quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exclusivo! 249 pessoas assassinadas ano passado na Região Metropolitana do Cariri


Demontier Tenório
Levantamento feito pelo Site Miséria revela que 249 pessoas foram assassinadas no decorrer de 2012 na Região Metropolitana do Cariri (RMC) (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
Um levantamento feito pelo Site Miséria revela que 249 pessoas foram assassinadas no decorrer de 2012 nos nove municípios que formam a Região Metropolitana do Cariri (RMC). São eles: Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Se for incluído Brejo Santo, outro importante município da região, a matança atinge 263 homicídios já que, no ano passado, 14 pessoas foram ali assassinadas.

A escalada da violência guarda uma certa proporcionalidade em relação a população de cada um destes municípios. Assim, Juazeiro do Norte lidera o ranking com 133 homicídios, vindo o Crato a seguir com 47 e Barbalha com um total de 27 pessoas assassinadas no ano passado. Na quarta colocação, Missão Velha com o registro de 13 homicídios e, depois, Caririaçu (11), Nova Olinda (6), Farias Brito (5), Jardim (4) e o município de Santana do Cariri com apenas três assassinatos.

A propósito, o último homicídio ocorrido neste município foi há cinco meses. Dia 14 de agosto, morreu no Hospital Santo Antonio de Barbalha, o agricultor Rogério Antonio de Oliveira, de 39 anos, que residia no Sítio Pimenteira. Um mês antes, ele estava em um bar no Distrito de Anjinhos quando foi alvejado a tiros pelo também agricultor, José Fabiano do Nascimento, de 30 anos. Este se apresentou à polícia e disse que houve uma discussão e a vítima teria ido em casa se armar e voltou para tentar matá-lo.

Considerando a população de cada município, Juazeiro igualmente lidera como o mais violento com um assassinato a cada 1.879 habitantes, tendo Barbalha em segundo lugar na Região Metropolitana do Cariri com 2.050 habitantes para cada homicídio, ficando Nova Olinda na surpreendente terceira posição com um homicídio a cada 2.376 habitantes. Já o menos violento da RMC é Jardim com um homicídio a cada 6.674 habitantes tendo Santana do Cariri com um assassinato a cada 5.727 habitantes. Nesses nove municípios o mês mais violento foi junho com 28 assassinatos.

Nenhum comentário: