quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Romaria de Finados começa na próxima terça-feira e deve atrair mais de 500 mil fiéis 23/10/2013








Demontier Tenório
Túmulo de Padre Cícero é um dos mais visitados do mundo no Dia de Finados. (Foto: Demontier Tenório)
A próxima semana será de grande movimentação popular nas ruas centrais de Juazeiro e de veículos no tráfego pelas rodovias na direção da terra de Padre Cícero. Na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, começa a Romaria de Finados que se constitui na maior do ano no município e de curto período já que termina no dia 2 de novembro. A expectativa da Igreja é de uma visitação superior a 500 mil fiéis em visita a Juazeiro, principalmente pelo fato do encerramento coincidir com um final de semana.

Trata-se de uma romaria que se volta mais para a memória do Padre Cícero Romão Batista, cujo túmulo torna-se, naquele dia, um dos mais visitados do mundo. São romeiros de vários lugares do Nordeste e outras regiões do Brasil que aqui vem prestar homenagens ao sacerdote e pagar promessas. Reuniões com o objetivo de discutir questões relacionadas ao acolhimento dos visitantes já foram promovidas tendo a participação de dirigentes e representantes de órgãos públicos.

O padre Joaquim Cláudio, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, pediu mais atenção em relação ao trânsito e ao setor de saúde em virtude de um número maior de romeiros, aglomerações e a temperatura alta. É que a tradicional Romaria de Finados deverá acontecer em meio a um calor médio de 38 graus especialmente no período da tarde a exemplo do que vem ocorrendo nas últimas semanas em Juazeiro.

Os avanços quanto ao problema do comércio ambulante que invadia as ruas, praças e avenidas receberam elogios do padre Joaquim Cláudio. Mais uma vez, os vendedores vão ficar concentrados no Centro de Apoio aos Romeiros. O sacerdote acrescentou que a programação da Igreja já foi definida e terá como tema: “Com Padre Cícero somos Igreja peregrina que caminha para a luz”. Os produtos mais vendidos nesse período são velas e flores, cuja produção aumentou nos últimos dias.

Nenhum comentário: