HOMEM APARECE MORTO AO LADO DE MOTO FURTADA EM CAICÓ
Foi encontrada nas primeiras horas dessa manhã de domingo 16, na RN-118,
que interliga as cidade de Jucurutu e Caicó, o corpo de um homem,
aparentemente jovem e ainda sem identificação, às margens da estrada e
ao lado de um veículo, tipo moto Honda, que foi furtada nessa madrugada,
na rua Maria da Conceição, nº 11 - bairro Soledade, zona oeste de
Caicó.
Um
telefonema feito pela polícia partindo do próprio celular da vítima,
dando retorno a um telefonema que ele mesmo havia feito minutos antes de
morrer, foi atendido por um homem que se diz morador da cidade de Alto
do Rodrigues-RN, região oeste (intervalo entre Jucurutu e Mossoró),
porém não dá para decifrar se a vítima fatal é realmente daquele
município, já que o receptor da ligação disse não o reconhecer, pelo
menos comparando pelas características repassadas pela PM. A moto foi
levada para a Delegacia de Polícia Civil e deverá servir como peça de
inquérito, já que é um produto de furto alienada a morte por acidente de
trânsito, ainda mais quando não se tem a identificação do carro que
colidiu frontalmente com a moto, apenas sabe-se que é um veículo da cor
branca, tendo em vista o material de fibras colhidos no local.
Ao todo, foram 772 assassinatos registrados em janeiro e fevereiro (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
A maioria das vítimas de homicídio no Ceará este ano era jovem, com
idade entre 15 e 29 anos. Das 772 pessoas assassinadas nos dois
primeiros meses de 2014, 400 (51%) têm esse perfil. O POVO fez o
levantamento com base nos relatórios da Secretaria da Segurança Pública e
Defesa Social (SSPDS). Os dados de Crimes Violentos Letais Intencionais
(CVLIs) são publicados na Internet e incluem homicídios dolosos,
latrocínios (roubos seguidos de morte) e óbitos decorrentes de lesão.
Os
jovens homens são os que mais morrem (foram 381 vítimas do sexo
masculino e 19 do sexo feminino, nessa faixa etária). Se consideradas
todas as idades, o gênero masculino chega a 93% dos CVLIs. O
levantamento mostra ainda que os crimes foram cometidos majoritariamente
com armas de fogo (83%). Quase metade dessas mortes aconteceu em
Fortaleza, cidade que concentra cerca de um terço da população do Ceará.
Para
o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC),
sociólogo César Barreira, fatores históricos explicam o perfil da vítima
de morte violenta no Ceará ser o homem jovem. Segundo ele, essas
vítimas são preferenciais porque culturalmente o homem circula em
ambientes mais perigosos que as mulheres. Logo, protagonizam mais
disputas. De toda espécie. Das amorosas ao controle do tráfico. Esses
conflitos resultam em mortes.
Barreira
cobra políticas públicas de esporte, lazer, educação, cultura e
capacitação profissional para essa população jovem não ser ainda mais
vitimizada. E ressalta a necessidade de reduzir a circulação de armas de
fogo no Estado. O Ceará tem desempenho tímido nas campanhas nacionais
de desarmamento. “A gente fala muito que a violência é democrática. Mas
ela termina sendo seletiva na medida em que a vítima preferencial é o
homem jovem. Sendo agressor, ele se expõe mais. Então, também é mais
vítima. Os jovens continuam mais vítima do que propriamente agressores. E
o Estado carece muito de uma política para o jovem”, cita César.
Questões
educacionais também explicam esse fenômeno da matança seletiva. “A
formação dos rapazes é voltada para o enfrentamento, o ideal do macho
guerreiro e a exposição dos elementos da masculinidade. As moças, até
pouco tempo, tinham uma formação mais voltada para o lar. Por isso que,
na violência doméstica, a grande maioria das vítimas é mulher e, nas
ruas, predomina o masculino. E não existem políticas que acolham esses
jovens. Essa ausência de Estado deixa um vazio. Um vazio que é
preenchido com a violência”, frisa Geovani Jacó, coordenador do
Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência
(Covio/Uece).
Geovani
critica a ineficácia do poder público na contenção do narcotráfico,
outro forte vetor, conforme o estudioso, da morte violenta. “O Estado é
incapaz de reprimir a expansão do narcotráfico. No fundo, os jovens
estão pedindo socorro. Estão buscando formas de afirmação social. Como
não encontram no Estado, encontram no mercado do narcotráfico, que lhe
promete poder e visibilidade. Só que isso é algo letal e autoritário.
Depõe contra qualquer lógica do Estado Moderno, instaurando regras
particulares. Muito embora não se configure um estado paralelo. Porque
tudo isso tem a conivência do Estado. A ramificação da lógica do crime
não circula só entre a sociedade. Ela está entranhada na Polícia, na
Justiça, no Legislativo... É uma questão complexa. E endêmica.”
Número13É a médiadiária de homicídios registrados no Ceará nos meses de janeiro e fevereiro de 2014.
Corpo encontrado em Barbalha segue sem identificaçao no IML (Foto: Bruna Monterio)
Subiu de oito para 13 o número de mortes violentas na comparação dos
dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram cinco
homicídios, três óbitos em acidentes de trânsito, dois suicídios, dois
afogamentos e uma vítima de queda. Juazeiro liderou o ranking negativo
com quatro mortes, vindo a seguir Crato com três e os demais de
Penaforte, Milagres, Barbalha, Porteiras, Mauriti e Várzea Alegre. Foram
três mortes na sexta-feira, quatro no sábado e seis neste domingo.
Por
volta das 18 horas de sexta-feira uma pane no sistema de freios fez um
caminhão Mercedes Benz vermelho com placas de Petrolina (PE) descer
desgovernado a CE-292, que liga os municípios de Crato e Nova Olinda. O
motorista Rosemberg Vieira, de 31 anos, o Berguinho que residia em
Petrolina, ainda conseguiu desviar alguns veículos salvando vidas pelo
caminho até perder o controle e descer uma ribanceira no km 14 da
rodovia estadual com cerca de 20 metros de altura.
Ele
conduzia uma carga de gesso e sobrou em uma das curvas capotando à
altura do Colégio Agrícola de Crato causando a morte do motorista no
local. O Corpo de Bombeiros foi requisitado por conta das vítimas presas
às ferragens. Rosemberg já foi resgatado sem vida, enquanto Francisco
José Gouveia dos Santos, de 23 anos, foi socorrido ao Hospital São
Raimundo de Crato com fraturas expostas nas duas pernas e fratura na
bacia.
No
mesmo horário o cadeirante Francisco Delci Ferreira de Souza, de 47
anos, que residia na Rua Romão Bem Sampaio no centro de Penaforte, foi
atropelado no km 540 da BR-116 perto do Posto Fiscal. Ele pilotava uma
moto cinquentinha a qual foi colhida por um caminhão que viajava na
direção de Salgueiro (PE), mas retornou até o posto da PRF (Polícia
Rodoviária Federal) de Milagres. Segundo testemunhas, o acidente
aconteceu no momento de uma ultrapassagem e o motorista ainda teria
tentado desviar a moto sem êxito batendo na traseira da mesma. Delci
morreu no local.
Por
volta das 22h30min Francisco Wellington da Silva Lima, de 22 anos, o
Toicinho, residente na Rua Elias Siqueira, 106 (Seminário) em Crato,
morreu no Hospital São Francisco após um tiro no peito esquerdo
disparado por um PM. A vítima respondia por crimes de ameaça, invasão de
domicílio, roubo e tráfico de drogas e foi alvejada em confronto com
militares do Ronda do Quarteirão. Os policias tomaram conhecimento sobre
um jovem com uma faca ameaçando transeuntes naquela rua quando os
Soldados Luismar e Roberto terminaram cercados por três homens que
passaram a agredi-los a socos, pontapés e pedradas.
Foi
solicitado reforço e nem a chegada de mais uma viatura serviu para
inibir a ação do trio que seguiu investindo contra os PMs. O Soldado
Luismar foi atingido na cabeça por um tijolo, enquanto Wellington foi na
direção do Soldado Mendonça com uma faca o qual se defendeu atirando.
Uma terceira viatura chegou ao local socorrendo a vítima ao hospital,
onde morreu meia hora depois. Os outros foram identificados como o irmão
de Toicinho e servente de pedreiro, Carlos Witalo da Silva Lima, de 23,
residente na Rua Caririaçu, 548 no Seminário e o menor J. S. N. de 17
anos, morador do mesmo bairro os quais foram levados à delegacia.
Por
volta das 05h30min de sábado o empresário do ramo de eventos, Antonio
Wener Fernandes da Silva, de 37 anos, perdeu o controle do seu veículo
I30 da Hyundai de cor prata e chocou-se contra um poste após subir o
canteiro central da Avenida Padre Cícero em Crato, morrendo no local.
Seu colega de viagem e vocalista da Banda Os Meninos, João Anderson
Martins, de 27 anos, foi socorrido ao Hospital Regional do Cariri com
fratura no fêmur e ruptura na bacia.
Este
tinha feito show no Texas antecedendo a dupla sertaneja Jorge &
Mateus. Ao término, Wener e Anderson foram lanchar em Crato e, no
retorno a Juazeiro, aconteceu o acidente nas imediações do antigo Café
Itaytera. Wener era sócio do Texas e residia no bairro Novo Juazeiro
tendo ficado preso às ferragens após o poste se partir ao meio e cair
sobre o carro que ficou bastante destruído.
Já
no Hospital Regional do Cariri morreu Maria de Lourdes Franco de Melo,
de 86 anos, que residia no Sítio Açude Velho em Mauriti. Ela foi vítima
de uma queda em sua residência e terminou trazida para o hospital de
Juazeiro. Por volta das 18h30min, na Rua Otávio Aires, 811 (Limoeiro),
Francimiro Ferreira Gomes, de 37, foi esfaqueado pela própria irmã,
Maria de Fátima Gomes, de 39 anos, que mora na casa vizinha. Ele bebia e
passou a discutir com a acusada evoluindo para agressões. Maria foi em
casa apanhar uma faca e, no retorno, desferiu um único golpe no peito
esquerdo para fugir ao notar que o irmão tinha morrido.
Cerca
de 20 minutos depois, na Rua Leonardo da Silva Fontes, 765 (Frei
Damião), José Oliveira da Silva, de 45 anos, tentou apaziguar o conflito
entre dois filhos e terminou morto por um deles no caso Zeivan Oliveira
Santos, de 25 anos, ali residente. Com uma faca em punho, Zeivan o
atingiu nas costas e ainda o agrediu na cabeça com uma barra de ferro
quando a vítima foi socorrida ao Hospital Regional do Cariri, onde
morreu pouco depois. O acusado foi preso e, segundo a polícia, já
responde por crimes de ameaça, roubos e furtos.
Por
volta das 6 horas de domingo familiares encontraram o corpo da
deficiente física Maria José Venceslau do Nascimento, de 38 anos, em uma
forca a partir de um armador na sala de casa. Ela era depressiva e
morava na Vila Padre Cícero em Milagres. Às 8 horas em uma estrada
carroçável na ladeira do Sítio Farias (Distrito de Arajara) em Barbalha
perto da divisa com o Pernambuco, vaqueiros encontraram o corpo de um
homem até agora não identificado e com uma perfuração à bala no abdômen.
Ele aparenta entre 25 e 30 anos, 1,70m de altura, uma tatuagem com o
nome “Maria” no ante-braço, trajando camiseta de cor branca, short jeans
azul e sandália na mesma cor.
Por
volta das 14 horas o adolescente Natanael Richa Vieira da Silva, de 14
anos, que residia na Rua Valdemira de Brito (Triângulo) morreu afogado
em um córrego na Fazenda Glória situada antes do Açude dos Carneiros na
Vila Padre Cícero em Juazeiro. A propriedade pertence ao dono da Auto
Escola Dia e a vítima é enteada de um instrutor desta que ali se
encontrava. A vítima e mais dois adolescentes saíram na direção do
manancial que fica entre serras e Natanael recusou o convite para dar um
passeio de canoa. O garoto ficou se banhando às margens do córrego
enquanto observava seus colegas partirem. Um pouco mais à frente quando
estes olharam, não o viram mais e decidiram retornar. Provavelmente, o
jovem escorregou caindo no manancial.
Às
18 horas o doente mental José Joelson Lião da Silva, de 26 anos,
praticou o suicídio por enforcamento em um dos quartos de sua casa na
Rua Manuel José da Silva (Horto) em Juazeiro. Uma hora depois, no Sitio
Bebedouro na zona rural de Várzea Alegre, foi encontrado o corpo do
agricultor Antonio Vanutti Batista Costa, de 27 anos, ali residente. Ele
morreu afogado e já tinha sido resgatado de um riacho, sendo posto por
populares às margens do manancial.
Por
volta das 20h30min ainda deste domingo a agricultora Maria Nenê
Franklino, de 50 anos, que residia no sítio Cancela em Porteiras, foi
morta a golpes de chibanca. O crime aconteceu dentro de casa e teve como
autor o seu próprio companheiro e também agricultor Antônio Sebastião
de Almeida, de 53 anos, apelidado por Bico de Arado. Ele fugiu, mas em
virtude da chuva retornou ao lar e foi preso no início da madrugada
desta segunda-feira, numa operação comandada pelo Sargento Ataildo, em
um quartinho nos fundos da casa. A polícia recolheu ainda a ferramenta
agrícola usada no assassinato.
Paciente espera conseguir andar com próteses em breve e disputar torneios de golfe para amputados.
Homem perde lábios, pernas e braço após infecção bacterianaFoto: Reprodução/Internet
Um homem de 34 anos de idade teve suavidamudada
após contrair uma infecção que acreditava ser um resfriado. A bactéria
acabou fazendo com que ele perdesse suas duas pernas, o braço esquerdo e
os lábios.
Alex Lewis, de Hampshire, naInglaterra,desenvolveua
doença em novembro do ano passado. Os médicos disseram que ele foi
atacado por estreptococos, o que gerou septicemia e síndrome de choque
tóxico.
Seus principais órgãos começaram a falhar, e o homem teve que ser
colocado em coma induzido. Os médicos que cuidaram dele chegaram a
afirmar que ele teria apenas 3% de chances de sobrevivência.
Para continuar vivo, Lewis teve que amputar seus membros, os quais já
estavam pretos por conta da ação dos microrganismos. Cirurgiões
conseguiram salvar o braçodireito, reconstruindo-o usando os músculos das costas.
"Eu não consigo usar nenhum de meus dedos ainda, mas eles [médicos]
esperam que no momento em que os tendões e músculos trabalharem juntos
eu possa começar s usar meu polegar e indicador, mas, caso contrário,
possa ter que passar por outra amputação”, contou Alex.
O paciente acredita que ele será capaz de andar com pernas protéticas um
dia, e tentará começar a disputar torneios de golfe para amputados. “Eu
tenho sorte de estar vivo hoje. Vou poder ter a chance de passear com o
cachorro e meu filho de novo no campo, algo tão simples que eu
costumava fazer”, concluiu.
Na primeira foto, tirada após ficar dois meses sem exercício e comendo de tudo, ela aparece com muitas celulites no bumbum.
Ex-BBB Adriana mostra antes e depois após fazer dietaFoto: Reprodução/Instagram
A ex-BBB Adrianapostouum
antes e depois de deixar qualquer um de queixo caído. Em post publicado
nesta segunda-feira, 17, no Instagram, ela mostra, na primeira imagem, o
bumbum e parte da perna com algumas marquinhas de celulite. E, ao lado,
uma outrafotoem
que está usando o mesmo biquíni, mas já com a pele bem lisinha. "Aí
está os resultados do desafio criado por mim, pela dra @heloisarocha64 ,
@marcella_amar e meu personal @mutucamarcio! Pra quem nao leu o texto
anterior, eu vou fazer um breve resumo. No antes, eu fiquei dois meses
comendo de tudo (pizzas, refrigerante, fast foods...) e sem fazer
atividade física nenhuma. Com isso ganhei cinco quilos, intestino parou
de funcionar, acnes vieram, indisposição etc. No depois, eu passei a
fazer uma alimentacao balanceada, atividade física regular, porém comi
doces e gordices quando sentia vontade, faltei academia quando não
estava com saco e, mesmo assim, perdi seis quilos!", contou ela.
A ex-BBB conta que não precisou ficar escrava de dietas e academia. "Com
calma e sendo feliz, eu ia a academia, me alimentava bem e fui
conseguindo fazer meu organismo voltar a funcionar direitinho. E,
consequentemente, melhorei aaparênciadas
celulites e gorduras localizadas! Espero que com isso vocês acreditem
que tudo dá para ser feito com equiliíbrio e paciência! Não fiquem
neuras com tudo que vocês veem em alguns perfis aqui no Insta!",
escreveu Adriana.
Segundo ela, a mudança física não foi imediata. "Cada um só mostra o que
realmente é cômodo, ou seja, em algum momento vocês imaginaram que
fiquei com o corpo assim entre dezembro e janeiro? Com certeza não! Por
quê? Porque eu só mostrava coisas e ângulos que mebeneficiavam!
Então, vamos tentar nos aceitar e amar mais! Não idealizem o corpo e
saúde de ninguém! Busquem o bem-estar de vocês e não, o corpo ideal
Fiquei nem aí se estava com celulite porque o mais importante nesse
desafio era mostrar que viver em equilíbrio e comer besteirinhas de vez
em quando não faz mal a ninguém!", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário