domingo, 2 de junho de 2013

Barbalha-CE: Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio foi hasteado


02/06/2013






Pau da Bandeira fo hasteado por volta das 17h57min deste domingo (02). (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)
Tradição, cultura popular, linguagens e expressões artísticas são alguns dos elementos reunidos na Festa de Santo Antônio de Barbalha região sul do Ceará.

O Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio no município de Barbalha foi hasteado por volta das 17h57min.

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo (02), milhares de pessoas estavam nas principais ruas do Centro Histórico da cidade à espera do cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio.

Tradição, cultura popular, linguagens e expressões artísticas são alguns dos elementos reunidos na festa. Há mais um século, o santo é reverenciado por devotos de vários estados brasileiros.

Penitentes do Sítio Cabeceiras. (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Ruas enfeitadas, coloridas e cordões e grupos folclóricos, neste momento estão espalhados em diversos pontos do centro levando alegria e animação.

O ápice da festa aconteceu no final da tarde para o início da noite, quando as solteironas, em busca de casamento, esperam pelos homens que carregam nos ombros o mastro do Pau da Bandeira, para fazer seus pedidos ao santo. Este ano, o Pau da Bandeira mede 23 metros e pesa mais de duas toneladas. O cortejo saiu da localidade do Sítio Flores por volta das 08h e chegou à Igreja Matriz por volta das 17h57min.

Socorro Luna, a solteirona mais gostosa do Brasil. (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

No inicio desta manhã foi celebrada a missa que marcou a abertura dos festejos de Santo Antônio, cuja festa acontece todas as noites até o dia 13. Quase mil pessoas assistiram a celebração e depois foram tomar conta das ruas para assistir desfiles e apresentações de grupos de tradições nordestinas como e também esperaram a chegada do pau da bandeira no finalzinho da tarde deste domingo (02).

Redação do Site Miséria com colaboração de Flávio Pinto Jornal O Povo
(Cadastrada às 15:30 | Atualizada às 18:30)

Nenhum comentário: