terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Viatura do Ronda do Quarteirão perde o controle e invade residência durante tiroteio em Itapajé










Tiroteio durante perseguição policial causou um acidente envolvendo uma viatura do Ronda do Quarteirão no município de Itapajé na manhã do domingo (27). O veículo colidiu com o muro de uma casa em construção, após ter recebido dois tiros, o que fez o (Foto: Clésio Marques/Rádio Atitude FM)
Tiroteio durante perseguição policial causou um acidente envolvendo uma viatura do Ronda do Quarteirão no município de Itapajé na manhã do domingo (27). O veículo colidiu com o muro de uma casa em construção, após ter recebido dois tiros, o que fez o motorista perder o controle da direção.
 
Os tiros partiram de uma dupla de homens ligados ao tráfico de drogas e também suspeitos de "assassinatos por encomenda", informou o capitão Alencar, comandante da operação. Os acusados A.J.P.Q. e F. G.P.Q. eram conhecidos na região como “matadores” e foram presos por volta do meio-dia do domingo. “Os dois são tatuados com curingas, uma característica de matadores de policiais”, afirmou o capitão.
 
A perseguição teve início às 11h45, após os acusados efetuarem quatro disparos contra um jovem no bairro Carnaubinha, na periferia de Itapajé. O garoto conseguiu correr e escapar sem ser atingido. A intenção de matá-lo teria sido motivada porque o jovem “estaria imitando” o estilo dos acusados, informou a polícia.
 
As duas viaturas do Ronda do Quarteirão do município foram articuladas para prender os acusados. Foi feito o cercopara capturar os homens que trafegavam em uma motocicleta alugada. Cerca de dez minutos depois, eles se depararam com a viatura RD 2765 e começaram a atirar no momento em que os policiais passavam por uma curva. Os tiros fizeram o motorista perder o domínio do veículo, ocasionando o choque com uma casa em construção no bairro do Cruzeiro. A residência estava desabitada.
 
Policial sofre ferimentos leves
 
O motorista da viatura sofreu escoriações no braço. Nenhum outro policial ficou ferido no acidente, nem foi baleado, segundo o capitão. Os acusados abandonaram a arma a cerca de 200 m do local de confronto. O revólver de calibre 38 foi recolhido por um homem identificado pelas iniciais F.D.M.S.
 
Os homens foram capturados por volta do meio-dia. Eles, inclusive, já haviam sido presos anteriormente. Além deles, foram presos também a mulher, de inciais, R.P.R, que teria alugado a moto para as práticas criminosas e o homem que recolheu a arma. Os quatro deverão responder por formação de quadrilha.
 
De acordo com a polícia, é comum o aluguel de armamentos e veículos para fins ilícitos na região. As prisões contaram com os trabalhos da Força Tática de Apoio (FTA) e demais policiamentos de Itapajé.
 
Viatura está fora de uso
 
A viatura  está parada para o conserto. O veículo e o imóvel já passaram por perícia e os militares envolvidos no acidente já foram ouvidos. As responsabilidades financeiras pelo acidente só serão conhecidas após o fim do inquérito.
 
Apesar dos ferimentos no policial e dos  sérios danos no veículo e na viatura, o capitão disse que a polícia teve sorte pelos prejuízos não terem sido maiores. “Tivemos o dano, infelizmente, mas, por outro lado, tivemos sorte, pois o soldado não foi alvejado”, afirmou. Ele disse ainda que tem recebido diversas ligações da população cumprimentando os militares por terem retirado os “matadores” das ruas.
 
Operação tem intuito de restabelecer a ordem em Itapajé
 
A prisão faz parte de uma operação chamada de “Itapajé Segura”, chefiada pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI). “O objetivo é de restabelecer a ordem em Itapajé”, disse o capitão Alencar. A operação, inciada há 13 dias, já apreendeu armas brancas e motos, no município. O poder Judiciário já foi notificado da situação.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: