Já o Fluminense, classificado para a fase principal da Libertadores, e o Flamengo, que ainda precisa confirmar a vaga, não escondem que o Estadual é secundário.
"A coisa mais importante para nós, hoje, é o Estadual. A Libertadores é um segundo momento", diz o presidente vascaíno Roberto Dinamite.
Dos quatro grandes do Rio, o time de São Januário é o que não vence o torneio há mais tempo. Sua última conquista ocorreu em 2003, quando bateu o Fluminense na final.
Amanhã, a equipe comandada por Cristóvão Borges jogará com a força máxima diante do Americano, às 17h, em Campos. A novidade é o meia argentino Chaparro. Ele entrará no lugar de Allan, que terá que cumprir suspensão.
Hoje, Flamengo e Fluminense vão entrar em campo com times reservas. Às 17h, a equipe da Gávea enfrenta o Bonsucesso, no Engenhão.
No mesmo horário, em Moça Bonita, o Fluminense jogará contra o Friburguense.
Os dois clubes são os maiores vencedores da competição centenária. O Flamengo ganhou o título 32 vezes. O tricolor carioca venceu o Estadual em 30 ocasiões.
Os titulares do Flamengo estão longe do Rio desde segunda-feira. Na próxima quarta-feira, a equipe dirigida por Vandelei Luxemburgo começa a definir a vaga na competição continental contra o Real Potosí, na Bolívia.
O time da Gávea está em crise por causa da saída de Thiago Neves, que foi para o Fluminense, e da indefinição sobre o futuro de Ronaldinho.
O jogador ameaça deixar o Rio se não receber os quatro meses atrasados de salário da Traffic, empresa que viabilizou a contratação do atleta.
Campeão da última edição, o Botafogo é o único dos grandes fora desta edição da Libertadores. "Temos que encarar o campeonato com a responsabilidade de sermos campeões", afirmou o atacante uruguaio Loco Abreu, ídolo da torcida alvinegra.
A equipe de General Severiano fecha a rodada de abertura contra o Resende, amanhã, às 19h, no Engenhão.
Pelo regulamento da competição, os vencedores do primeiro e do turno segundo se enfrentam na decisão do título. O Estadual do Rio será disputado com 16 clubes divididos em dois grupos.
Ricardo Ayres/Divulgação Photocamera | ||
Thiago Neves beija a camisa do Fluminense; em 2011, ele defendeu o rival Flamengo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário