quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mauriti-CE: Aprovação do governo Evanildo Simão supera a marca de 77%


29/05/2013






Evanildo Simão (Foto: Divulgação)
Levantamento encomendado pela administração de Mauriti revela que mais de 77% da população aprova o trabalho desenvolvido pelo prefeito Evanildo Simão (PT), nos primeiros quatro meses de gestão.
Realizada entre os dias 6 e 7 de Abril, a pesquisa ouviu 402 entrevistados, na faixa etária superior aos 16 anos e diferentes graus de escolaridade. A margem de erro da pesquisa e de 4,8% para mais ou para menos e o índice de confiabilidade gira em torno dos noventa e cinco pontos percentuais.

O trabalho teve por objetivo avaliar os governos Federal, Estadual e Municipal, além de captar as expectativas da população quanto à nova gestão municipal e o levantamento das principais demandas da população. Para realização do levantamento, foi levada em consideração a população residente na sede e nos distritos do município.

A metodologia aplicada envolveu classificação, determinação e fixação. Foram realizadas questões espontâneas, estimuladas, simples e de múltipla escolha.

Avaliação dos Governos

Conforme os resultados apresentados pela pesquisa, o governo da presidente Dilma Rousseff  foi avaliado positivamente por 93,8% dos entrevistados. Deste índice, os que avaliam a gestão federal como Boa perfazem o percentual de 55,7 pontos. Os que avaliam o governo Dilma como Ótimo totalizam 38,1% dos entrevistados. Apenas 0,7% dos entrevistados julgaram o desempenho da presidente negativamente.

Em relação ao governo Estadual, 73,4% dos entrevistados consideraram a administração Cid Gomes positivamente, sendo que para 63,9% a gestão é Boa enquanto que 9,5% a avaliam como sendo Ótima. Conforme os resultados apresentados, a gestão estadual foi avaliada negativamente por apenas 4,4% dos entrevistados.

No tocante ao governo do município, a pesquisa revela que 66,7% dos entrevistados avaliam como positivo os primeiros meses da gestão Evanildo. Para 49,3% dos entrevistados a gestão é Boa, enquanto outros 17,4% dos que responderam ao questionário a avaliam como Ótima. Apenas 7,7% da população ouvida avaliaram o inicio da gestão negativamente. Ainda segundo o resultado, para 16, 9% dos entrevistados, o desempenho do governo é Regular.

A pesquisa também apresenta um dado importante quando o questionamento refere-se à aprovação da gestão municipal. Neste quesito, 77,9% da população pesquisada respondeu que Aprova a atual administração. Apenas 12,7% dos entrevistados ainda se mostram insatisfeitos com o governo municipal. O estudo mostra, ainda, que o prefeito Evanildo Simão conseguiu manter um índice elevado junto aos que apoiaram seu nome nas eleições do ano passado. Neste setor, 86,4% do eleitorado petista aprova as primeiras ações do gestor municipal.

Setores avaliados

O governo municipal também se preocupou em conhecer a avaliação da população junto aos diversos setores da administração. Áreas como saúde, educação, limpeza pública e coleta de lixo, ação social, obras e serviços, agricultura e segurança, foram alvo de questionamentos junto aos entrevistados.

As ações desenvolvidas pelo setor da Saúde foram avaliadas positivamente por 67,2% dos entrevistados. Na educação, o índice de aprovação é de 79,9%, sendo que 2,4% dos que responderam aos questionários avaliam estagnação da educação. Na Assistência Social, a avaliação positiva chega aos 53,3%, sendo ótima para 10,7% e Boa para 69,2% dos entrevistados.

As ações desenvolvidas pelo departamento de Limpeza e Coleta de Lixo também foram observadas pela pesquisa. Os índices de aprovação são elevados: 67,9% de aprovação. Já o setor de Segurança foi avaliado positivamente por 68,9% dos que responderam a pesquisa. E no campo Agropecuário, a avaliação positiva em torno das ações já efetivadas chega a 52,7%.

Responsabilidade com os números

Para o prefeito Evanildo Simão, os índices de aprovação apresentados pelo levantamento deverão condicionar mais trabalho à equipe. Segundo ele, considerando o percentual de aprovação às primeiras ações desenvolvidas pelo governo, a máquina pública precisa continuar voltada para o bem coletivo. “Em apenas quatro meses de governo conseguimos realizar ações que foram absorvidas pela grande maioria da população. O índice de aprovação do governo não só respalda o trabalho realizado, como determina que a máquina pública continue trabalhando em atendimento as demandas populares”, avalia o prefeito.

Evanildo acredita que, com o início das ações que estão sendo projetadas para os próximos meses, há perspectiva de ampliação dos índices apresentados pela pesquisa. “Nós queremos ampliar estes índices. E vamos ampliá-los, sem dúvida. Claro, a partir das ações que ainda iremos empreender e a manutenção e ampliação da qualidade no atendimento que o governo oferta a nossa população”, finalizou o gestor.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: