terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Polícia apreende faca, revólveres, espingarda e até pistola no fim de semana



Demontier Tenório///(Foto: Agência Miséria)
Gugu foi preso com uma pistola e mais 28 cartuchos intactos (Foto: Agência Miséria)
Em operações distintas a polícia apreendeu cinco armas neste final de semana, sendo uma pistola, dois revólveres e uma faca em Juazeiro do Norte e uma espingarda em Aurora. No final da manhã deste domingo, no cruzamento das ruas 22 de Julho e Epitácio Pessoa (Pio XII), o Serviço de Inteligência do 2º BPM prendeu Antonio Marcos Guedes de Melo, de 28 anos, apelidado por Gugu e morador da Travessa São Sebastião, 34 anaquele bairro.

Ele estava com uma pistola calibre 380 tendo dois carregadores com 28 cartuchos calibre 380 intactos. Segundo a polícia, Gugu já responde por crimes de restrição de liberdade da vítima, porte ilegal de arma de fogo, roubo, homicídio e tráfico de drogas, sendo conduzido para a Delegacia. O mesmo ocorreu com o aposentado Francisco Ferreira da Silva, de 78 anos, residente no Sítio Caiçara em Aurora, após ameaçar com sua espingarda tipo socadeira uma mulher de 39 anos.

Antes, no início da madrugada de sábado, militares do Ronda do Quarteirão prenderam Luiz Gecildo Silva, de 37 anos, na Avenida Paraná, 24 (Romeirão) em Juazeiro do Norte. Ele se encontrava no interior de sua residência efetuando disparos e ao chegar os PMs encontraram um revólver calibre 38 e dez cartuchos deflagrados pelo chão do imóvel.

Já por volta de 01h30min no Point do Jorge na Avenida Humberto Bezerra (Leandro Bezerra), um PM estava de folga e foi abordado por um cliente avisando ter visto no banheiro um homem armado com um revólver. O policial abordou André Luiz de Sá Barbosa, de 33 anos, o qual informou que era soldado da Aeronáutica e estava com um revólver calibre 32 com cinco cartuchos intactos, mas lhe foi dada voz de prisão, pois não apresentou identificação como tal.

Finalmente, por volta das 14 horas ainda de sábado, na Rua José Andrade de Lavor (Bairro Santa Tereza), militares do Ronda do Quarteirão abordaram um jovem de 23 anos que a polícia optou por apresentar apenas as iniciais A. H. G. P. armado com uma faca. Uma consulta feita ao SIP (Sistema de Informações Policiais) constatou que o mesmo já reponde por furto de veículo e furto.



Maranhão começa a transferir presos de Pedrinhas para presídios federais








O governo do Maranhão começou a transferir nesta segunda-feira (20) os primeiros presos do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, para presídios federais de segurança máxima (Foto: Handson Chagas/Divulgação)
Depois de críticas pela demora em remoção de líderes de facções, o governo do Maranhão começou a transferir nesta segunda-feira (20) os primeiros presos do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, para presídios federais de segurança máxima.

Pedrinhas foi alvo de críticas até de órgãos internacionais depois da morte de 62 presos dentro da unidade desde 2013. O número de transferidos e os locais de destino não foram informados pela Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), segundo a pasta, "por questões de prevenção e segurança".

Os presos foram transportados em uma aeronave da Polícia Federal. As famílias dos detentos, segundo a Sejap, foram informadas da transferência.

O governo solicitou ao Ministério da Justiça a remoção de 35 presos, mas apenas nove se encaixam no perfil para se manterem em presídios federais. Entre as características necessárias, definidas por decreto federal, estão a de o preso ser um líder de facção ou estar envolvido em episódio de violência em seu presídio de origem.

Na semana passada, a Amma (Associação de Magistrados do Maranhão) criticou o atraso no pedido para transferência de presos, já que o ministério havia disponibilizado 50 vagas em penitenciárias federais.

Em entrevista a rádios de Minas Gerais nesta segunda, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo federal disponibilizou R$ 1,1 bilhão aos Estados para que eles construam novos presídios. A verba, ainda segundo a presidente, permitirá que sejam criadas 47,4 mil novas vagas em penitenciárias estaduais. 

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: