sábado, 26 de maio de 2012

Barbalha-CE: Esgoto de fábrica preocupa moradores da Vila São José


Eles dizem que são produtos químicos utilizados na lavagem dos vagões de trens e outros equipamentos fabricados no local.

Moradores da Vila São José, no Parque Buriti, estão reclamando contra a Empresa Bom Sinal por está despejando produtos químicos no esgoto que sai numa das vias. O problema, detectado há meses, afeta os moradores. O mau cheiro é a principal reclamação da comunidade.
A saída do esgoto dá no leito da rua, bem próximo das casas. Os moradores se queixam do forte cheiro dos produtos químicos despejados no esgoto. Eles dizem que são produtos químicos utilizados na lavagem dos vagões de trens e outros equipamentos fabricados no local.
Outro agravante é o forte cheiro de gás proveniente de um tanque de combustão instalado no pátio da indústria. Foi construído um muro no local, mas não impediu que o mesmo continuasse expelindo o mau cheiro. Crianças e idosos são os mais afetados com o problema


Josélio Araújo-Cetama.
  Saraiva Da Nova 105 FM




Juazeiro do Norte-CE: FRAUDES EM LICITAÇÕES Denunciados envolvidos em desvio de R$ 2,9 milhões

 

De acordo MP, o esquema de fraude superestimava a quilometragem percorrida pelos veículos usados no transporte de estudantes
A Viação São Francisco e seu proprietário, Francisco de Assiz Souza, assim como Fédor Dostoievsky Viana, ex-presidente da comissão de licitação da prefeitura de Juazeiro do Norte foram denunciados suspeitos de envolvimento em desvio de dinheiro no município de Juazeiro do Norte. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), eles estariam envolvidos em irregularidades na contratação de transporte escolar no município.
De acordo com o órgão, o esquema de fraude superestimava a quilometragem percorrida pelos veículos usados no transporte de estudantes no município. O crime causou um prejuízo de quase R$ 2,9 milhões aos cofres públicos.
A ação de improbidade e a denúncia criminal têm como base um procedimento investigatório criminal instaurado pelo MPF, no qual ficaram constatadas irregularidades em uma licitação promovida, em 2008, pela Prefeitura de Juazeiro do Norte e que era custeada com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A empresa vencedora da licitação para oferta de transporte escolar, Viação São Francisco, apresentou uma proposta que previa uma quilometragem diária de 3.079 km, para um total de 30 veículos, sendo um para cada rota. Diligência realizada pelo MPF demonstrou que a quilometragem estava superestimada em 1.380 km por dia. Levando-se em consideração que cada quilômetro contratado custava R$ 3,50, essa diferença significou R$ 4.830,00 a mais pago indevidamente à empresa diariamente.
O contrato da Prefeitura de Juazeiro do Norte com a Viação São Francisco ficou em vigor entre os anos de 2008 e 2010, totalizando três períodos letivos integrais. O valor total do prejuízo com as fraudes foi de R$ 2.898.000,00.
O MPF diz que a empresa contratada enriquecia ilicitamente às custas do dinheiro público, enquanto recebia quantias superiores ao valor dos serviços prestados. O órgão ainda ressalta que todo o procedimento licitatório foi direcionado para a empresa contratada para contratação com os valores superestimados, com frustração de seu caráter competitivo.
Por telefone, o O POVO Online tentou contato com a empresa Viação São Francisco, mas as ligações não foram atendidas.
O Povo Online

Nenhum comentário: