quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fiat Mille: o guerreiro dá adeus

15.01.2014

Assim como o Fusca, o quadrado carrinho italiano sai de cena e também deixará saudade. E muita!
No interior, a série traz acabamento com tecidos exclusivos e painel de instrumentos traz placa com o número do modelo

Recentemente, a Fiat anunciou a chegada da versão "Grazie Mille" que, em italiano, significa "Obrigado, Mille". Na prática, mais que merecido! Afinal de contas, o modelo foi um dos campeões de vendas pela marca e fez parte da vida de muitos brasileiros. Lançado no Brasil em 1984, modelo marcou a inauguração do segmento de populares de mil cilindradas. A verdade é que depois de 3,7 milhões de unidades produzidas, o Fiat Mille parte para a sua aposentadoria.

Quem deseja ter a última edição do modelo na garagem a série é limitada a duas mil unidades numeradas e sai por R$ 31.200. Devido ao frete, em Fortaleza, a última versão deve ser um pouco mais cara. Para se ter um parâmetro, o Mille "normal" parte de R$ 22.540. O valor pedido pela "Grazie Mille" supera os preços do Novo Uno e está mais próximo do que custa um Palio Attractive 1.0, por exemplo.
Limitada Tiragem exclusiva do Grazie Mille será de 2 mil unidades, todas numeradas

Motivo
O "pequeno notável" foi vítima da mesma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que "matou" a Volkswagen Kombi e que impede a fabricação de automóveis sem airbags e freios ABS. O pequeno hatch já foi um marco de modernidade, mas saiu da vida como um modelo barato para quem não ligava para tecnologia.

O último samurai
Entre os equipamentos de série, o Grazie Mille traz tecido exclusivo, Rádio Connect com CD/MP3, viva voz Bluetooth, entrada USB e subwoofer, nova grafia do quadro de instrumentos, pedaleiras esportivas, nova cor da caixa de ar, logo da série na soleira das portas, placa com numeração do carro no painel, apoio de cabeça do banco traseiro, cobertura completa do porta malas, sobretapetes em carpete e forro do teto na cor preta. Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, desembaçador e limpador do vidro traseiro e retrovisores externos com comando interno completam a lista.

Além dos equipamentos, o modelo se diferencia por faróis de máscara negra, rodas de liga leve aro 13, ponteira de escapamento esportiva e a nova cor (segundo a Fiat, exclusiva da série), Verde Saquarema - outra opção é o Prata Bari.

Adesivos alusivos à série também identificam o modelo. Internamente, a série traz acabamento com tecidos exclusivos, detalhes externos e internos únicos - como uma gravura do carro desenhada na coluna traseira e uma plaqueta no painel com a numeração de cada unidade.

O Grazie Mille inclue itens como direção hidráulica e vidros e travas elétricas de série. Além disso, o Mille ganhou um sistema de som mais potente, com direito a subwoofer no porta-malas. O pacote custa R$ 1.610 a mais que um Mille Economy "comum" equipado com os mesmos opcionais. O motor segue o 1.0 litro de 66 cv e 9,2 kgfm de torque acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.

Personagem importante
O lançamento do hatch italiano foi há 30 anos como Fiat Uno. Herdava a suspensão traseira e os motores de 1.048 cm³ e 1.297cm³ do antecessor no Brasil, o 147. A história do Uno marcada pelos pioneirismos. Em 1985, o carro foi o primeiro nacional a contar com o computador de bordo como opcional. Cinco anos depois, o Uno Mille foi o primeiro veículo popular de mil cilindradas do País. Com o lançamento da nova geração do Uno, em 2010, ficou mais evidente os anos-luz que separavam um carro do outro. Hoje sai deixando muitos com
Ficha técnica
motor: 1.0 flex

potência: 66 cv

transmissão: manual (5 veloc.)

tanque: 50 litros

Direção: hidráulica

configuração: hatch

garantia: 1 ano

0 a 100km/h: 14,7 s

consumo: urbano 8,9 km/l (e)

preço: R$31.200

Nenhum comentário: