terça-feira, 31 de julho de 2012

Preso, ex-comparsa de Nem da Rocinha tentava abandonar o crime trabalhando como sushiman

 

 

 

 


Acusado de ser traficante, Raphael Nascimento Paulino, o `Zira´, foi preso em um restaurante japonês (Foto: Divulgação)
Acusado pela polícia de pertencer ao tráfico de drogas da favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, Raphael Nascimento Paulino, o "Zira", 28, foi preso nesta segunda-feira (30) em Botafogo, também na zona sul.

O suspeito, segundo informações do 2º BPM (Botafogo), tentava abandonar a vida criminosa trabalhando como copeiro e sushiman. Contra ele haviam dois mandados de prisão: um por tráfico e outro por associação ao tráfico.

De acordo com os autos do processo que tramita na 38ª Vara Criminal da Capital, Zira --também conhecido como "Mendigo"-- controlava o sistema de mototáxi na Rocinha e repassava os lucros à cúpula do tráfico. Ele também já foi acusado de extorquir os motoqueiros e ameaçá-los de morte.

Paulino foi encaminhado pela PM para a delegacia de Botafogo (10ª DP), e a segurança no perímetro do distrito policial foi reforçada para evitar possíveis tentativas de resgate. A medida vem sendo adotada desde a ousada ação de traficantes do Complexo de Manguinhos, na zona norte, que invadiram a 25ª DP (Engenho Novo) e resgataram um traficante conhecido como "DG".

Segundo as investigações, o criminoso já foi comparsa do ex-chefe do narcotráfico na Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, o Nem --preso em novembro do ano passado. No entanto, ele teria se aliado ao rival de Nem, o traficante Inácio de Castro Silva, conhecido como "Canelão" ou "Brian". Na versão do acusado, ele abandonara a vida do crime um mês antes da ocupação da maior favela da América Latina, mas continuou morando na comunidade.

Paulino atuava há três meses na cozinha de um restaurante na Cobal do Humaitá, em Botafogo, local que costuma atrair muitos jovens interessados em se divertir à noite. De acordo com um funcionário de um bar próximo ao estabelecimento, o acusado levava uma "rotina normal", era chamado pelo primeiro nome --e não pelo apelido que supostamente o identifica na lógica do tráfico na Rocinha--, e "nunca aparentou ter antecedentes criminais".

"Foi uma surpresa. Sabíamos que ele era da Rocinha, mas até aí tudo normal, tem muita gente de bem da Rocinha que trabalha nos restaurantes da zona sul. Acho que ele estava tentando reconstruir a vida, pois nunca aparentou ter ligações com o crime", afirmou o funcionário, que solicitou não ser identificado.

O suspeito não ofereceu resistência durante a abordagem dos agentes do 2º BPM e foi apresentado na 10ª DP trajando o seu uniforme de trabalho. Feito o registro de ocorrência (RO), o caso será encaminhado para a 15ª DP (Gávea). O Disque-Denúncia oferecia recompensa de R$ 1 mil por informações que levassem à captura de Zira.

O status de liderança do narcotráfico na Rocinha se transformou em uma disputa sangrenta depois que Antônio Bonfim Lopes foi preso. Mesmo com a comunidade ocupada por policiais militares, duas quadrilhas brigam pelo controle das bocas de fumo.

Uma é vinculada à facção Amigos dos Amigos (ADA), da qual Nem fazia parte, hoje chefiada por Amaro Pereira da Silva, o "Neto"; e a outra é liderada por Canelão em parceria com Alberto Luiz Justiniano Deodato, o "Zork", atualmente ligado à facção rival Comando Vermelho (CV).

Fonte: UOL

Nenhum comentário: