Fernando Ribeiro/Fernando Barbosa
Gilnardo Maia Rocha, 32, Rafael Oliveira da Silva, 22, Daniel Oliveira Lopes, 29, Carlos Roberto, 57, conhecido pelo apelido de ´Carioca´, Jorge Hebster da Silva de Oliveira, 36. (Foto: Divulgação)
Uma investigação que durou mais de dois meses resultou na prisão de uma quadrilha composta por seis homens envolvidos em assaltos a bancos e sequestros no Interior cearense e em Estados vizinhos, como o Rio Grande do Norte. O grupo planejava roubar cerca de R$ 1 milhão do Banco do Brasil de Jaguaribe sequestrando o gerente da agência. O crime seria concretizado hoje.
O cerco ao bando foi realizado em Jaguaribe (a 291Km da Capital) por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), 1º BPM (Russas) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Muito dinheiro
Os acusados foram presos, durante o fim de semana, no distrito de Mateus, a 15 quilômetros de sede de Jaguaribe. Segundo Almeida, os bandidos acreditavam que o roubo seria milionário. O sequestro seria feito no domingo e o roubo na manhã desta segunda-feira. "Mais uma vez, conseguimos prender um bando antes que a ação criminosa se concretizasse", destacou o delegado em entrevista coletiva, ontem à tarde, após a chegada dos acusados a esta Capital.
Dos seis acusados presos, dois estavam com mandados de prisão em aberto. Um deles é Carlos Roberto, 57, o ´Carioca´, que, conforme a Polícia, participou de uma tentativa de sequestro de um político de Caucaia, há dois anos, e do roubo a uma empresa de transporte de valores, em 1999. Este ultimo crime rendeu quase R$ 10 milhões aos ladrões. O segundo que estava foragido da Justiça é Rafael Oliveira da Silva, 22, que tem envolvimento com assaltos a bancos e também sequestros.
Os outros integrantes presos são, Jorge Herbster da Silva Oliveira, 36; Daniel de Oliveira Lopes, 29; Hélio de Abreu Cunha, 31; Gilnardo Maia Rocha, 32.
Em poder deles, a Polícia encontrou uma pistola de calibre 380 e um revólver calibre 38, além de farta munição. Também foram apreendidos um veículo Peugeot e um Gol, ambos de cor preta, além de uma balaclava (capuz). "Elas já estavam prontos para dar o bote. Só não contavam com a nossa antecipação", ressaltou o titular da DRF.
Romério Almeida informou que os integrantes do bando agem em todo o Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte. O delegado afirma que vai manter contato com a Polícia dos demais Estados nordestinos, para que as investigações interestaduais sejam aprofundadas.
Com a captura da quadrilha no fim de semana, chegou a 84 o número de ladrões de bancos presos no Estado Ceará desde janeiro último
Armados
Os integrantes do bando foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Romério Almeida revelou que as equipes da DRF e da Coin permanecem investigando as ações da quadrilha.
"A gente não descarta a possibilidade desse bando ter mais integrantes. Esperamos prendê-los antes que possam agir", destacou o titular da DRF.
Com o desmantelamento da quadrilha, neste fim de semana no Vale do Jaguaribe, chega a 84 o número de prisões efetuadas pela Polícia de pessoas envolvidas em ações criminosas contra instituições financeiras no Ceará Somente este ano. Em 2011, foram efetuadas 72 prisões.
Conforme dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, 16 assaltos a bancos foram concretizados no Ceará neste ano, sendo quatro em janeiro (em Fortaleza, Irauçuba, Solonópole e Novo oriente), dois em fevereiro (em Madalena e Catarina), dois em março (Banabuiú e Horizonte), três em abril (Pentecoste, Monsenhor Tabosa e na Capital), dois em maio (Fortaleza e Tamboril), um em junho (na cidade de Mauriti)) e dois em agosto (Milhã e Morada Nova).
Conforme os dados divulgados pela SSPDS na semana passada, ainda neste ano, ocorreram 19 arrombamentos de caixas eletrônicos, cinco tentativas de frustradas neste tipo de equipamento, uma tentativa de assalto a banco, um roubo a carro-forte e uma tentativa de ataque sem sucesso a outro blindado.
Aumentou pouco
Segundo a estatística da Secretaria, o número de ataques a bancos neste ano no Ceará teve um aumento pequeno em relação a 2011, já que em igual período do ano passado foram 13 roubos, contra 16 até agora.
A Polícia tem intensificado as ações não apenas ostensivas no Interior contra os bandidos que roubam bancos, mas também tem feito investigações de inteligência. São operações sigilosas que identificam o movimento das quadrilhas, localizam criminosos foragidos da Polícia e também confisca armas.
Cerca de dez fuzis já foram apreendidos pela Polícia em todo o Estado desde o começo do ano. O último deles, um de modelo norte-americano, foi localizado com o traficante de drogas e sequestrador ´Marcos Noé´.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário