terça-feira, 14 de maio de 2013

Barbalha combate a violência sexual


14/05/2013 às 06:20






Assim como acontece em todo o mundo, o Ceará fará uma extensa programação contra a exploração sexual infantil e de adolescentes (Foto: Natinho Rodrigues)
Até o próximo dia 17, o Município de Barbalha estará realizando uma extensa programação em prol do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com dados do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), instituição pública que tem como função atender famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, o número de denúncias de sobre este tipo de agressão está crescendo.

Segundo a psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanessa Carvalho, nos últimos três anos, as ocorrências aumentaram cerca de 20%, com relação à 2009.

Entretanto, Conforme Vanessa, não há evidências se é a multiplicação das ocorrências é mais frequente ou se a participação da população está sendo mais eficaz no sentido de comunicar os casos. Na cidade, o combate à violação dos direitos acontece através de uma parceria entre o Conselho Tutelar, Creas, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Policia Civil e Militar, além da Promotoria de Justiça e Juizado Especializado da Infância e Juventude.

Incidência

Juntos desde 2010, estes órgãos de defesa mobilizam a sociedade para que haja mais denúncias sobre os casos de agressão sexual. Entre os métodos de conscientização estão as palestras, que amplamente discutem o tema, os modos como a violência é configurada e as ações dos órgãos de proteção as vítimas. Atualmente, o bairro de maior incidência de abuso e exploração sexual é o Malvinas. Nas demais localidades, ocorrem casos isolados. Apenas este ano, o Creas está acompanhando dez pessoas que sofreram este tipo de agressão.

Para denunciar os agressores ou qualquer situação de violência envolvendo crianças e adolescentes, hoje existe um telefone disponível 24 horas.

Através do disque 100, a população pode entrar em contato com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, onde as denúncias são encaminhadas às autoridades do município. Em Barbalha, outro canal de comunicação é o Conselho Tutelar, que acolhe as informações e checa à veracidade dos fatos com rapidez.

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar os casos de violação dos direitos, durante a Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os órgãos de defesa proteção irão realizar seminários sobre o tema.

Atividades
Nos seis bairros mais populosos de Barbalha haverá atividades de incentivo. Hoje, as ações serão no Distrito do Caldas e Arajara, onde os profissionais da assistência social pretendem reunir aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes, pais e responsáveis. Já na próxima quarta-feira, os bairros Cirolândia e Rosário serão abordados. Na quinta-feira, a proposta será divulgada nas Malvinas e Estrela. Já o encerramento acontecerá com uma caminhada e apitaço peles ruas do Centro da cidade.

No cenário do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Creas acredita que o nível de escolaridade e a conservação do machismo regional podem ser fatores indicadores ou preponderantes do aumento do número de ocorrências.

Renda

No bairro das Malvinas, onde mais acontece este tipo de violência, residem ex-operários de engenhos e pessoas com renda inferior a um salário mínimo. Muitas famílias sobrevivem apenas com o auxílio de programas sociais, como o Bolsa Família.

O local ainda abriga várias pessoas que migram de outros Estados em busca de melhores condições de vida. Segundo Vanessa, os casos só irão diminuir quando houver mais denúncias. "A população precisa denunciar. Quanto mais a violência é escondida maior é o sofrimento das crianças. Se as pessoas deixarem de registrar os casos, o abuso permanecerá", revela. A expectativa dos organizadores do evento no Cariri é mobilizar um grande número de pessoas, no próxima dia 17, quando se celebra a data em todo o mundo.

Mais informações

Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas)
Endereço: Rua L, Nº 90
Cirolândia-Barbalha
Telefone (88) 3532-5020

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: