a matança, eles teriam poupado os
locais e os muçulmanos e direcionado o ataque aos estrangeiros. Após o
ímpeto inicial, tomaram o shopping fazendo inúmeros reféns, uma ocupação
que se mantém até esta segunda-feira 23. Não à toa, o script do ataque
seguiu o que o chefe da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, pregou em sua
última mensagem pública, divulgada no início de setembro. Como lembrou
Michelle Shephard no jornal canadense The Star, Zawahiri pedira a seus
seguidores para atacarem ocidentais, pouparem os muçulmanos e fazerem
reféns – estratégia capaz de gerar grande publicidade.
A aliança do Al-Shabab com a Al-Qaeda, ensaiada desde 2008, foi
oficializada em 2012, quando seu líder, Ahmed Abdi Godane, um homem
treinado no Afeganistão, prometeu lealdade a Zawahiri. À medida que
perdia seu foco local e aderia à guerra global de Osama bin Laden, o
Al-Shabab atraiu a atenção das grandes potências.
Foi neste contexto que EUA e França ajudaram o Quênia e a Etiópia a
desalojar Al-Shabab do sul da Somália. A intenção é a mesma da missão
norte-americana no Afeganistão e dos ataques com aviões não-tripulados
ao Paquistão e ao Iêmen – tirar da Al-Qaeda e de grupos aliados a ela a
possibilidade de estabelecer uma base a partir da qual podem realizar
ataques contra países ocidentais, como ocorreu nos EUA em 2001, na
Espanha em 2004 e no Reino Unido em 2005.
A estratégia liderada pelos EUA é compreensível, porém bastante
limitada. Dificilmente ela servirá para enfraquecer a ideologia da
guerra global da Al-Qaeda. Na realidade, a depender de como a chamada
“guerra ao terror” é travada, ela pode até mesmo fortalecer a rede
terrorista. O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, que perdeu um
sobrinho no shopping Westgate, prometeu uma resposta “rápida e
dolorosa”. De fato, é necessário punir os responsáveis pela atrocidade,
mas uma nova ofensiva contra a Somália ou uma repressão contra os
muçulmanos do Quênia (cerca 11% da população) só ampliaria as
possibilidades de recrutamento por parte dos grupos extremistas. A
ideologia da Al-Qaeda floresce em meio a problemas como repressão
política, pobreza, desemprego, analfabetismo, sexismo sentimentos de
insignificância cultural. Não há respostas militares para nenhuma dessas
questões. Enquanto o mundo não perceber isso e atacar esses problemas, a
Al-Qaeda continuará viva.
Via CartaCapital
BANDIDO MORTO AO TENTAR ASSALTAR PADARIA
Um homem foi morto e outro preso durante uma tentativa de assalto a uma
padaria localizada na esquina da Avenida José Leon com a Rua
Desembargador Faustino Albuquerque, na Cidade dos Funcionários.
Armado
O outro suspeito conseguiu fugir, mas foi preso, minutos depois, nas
proximidades do comércio. Matheus Carvalho, 18, foi detido, com um
revólver calibre 38, pela equipe das viaturas do Ronda do Quarteirão RDs
1083, 1084 e 1071. Ele foi encaminhado ao 30º DP (Conjunto São
Cristovão).
Já o homem morto, foi identificado apenas como Emanuel. Familiares, que
estavam no local, informaram à Reportagem que a vítima trabalhava como
carpinteiro. A dupla utilizou uma motocicleta de placa NQN-5243, que não
possui queixa de roubo.
A Polícia acredita que o veículo era de um dos bandidos e utilizada na
pratica de crimes. Durante o tiroteio, a moto foi abandonada na frente
da padaria, ao lado do corpo de Emanuel.
Segundo informações do soldado PM Rodrigues Gomes Souza, os dois homens
eram conhecidos pela prática de assaltos na Cidade dos Funcionários e
bairros vizinhos A padaria onde ocorreu o crime foi assaltada na semana
passada, mas o proprietário não soube informar se pela mesma dupla do
assalto de ontem. .
O dono da padaria também não identificou o cliente que atirou. O
proprietário disse que o homem estava armado e disparou no momento que
ouviu a dupla anunciar o assalto. A Polícia também ainda não identificou
o atirador. A Divisão de Homicídios esteve no local.
Fonte: DN
A CRUELDADE DO MUNDO;HOMEM AGONIZA ATE A MORTE COM UM TIRO DE CALIBRE 12 NA CABEÇA
As circunstancias de um mundo cruel.Onde homens matam os outros por
brincadeira ou fúria diabólica. Neste vídeo um homem agoniza ate a morte
com um tiro de calibre 12 na cabeça...CENAS FORTES
Médicos estrangeiros iniciam atendimento nos municípios do interior
Em Morada Nova, as médicas cubanas foram recebidas com homenagens. Elas
conheceram as novas instalações dos postos de saúde (Foto: Ellen
Freitas)
Um total de 34 médicos, sendo
28 cubanos, três espanhóis, dois portugueses e um brasileiro com diploma
no exterior começa a trabalhar no Interior do Estado no Programa Mais
Médicos do Ministério da Saúde. Em algumas cidades, as consultas
começaram ontem, mas em outras somente a partir da próxima semana.
Os municípios cearenses que receberam os profissionais são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2), Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1), que, possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
As três médicas cubanas chegaram à cidade de Catarina no sábado passado, aproveitaram o fim de semana para conhecer a cidade e a equipe de trabalho. Na manhã de ontem, começaram cedo as consultas nos postos do PSF, nas localidades de São Gonçalo e Figueiredo, zona rural, e na unidade do Centro, na área urbana.
"Sem tempo a perder", assim justificou o imediato trabalho das três médicas cubanas no município de Catarina, a secretária de Saúde, Camila Paes de Andrade. "Sabemos que os primeiros dias são de adaptação, mas a equipe está motivada e disposta ao trabalho", disse. "Há certa apreensão por parte das médicas quanto ao modo de como os moradores vão recebê-las, mas creio que logo será superado".
De acordo com a secretária, as UBS das localidades de São Gonçalo e de Figueiredo apresentam estrutura razoável. "Há projeto para ampliação e recuperação", disse. "As obras devem começar até o fim do ano". Quanto à unidade da área urbana, disse que está dentro dos padrões do Ministério da Saúde.
As médicas que foram designadas para Catarina têm experiência em atendimento na atenção básica e duas delas falam bem o português. "Quando falam devagar dá pra entender tudo", frisou Camila Andrade.
Banda de música
No Vale do Jaguaribe, a cidade de Morada Nova acolheu as duas médicas de nacionalidade cubana com bandinha de música. Oficialmente, elas foram recebidas na manhã de ontem, em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores. Este é o primeiro município da região a receber médicos do Programa Mais Médicos.
O trabalho das duas profissionais, entretanto, somente começa na próxima segunda-feira, dia 30. Juntas, elas serão responsáveis pela atenção básica de mais de 10 mil pessoas.
As médicas Inês Georgina e Iris Dania ficaram emocionadas com a recepção calorosa. Mais de 400 pessoas, entre profissionais da saúde, secretários de Saúde e população, estiveram presentes na solenidade. Elas chegaram ao município no último sábado após receberem, ainda na sexta-feira, o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Capital cearense.
Durante esta semana elas farão trabalho interno nas unidades, avaliando prontuários dos pacientes e tendo contato com a comunidade.
Para a médica Iris Dania, que atuará na unidade do bairro Girilândia, as condições do trabalho no Brasil não são muito diferentes das de Cuba, onde ela também atuava na atenção básica. "Nós vimos aqui trabalhar e nossa única preocupação é atendermos bem a população que precisa dos nossos cuidados", ressaltou. Já a Dra. Inês Georgina trabalhará no PSF do Bairro Padre Assis Monteiro.
O município possui agora nove equipes completas da atenção básica, mas ainda são necessários 14 médicos para atender todas as 18 unidades.
AcopiaraNesta cidade do Centro-Sul, o atendimento aos pacientes por três médicos também cubanos somente começa na próxima quinta-feira. Os três profissionais chegaram na manhã de ontem, e preferiram não falar com a imprensa. No período da tarde, estiveram reunidos na Secretaria de Saúde para conhecer o sistema local e a equipe com quem vão trabalhar.
Hoje, os médicos cubanos em Acopiara visitam as unidades na zona rural onde vão trabalhar, nas localidades de Trussu, Calabaço e Ebron. Até a próxima quinta-feira, eles participam da programação alusiva às festividades de emancipação do município referentes às atividades do setor de Saúde.
Na cidade de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, as duas médicas cubanas que virão compor as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) deste município, distante 410km da Capital, já estão na cidade, mas não se sabe quando começarão a trabalhar. Chegaram neste fim de semana e atuarão em duas unidades de saúde; uma na sede e outra na localidade de Santa Rita, zona rural.
Não há previsão para o início dos trabalhos pelas duas médicas, pois, segundo explicou a secretária de Saúde, Carina Roriz, as unidades estão em reforma. "As duas unidades de saúde estão passando por reformas", afirmou a secretária.
Este é único município desta região dos Sertões de Crateús a receber os médicos da primeira leva do Programa Mais Médicos. Cinco equipes de PSF atendem atualmente a uma população de quase 20 mil habitantes, na sede e zona rural. A meta é estender para oito equipes.
Corporativismo
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, disse que nada justificam as manifestações de agressões verbais e físicas ocorridas contra o programa Mais Médicos.
"Foram atos de xenofobia, racismo e preconceito. O que nos move é atender a população sofrida e desassistida da periferia e da zona rural", disse. "Os médicos brasileiros não querem ir trabalhar nessas áreas porque há forte pressão sobre eles em decorrência da demanda elevada para outros centros".
Para Odorico Monteiro, o programa vai dar certo porque os médicos são experientes no atendimento de atenção primária. Quanto ao registro no Conselho Regional de Medicina esclareceu que a legislação que criou o programa prevê a atuação limitada dos médicos à atenção primária e em unidades do PSF.
"Por isso, são dispensados do revalida (exame de avaliação para concessão do registro no CRM)", frisou. "O trabalho será provisório por três anos e podendo ser renovado por mais três". A população aguarda, com expectativa, melhorias na saúde.
Mais informaçõesEscola de Saúde Pública do Ceará
(85) 3101. 1412; Secretaria de Saúde de Acopiara, (88) 3565. 1755
Secretaria de Saúde de Catarina - (88) 3556. 1256
Fonte: Diário do Nordeste
Os municípios cearenses que receberam os profissionais são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2), Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1), que, possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
As três médicas cubanas chegaram à cidade de Catarina no sábado passado, aproveitaram o fim de semana para conhecer a cidade e a equipe de trabalho. Na manhã de ontem, começaram cedo as consultas nos postos do PSF, nas localidades de São Gonçalo e Figueiredo, zona rural, e na unidade do Centro, na área urbana.
"Sem tempo a perder", assim justificou o imediato trabalho das três médicas cubanas no município de Catarina, a secretária de Saúde, Camila Paes de Andrade. "Sabemos que os primeiros dias são de adaptação, mas a equipe está motivada e disposta ao trabalho", disse. "Há certa apreensão por parte das médicas quanto ao modo de como os moradores vão recebê-las, mas creio que logo será superado".
De acordo com a secretária, as UBS das localidades de São Gonçalo e de Figueiredo apresentam estrutura razoável. "Há projeto para ampliação e recuperação", disse. "As obras devem começar até o fim do ano". Quanto à unidade da área urbana, disse que está dentro dos padrões do Ministério da Saúde.
As médicas que foram designadas para Catarina têm experiência em atendimento na atenção básica e duas delas falam bem o português. "Quando falam devagar dá pra entender tudo", frisou Camila Andrade.
Banda de música
No Vale do Jaguaribe, a cidade de Morada Nova acolheu as duas médicas de nacionalidade cubana com bandinha de música. Oficialmente, elas foram recebidas na manhã de ontem, em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores. Este é o primeiro município da região a receber médicos do Programa Mais Médicos.
O trabalho das duas profissionais, entretanto, somente começa na próxima segunda-feira, dia 30. Juntas, elas serão responsáveis pela atenção básica de mais de 10 mil pessoas.
As médicas Inês Georgina e Iris Dania ficaram emocionadas com a recepção calorosa. Mais de 400 pessoas, entre profissionais da saúde, secretários de Saúde e população, estiveram presentes na solenidade. Elas chegaram ao município no último sábado após receberem, ainda na sexta-feira, o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Capital cearense.
Durante esta semana elas farão trabalho interno nas unidades, avaliando prontuários dos pacientes e tendo contato com a comunidade.
Para a médica Iris Dania, que atuará na unidade do bairro Girilândia, as condições do trabalho no Brasil não são muito diferentes das de Cuba, onde ela também atuava na atenção básica. "Nós vimos aqui trabalhar e nossa única preocupação é atendermos bem a população que precisa dos nossos cuidados", ressaltou. Já a Dra. Inês Georgina trabalhará no PSF do Bairro Padre Assis Monteiro.
O município possui agora nove equipes completas da atenção básica, mas ainda são necessários 14 médicos para atender todas as 18 unidades.
AcopiaraNesta cidade do Centro-Sul, o atendimento aos pacientes por três médicos também cubanos somente começa na próxima quinta-feira. Os três profissionais chegaram na manhã de ontem, e preferiram não falar com a imprensa. No período da tarde, estiveram reunidos na Secretaria de Saúde para conhecer o sistema local e a equipe com quem vão trabalhar.
Hoje, os médicos cubanos em Acopiara visitam as unidades na zona rural onde vão trabalhar, nas localidades de Trussu, Calabaço e Ebron. Até a próxima quinta-feira, eles participam da programação alusiva às festividades de emancipação do município referentes às atividades do setor de Saúde.
Na cidade de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, as duas médicas cubanas que virão compor as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) deste município, distante 410km da Capital, já estão na cidade, mas não se sabe quando começarão a trabalhar. Chegaram neste fim de semana e atuarão em duas unidades de saúde; uma na sede e outra na localidade de Santa Rita, zona rural.
Não há previsão para o início dos trabalhos pelas duas médicas, pois, segundo explicou a secretária de Saúde, Carina Roriz, as unidades estão em reforma. "As duas unidades de saúde estão passando por reformas", afirmou a secretária.
Este é único município desta região dos Sertões de Crateús a receber os médicos da primeira leva do Programa Mais Médicos. Cinco equipes de PSF atendem atualmente a uma população de quase 20 mil habitantes, na sede e zona rural. A meta é estender para oito equipes.
Corporativismo
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, disse que nada justificam as manifestações de agressões verbais e físicas ocorridas contra o programa Mais Médicos.
"Foram atos de xenofobia, racismo e preconceito. O que nos move é atender a população sofrida e desassistida da periferia e da zona rural", disse. "Os médicos brasileiros não querem ir trabalhar nessas áreas porque há forte pressão sobre eles em decorrência da demanda elevada para outros centros".
Para Odorico Monteiro, o programa vai dar certo porque os médicos são experientes no atendimento de atenção primária. Quanto ao registro no Conselho Regional de Medicina esclareceu que a legislação que criou o programa prevê a atuação limitada dos médicos à atenção primária e em unidades do PSF.
"Por isso, são dispensados do revalida (exame de avaliação para concessão do registro no CRM)", frisou. "O trabalho será provisório por três anos e podendo ser renovado por mais três". A população aguarda, com expectativa, melhorias na saúde.
Mais informaçõesEscola de Saúde Pública do Ceará
(85) 3101. 1412; Secretaria de Saúde de Acopiara, (88) 3565. 1755
Secretaria de Saúde de Catarina - (88) 3556. 1256
Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:
Postar um comentário