sábado, 29 de junho de 2013

Para delírio dos britânicos, Hamilton detona rivais no fim e crava a pole


  Atualizado em 29/06/2013 10h19

Piloto da Mercedes desbanca parceiro Rosberg com cronômetro zerado e larga na frente no GP da Inglaterra. Ferrari sofre: Alonso é 10º e Massa, 12º

Por GLOBOESPORTE.COM Silverstone, Inglaterra

Apoiado pela torcida britânica que encheu as arquibancadas de Silverstone neste sábado, o piloto da casa Lewis Hamilton cravou a pole position para o GP da Inglaterra deste domingo de forma espetacular. Com o cronômetro zerado, o inglês cravou 1m29s607 e detonou o tempo do companheiro de Mercedes, Nico Rosberg (1m30s059), que havia lhe tomado a primeira posição nos segundos finais da sessão.
A dupla da RBR dividirá a segunda fila do grid de largada. Sebastian Vettel (1m30s211) parte em terceiro, seguido por Mark Webber (1m30s200), que anunciou nesta semana sua saída da F-1 no fim do ano.
Com dificuldades desde os treinos livres, a Ferrari seguiu seu martírio. Fernando Alonso conseguiu até avançar ao Q3, mas ficou com o último tempo entre os dez que disputaram a pole. Já Felipe Massa foi eliminado no Q2 e larga em 12º.
O GP da Inglaterra, oitava etapa da temporada, está marcado para as 9h (de Brasília) deste domingo. A TV Globo transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
A Ferrari não está bem em Silverstone. Felipe Massa e Fernando Alonso passaram sufoco para não serem eliminados já no Q1. O brasileiro passou em 14º, uma posição à frente do espanhol. Pastor Maldonado fez o 16º tempo e conseguiu a última vaga. Caíram fora: Valtteri Bottas (Williams), Esteban Gutiérrez (Sauber), Charles Pic (Caterham), Jules Bianchi (Marussia), Giedo van der Garde (Caterham) e Max Chilton (Marussia). A Mercedes confirmou a força. Hamilton liderou o Q1, seguido por Rosberg.
Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
A vida de Massa e Alonso seguiu difícil no Q2. O espanhol conseguiu arrancar um oitavo lugar e avançou para a superpole. Já o brasileiro não teve o mesmo êxito. Fez o 12º tempo e foi eliminado. Ele ficou logo atrás de Jenson Button (McLaren), que também ficou fora. Outros que ficaram pelo caminho foram: Jean-Eric Vergne (STR), Sergio Pérez (McLaren), Nico Hulkenberg (Sauber) e Maldonado (Williams). No topo da folha de tempos do Q2, nada de Mercedes. Quem dominou a segunda parte da atividade foi a RBR, com Vettel, em primeiro, e Webber, em segundo. Além da dupla da RBR e de Alonso, passaram para o Q3: Rosberg (Mercedes), Sutil (Force India), Daniel Ricciardo (STR), Hamilton (Mercedes), Di Resta (Force India), Grosjean (Lotus) e Raikkonen (Lotus).
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Ricciardo foi o primeiro a marcar tempo no Q3, ao anotar 1m31s579. Webber logo bateu o tempo com 1m30s508, mas foi logo superado por Rosberg (1m30s231) e Hamilton (1m30s096). Os pilotos foram para os boxes, colocaram novos jogos de pneus e voltaram para a pista para suas últimas tentativas. Webber e a dupla da Mercedes faziam parciais muito próximas. O australiano, porém, não conseguiu superar o tempo do britânico. Com o cronômetro já zerado, Rosberg marcou 1m30s059 e tomou a ponta. Mas ainda faltava Hamilton completar sua volta. E que volta! O britânico deu o troco de forma sensacional: cravou 1m29s607, quase meio segundo melhor que o companheiro, e garantiu a pole position, fazendo a festa da torcida.

Nenhum comentário: