terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Fernando Haddad toma posse em SP


  Atualizado em 01/01/2013 15h40

Primeira parte da cerimônia acontece na Câmara Municipal.
Depois, Gilberto Kassab fará a transmissão do cargo para petista.

Do G1 São Paulo
Fernando Haddad e Nádia Campeão durante posse (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Haddad e Nádia Campeão durante
posse na Câmara (Foto: Reprodução/TV Globo)
Começou às 15h20 desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de São Paulo, no Centro da capital paulista, a cerimônia de posse do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) e dos 55 vereadores que vão dar início à 16ª legislatura. Ainda nesta tarde, Haddad seguirá para a sede da Prefeitura, onde o prefeito Gilberto Kassab (PSD) realiza a transmissão do cargo.

Os primeiros a serem empossados são os 55 vereadores eleitos em outubro. A cerimônia começou com o hino nacional. Depois, os vereadores começaram a ser chamados para fazer o juramento. A solenidade segue com a posse do prefeito eleito e da vice, Nádia Campeão (PCdoB).
Haddad foi eleito em 28 de outubro com 3.387.720 votos, 55,57% dos votos válidos. A vitória marca o retorno do PT à Prefeitura da capital paulista oito anos após Marta Suplicy deixar o comando da cidade. Ela foi sucedida por José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD).


Terminadas as cerimônias de posse, os vereadores deverão eleger quem vai presidir o legislativo paulistano em 2013. O atual presidente é José Police Neto (PSD), ligado ao prefeito Gilberto Kassab (PSD), que encerra o mandato.
Um dos coordenadores da campanha de Haddad, o vereador José Américo é o principal candidato à sucessão no Legislativo. Os partidos que integram o futuro governo de Haddad garantem ao prefeito maioria na Câmara.
Perfil
Nascido em São Paulo no dia 25 de janeiro de 1963, Fernando Haddad (PT) foi ministro da educação entre 2005 e 2012, quando licenciou-se para disputar a Prefeitura de São Paulo. O convite partiu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defendeu a escolha de Haddad em detrimento de nomes tradicionais do PT, entre os quais, a ex-prefeita Marta Suplicy.
Filho de comerciantes do Bom Retiro, na região central de São Paulo, formou-se bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1985. Também pela USP, tornou-se mestre em Economia com especialização em economia política em 1990 e doutor em Filosofia em 1996.

Coronel Telhada (PSDB) é um dos vereadores que tomam posse (Foto: Tatiana Santiago/G1)


Coronel Telhada (PSDB) é um dos vereadores
que tomam posse (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Foi professor de Teoria Política Contemporânea no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP, analista de investimento do Unibanco, consultor da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo na gestão Marta e secretário Executivo do Ministério da Educação. Haddad escreveu os livros "O Sistema Soviético", "Em Defesa do Socialismo", "Desorganizando o consenso", "Sindicatos, cooperativas e socialismo" e "Trabalho e linguagem."
Vereadores empossados
Os vereadores empossados nesta terça-feira (1º) na Câmara Municipal de São Paulo são:
PT
Donato
Juliana Cardoso
Senival Moura
Nabil Bonduki
Alfredinho
José Américo
Arselino Tatto
Jair Tatto
Vava dos Transportes
Reis
Paulo Fiorilo
PSDB
Andrea Matarazzo
Coronel Telhada
Mario Covas Neto
Floriano Pesaro
Claudinho
Patricia Bezerra
Gilson Barreto
Aurélio Nomura
Eduardo Tuma
PSD
Goulart
Marco Aurelio Cunha
Souza Santos
Edir Sales
Marta Costa
David Soares
Police Neto
PV
Roberto Tripoli
Dalton Silvano
Ricardo Teixeira
Gilberto Natalini
PTB
Celso Jatene
Adilson Amadeu
Conte Lopes
Paulo Frange
PMDB
Ricardo Nunes
George Hato
Dr. Calvo
Nelo Rodolfo
PR
Antonio Carlos Rodrigues
Toninho Paiva
Aurelio Miguel
PSB
Ota
Eliseu Gabriel
Noemi Nonato
PPS
Ricardo Young
Ari Friedenbach
DEM
Milton Leite
Sandra Tadeu
PRB
Jean Madeira
Atilio Francisco
PHS
Laércio Benko
PSOL
Toninho Vespoli
PCdoB
Netinho De Paula
PP

Nenhum comentário: