terça-feira, 30 de abril de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Liquida Cariri supera expectativa de lojistas


30/04/2013






Elizângela Santos
Cupons premiados marcaram o encerramento da promoção de compras. Foram entregues carros para os consumidores que compareceram às lojas da promoção (Foto: Elizângela Santos)
Uma ação conjunta para aumentar as vendas no comércio das principais cidades do Cariri supera expectativas dos lojistas. Iniciada no último dia 4 de abril, o Liquida Cariri foi responsável por uma injeção no comércio, em 16 dias de realização, de cerca de R$ 20 milhões, segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte. Durante o período, um dos dados levantados pela CDL do Crato, é que não houve demissões no comércio, durante uma fase considerada de retração das vendas, após o final do ano.

Cerca de 500 lojistas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha aderiram à campanha, pela primeira vez realizada na região. Segundo o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, esse foi um momento que serviu para mostrar a importância de campanhas dessa natureza, num momento em que o comércio apresenta uma retração, em virtude das vendas do período natalino. O campanha foi realizada de 4 a 20 de abril, com a distribuição de 550 mil cupons promocionais, a cada R$ 25,00 em compras. Cinco veículos foram sorteados, entre eles um carro e quatro motos.

Os vencedores foram de cidade como Missão Velha, além das inseridas na promoção. Isso mostra, segundo Michel, que não apenas as três cidades inseridas no Liquida Cariri foram beneficiadas com a campanha, mas atraiu compradores de outras localidades como Caririaçu e Santana do Cariri. O presidente da CDL de Crato, Francisco Parente, estima que no comércio da cidade houve um acréscimo nas vendas de cerca de 10%.

Para ele, a estimativa representa uma grande vitória para o comércio local, e, sobretudo, pela vantagem de não haver demissões de temporários, mantendo os contratados. O empresário afirma que, em virtude do Dia das Mães, os vendedores continuam nas lojas. Já neste período, há uma estimativa de 8% a mais nas vendas.

Michel Araújo destaca a importância da participação na campanha não apenas de lojas das ruas da cidade. O Cariri Garden Shopping teve uma participação, segundo ele, demonstrando que não houve distinção de público, mas todas as pessoas tiveram a oportunidade de participar. Segundo o gerente de marketing do empreendimento, Eduardo Duffles, 80% dos lojistas participaram da campanha. "Pudemos verificar nesse período um incentivo para o consumidor, que percebeu a oportunidade, com preços mais baixos e com prêmios. Isso se reflete no momento do sorteio, com a presença de várias pessoas no shopping, no último sábado", diz.

O objetivo da campanha, conforme o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, foi destinar às vendas promocionais as mercadorias que já estavam em liquidação, para repor os estoques. Com isso, o volume de vendas deve ter ficado em torno de R$ 17 a R$ 20 milhões. Para ele, esse é um volume financeiro muito bom para o primeiro, e no próximo ano, ter um acréscimo nesses valores.

Para o lojista, a importância desse período promocional foi a grande participação do comércio, em todos os setores, ampliando a participação maciça e o grande volume de cupons. "Todos estão satisfeitos e o lojista sentiu o retorno na sua empresa e o próprio consumidor, já que esse era um período normalmente desaquecido", diz ele.

Primeira data
O Liquida Cariri passa a ser a primeira data do varejo do ano, conforme Michel, e a finalidade é torná-lo a segunda em volume de vendas, ultrapassando até o Dia das Mães, atualmente a segunda data do varejo, sendo superada apenas pelo período natalino, no fim do ano. "É um desafio que a gente lançou e nos próximos anos a gente vai crescer e tentar fazer um volume de vendas maior que o Dia das Mães", enfatiza o empresário.

A proximidade com o Dia das Mães fez com que o consumidor viesse para as lojas, mas o presidente da CDL de Juazeiro disse que no próximo ano, a finalidade é abrir o segundo Liquida Cariri entre o período de Carnaval e Semana Santa. "Queremos que fique uma data isolada para não ser confundida com outro período promocional", ressalta. Ele destaca o comércio como a grande mola propulsora do Cariri, representando 70% da mão-de-obra formal e 85% do ICMS.

Positivo20 milhões de reais é o valor estimado pela CDL de Juazeiro, para a injeção de recursos na economia da região em apenas 16 dias de promoção.

Fonte: Diário do Nordeste 

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