sábado, 30 de março de 2013

Seis prédios atingidos por fogo na Saara, no Rio, serão demolidos


Atualizado em 30/03/2013 10h26

Demolição dos imóveis já começou, diz subsecretário.
Ruas da região estão interditadas para o rescaldo.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

Prédios são demolidos após incêndio na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Prédios são demolidos após incêndio na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Seis imóveis da Rua Buenos Aires, na Saara, Centro do Rio, atingidos por um incêndio na madrugada deste sábado (30), serão totalmente demolidos, informou o subsecretário de Defesa Civil do Município, Márcio Motta. O trabalho de demolição dos prédios já está sendo feito e, por isso, a Rua Buenos Aires ficará interditada até a segunda-feira (1º) entre a Avenida Passos e a Rua Regente Feijó, disse o subsecretário.
Já o prédio da Papelaria Caçula, na mesma rua, onde o fogo teria começado por volta das 22h de sexta-feira (29), terá apenas os dois pavimentos superiores demolidos.
As ruas Regente Feijó, entre a Rua Senhor dos Passos e a Rua Buenos Aires, e a Rua Gonçalves Ledo, entre a Rua Senhor dos Passos e o Beco do Tesouro, também estão interditadas, segundo o Centro de Operações da Prefeitura. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientam os motoristas nas vias e não há retenção. A Avenida Passos está totalmente liberada, com interdição apenas do acesso para a Rua Buenos Aires.
Por volta das 2h destre sábado, os bombeiros controlaram o incêndio que atingiu sete casarões na Saara, centro comercial popular do Rio de Janeiro, que abriga cerca de 1.200 lojas. Na manhã deste sábado, havia muita fumaça no local e bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo.
O incêndio teria começado por volta das 23h de sexta-feira (29) na Papelaria Caçula, na Rua Buenos Aires. Representantes da empresa que estiveram no local acreditam que houve perda total do material, que estava em setes prédios. Como era feriado, não havia expediente na loja e nenhum funcionário estava no local quando o fogo começou.

Lojas populares
A Saara é a região que engloba as ruas dos Andradas, Buenos Aires, Alfândega e a Praça da República, no Centro, um polo de lojas de roupas, brinquedos, acessórios para carnaval e artigos de festas a preços acessíveis. A região também abriga tradicionais restaurantes árabes. Saara significa Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, uma associação formada em 1962 pelos comerciantes da área. São 1.200 lojas em 11 ruas que têm no Natal seu período de maior circulação de consumidores, chegando a um milhão de pessoas por dia. Em dezembro de 2012, duas lojas na mesma região foram destruídas por um incêndio.
Máquinas derrubam paredes do prédio da Papelaria Caçula, atingida pelo fogo na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Máquinas derrubam paredes de prédios atingidos pelo fogo na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Nenhum comentário: