quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento 16 deixa o Vaticano e encerra seu papado de oito anos









Papa Bento 16 acena a fiéis ao chegar na sacada da residência pontifícia de Castel Gandolfo, perto de Roma (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)
O papa Bento 16 deixou oficialmente o Vaticano por volta das 17h (13h em Brasília) desta quinta-feira (28), encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa, terá início às 20h no horário local.
 
No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida. 
 
Bento 16 foi conduzido de helicóptero até a residência de verão papal em Castel Gandolfo, no sul de Roma --onde permanecerá pelo próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento dentro do Vaticano.
 
Ao desembarcar em Castel Gandolfo, o pontífice deverá aparecer na sacada de seu aposento para saudar os fiéis que tiverem ido recepcioná-lo no local.
 
Joseph Ratzinger continuará a ser chamado de Bento 16 e passa a ser tratado com o título de papa emérito.
 
Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem.
 

Despedida
 

Hoje pela manhã, ao se despedir dos cardeais no Vaticano, o papa Bento 16 disse queoferece ao futuro papa sua "obediência incondicional".
 
"Entre vocês, do Colédio Cardenalício, está o futuro papa, a quem eu prometo meu respeito incondicional e obediência. Continuarei perto de vocês com orações, especialmente nestes dias [do conclave], para que sejais plenamente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do papa", afirmou Bento 16, que aparentava serenidade.
 
"Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.
 
Mais uma vez Bento 16 fez referência aos momentos turbulentos do seu papado: "Nestes anos, temos vivido com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, junto a momentos onde as nuvens se condensavam no céu." Joseph Ratzinger é o primeiro pontífice a renunciar em cerca de 600 anos.
 
Mais de cem cardeais da cúria vieram de Roma para se despedir do papa no que, possivelmente, será o último encontro deles com o pontífice antes do conclave, ainda sem data para acontecer.
 
A convocação oficial para os cardeais eleitores chegarem a Roma será enviada amanhã pelo Vaticano.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: