Atualizado em
27/12/2012 10h56
Presidente diz que rivais também fazem artimanhas, mas às escondidas. Chefe do time italiano alfineta RBR: 'Por que Webber tem tanto problema?'
A Ferrari sempre deixou claro ser a favor do jogo de equipe para beneficiar seu piloto mais bem colocado em um campeonato. Neste ano, por exemplo, Felipe Massa precisou ceder a posição para Fernando Alonso – que brigava pelo título com Sebastian Vettel (RBR) – em algumas ocasiões, como nos GPs da Coreia e do Brasil. Porém, na penúltima etapa da temporada, nos EUA, a escuderia italiana elevou o “jogo de equipe” a outro patamar. Violou propositalmente o câmbio do carro do brasileiro para forçar uma punição a Massa e, assim, favorecer Alonso, que ganhou uma posição no grid e ainda passou a largar do lado limpo da pista (o que fazia muita diferença, em razão da pouca aderência do asfalto do novíssimo Circuito das Américas). A polêmica decisão foi alvo de muitas críticas, apontada como atitude antiesportiva e uma das razões do desabafo de Vettel após a conquista do tri. O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, no entanto, fez questão de defender as artimanhas do time de Maranello.
- Em Austin, interpretamos as regras esportivas ao limite, como os outros. Porém, fizemos de frente. Poderíamos ter mentido. Fomos honestos para ajudar um piloto que vinha de dois abandonos quase seguidos e precisava de toda ajuda regulamentar. Odeio dizer que fizemos truques sujos.
Luca di Montezemolo, Massa e Alonso em evento da Ferrari (Foto: AFP)
Montezemolo garantiu que as escuderias rivais também fazem jogo de equipe, mas, ao contrário da Ferrari, de forma velada.- Desde que cheguei à Ferrari, em 1991, disse que os pilotos não correm para eles, mas para a equipe. E se um tem chance de ganhar, o outro deve ajudar. E ponto. Se os outros não gostam, não ligamos. Os outros criticam, mas também fazem, mas de uma forma menos transparente. Temos feito e faremos novamente. Nunca nas três primeiras corridas, mas com um piloto na briga e outro sem chances, com certeza.
O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, apoiou o discurso do patrão e aproveitou para alfinetar a rival RBR.
- Por que Webber teve tantos problemas com seu carro? Porque as melhores peças vão para o carro do piloto que está tento melhores resultados. Isso é normal e por isso nunca falamos nada. Nós não falamos dos outros, mas os outros adoram falar da gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário