sábado, 29 de junho de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Roteiro da Fé deve ter 1ª etapa pronta em agosto


29/06/2013






(Foto: Diário do Nordeste)
A primeira etapa do projeto Roteiro da Fé deverá estar concluída em cerca de 60 dias, até agosto. O projeto foi iniciado em Juazeiro em fevereiro do ano passado, e agora está na Praça do Socorro, último local estratégico dos que já tiveram intervenções na cidade.

A obra, somente neste local, esteve paralisada por cerca de três meses e poderá parar novamente. É que barraqueiros instalados na praça há muitos anos, só saem com a garantia de novo espaço que não venham acarretar prejuízos.

O projeto Roteiro da Fé, obra executada por meio do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, está orçado em cerca de R$ 4,7 milhões. Na primeira etapa foram investidos cerca de R$ 2 milhões.

São cerca de 20 vendedores instalados em barracas de madeira, encostadas ao muro do cemitério do Socorro e nas proximidades da capela onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero.

É um dos locais mais movimentados durante as romarias. Na próxima segunda feira, o secretário da Cidade, de Juazeiro do Norte, Waldo Figueiredo, afirma que deverá ser finalizada a negociação com os barraqueiros, durante reunião com a Secretaria de Meio Ambiente, sobre as condições que permanecerão por mais dois meses.

Isto até que as barracas em alvenaria estejam prontas, em local desapropriado pela prefeitura, do lado oposto às que forem desocupadas. O coordenador do Projeto Cidades do Ceará - Cariri - Central, Adauto Oliveira, afirma que poderá haver nova paralisação da obra, caso não seja resolvido o problema.

Segundo ele, cerca de dez deles ficarão com barracas na Praça do Cinquentenário, na mesma área do Socorro. Nesse caso, o problema foi resolvido com a metade dos barraqueiros. Nesse espaço estão sendo concluída dezenas de barracas em estrutura metálica, para a venda de artesanatos e lembranças religiosas, principalmente.

De acordo com Waldo Figueiredo, a estrutura das barracas improvisadas serão em lonas plásticas, por cerca de dois meses, até que as permanentes em alvenaria sejam concluídas. As pessoas que vão ocupar ficam diariamente, enquanto que alguns deles, estão comercializando apenas durante as romarias.

Outro problema que tem sido enfrentado, segundo o secretário, são as denúncias de comercialização de drogas e álcool em barracas. Ele disse que o caso está sendo investigado e que o vendedor, caso seja comprovada a denúncia, pode até perder a concessão. O Roteiro da Fé tem a finalidade de requalificar os principais pontos de visitação religiosa de Juazeiro do Norte, com projetos de iluminação e sinalização para as áreas, além da urbanização. No caso do Socorro, houve a intervenção maior na praça para as missa campais, que normalmente acontecem nos dias 20 de cada mês, principalmente em épocas de maior peregrinação. Nos Franciscanos, houve mudanças na praça com a inclusão de novas imagens santas.

O projeto inclui desde os Franciscanos, com duas praças requalificadas na área, calçadões nas proximidades nos Salesianos, próximo do Santuário do Coração de Jesus, além de praça no São Miguel, no largo do Socorro, incluindo a Praça do Cinquentenário. A segunda etapa será desde a Praça do Memorial até as proximidades da ponte do Salgadinho, que dá acesso ao Horto, pela estrada velha.

A obra da Praça do Socorro foi paralisada em dezembro do ano passado, e retomada apenas no mês de abril. Segundo a Secretaria das Cidades, as mudanças no projeto, para reavaliação do Banco Mundial, devem-se à transição administrativa.

Atraso


A primeira etapa, conforme o projeto, já deveria ter sido entregue. Uma equipe técnica da Secretaria e Banco das Cidades esteve na região para realizar uma vistoria na obra, que está sendo realizada na área do Memorial Padre Cícero e na Praça da Capela do Socorro. Aqui foi inserido o projeto de um altar panorâmico.

As duas praças inauguradas foram a Franciscanos e José Geraldo da Cruz, em setembro do ano passado, durante a romaria de Nossa Senhora das Dores. As obras são voltadas para a melhoria da infraestrutura turística na cidade. Inclui também paisagismo e arborização dos espaços, além da reforma das principais praças nos locais de visitação romeira. A segunda etapa do projeto insere o entorno da Basílica até Socorro e a subida do Horto, sendo integrada com o Anel Viário da cidade. Essa ainda não foi licitada.

A Praça dos Franciscanos recebeu um novo piso, com tijolos de cimento coloridos. A estátua de Frei Damião, inaugurada em 1998, foi deslocada e ficou um pouco mais à frente. O espaço público recebeu uma estátua em homenagem a São Francisco. Segundo a coordenação do projeto, é importante avaliar o andamento das obras e estipular prazos de conclusão.

Mais informações
Secretaria das Cidades do Estado
Telefones: (85) 3101.4462
(85) 8603.0369
Fortaleza
www.cidades.ce.gov.br @Scidades

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: