Servidores em greve foram até a UFC impedir a realização da matrícula dos aprovados no Sisu (Foto: André Salgado)
A Universidade Federal do Ceará (UFC) suspendeu o processo de matrícula dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava marcado para iniciar ontem. A medida foi tomada após manifestação dos servidores em greve, que foram até o Campus do Pici impedir a realização das matrículas. Os manifestantes seguiram orientação do comando nacional de greve, representado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).
Em nota divulgada na tarde de ontem, a UFC informou que “resolveu suspender o processo de matrícula, até que seja possível fazê-lo com tranquilidade e segurança para os candidatos”. A nota diz ainda que os estudantes selecionados para a primeira chamada do Sisu “podem ficar tranquilos, pois suas vagas estão garantidas”. A matrícula deverá ocorrer assim que o impasse for resolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
A greve foi deflagrada nacionalmente no último dia 11. Na manhã de ontem, os manifestantes foram aos locais de matrícula em todo o País. “A orientação é que o ato aconteça em todas as universidades federais do Brasil para postergar as matrículas do Sisu”, informa Francisca Maria dos Santos, membro da direção nacional da Fasubra. Dentre as reivindicações da categoria, estão reajuste salarial, reposicionamento dos aposentados e revisão na carreira.
O adiamento da matrícula pegou de surpresa os aprovados na primeira chamada do Sisu, que foram ao Campus do Pici na manhã de ontem. “Fiquei surpreso e triste. Os aprovados chegam e não recebem nenhuma orientação. Não tem ninguém para dar informação. Está tudo fechado”, reclama Kelton Cavalcante. O estudante, que faria matrícula para o curso de Ciências Contábeis, demorou uma hora e meia para vir de Messejana, onde mora.
Já o estudante Joel Mesquita de Souza chegou a desconfiar que a matrícula não seria realizada. “Olhei no site para me prevenir e não tinha nada. Por isso, vim”, conta. Ansioso para fazer a matrícula no curso de Educação Física, o estudante diz que ficou aborrecido com a viagem perdida. “Moro no Itaperi e pego dois ônibus para chegar aqui”.
De acordo com Miguel Franklin de Castro, responsável institucional pelo Sisu na UFC, a instituição também foi pega de surpresa. “Essa determinação saiu ontem e não fomos informados. Sabíamos que teria uma manifestação. Em momento algum foi dito que a matrícula seria embarreirada”, conta. Segundo ele, os servidores responsáveis pelas matrículas estariam dispostos a realizar o procedimento mesmo com a greve, mas foram impedidos pelos manifestantes.
Ao todo, são 1.637 candidatos aprovados na primeira fase do Sisu, sendo 90% das vagas divididas entre os campi de Fortaleza. Segundo Miguel Franklin Castro, devem ser preenchidas cerca de 60% das vagas na primeira chamada. “Quem já foi aprovado no Sisu não será prejudicado. As vagas estão garantidas”, explica.
A matrícula dos aprovados em primeira chamada estava marcada para começar nesta sexta-feira, 29, e terminar no dia 9 de julho. Após o fim do prazo, seria convocada uma segunda chamada, que estava prevista para 13 de julho. O MEC ainda não se posicionou sobre o assunto.
ENTENDA A NOTÍCIA
As matrículas dos selecionados na primeira fase do Sisu da Universidade Federal do Ceará foram suspensas por tempo indeterminado. Servidores em greve da UFC impediram a realização do procedimento, que teria início ontem.
Fonte: O Pov
Nenhum comentário:
Postar um comentário