03/06/2013
Roberto Bulhões
Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU) da região do Cariri ainda não saiu do papel (Foto: Internet)
Em uma de suas passagens pela região caririense, o secretário de saúde Arruda Bastos afirmou que no segundo semestre de 2012, antes da eleição, o SAMU seria instalado no Cariri. Já estamos no segundo semestres de 2013 e SAMU que é bom, nada. Entra ano, sai ano e tudo não tem passado de promessas demagógicas. Segundo apurou a reportagem o governo do estado alega problemas burocráticos, mas, até agora, pouco ou nada tem feito para resolver os entraves que emperram a implantação do SAMU/Cariri. A situação na região é vergonhosa, quando se necessita de uma ambulância para atendimento emergencial. Pessoas acidentadas estão sendo socorridas sem as condições devidas e recomendadas pelo atendimento de urgência.
O então secretário de saúde do Ceará e hoje deputado federal João Ananias, disse que a região deveria receber as ambulâncias até o final de 2010 e essas ambulâncias estariam nos depósitos e alugadas pelo Governo Federal. Nada saiu do papel e o Cariri continua se ressentindo de um atendimento digno de urgência e emergência, como se não fizesse parte do estado do Ceará. No momento, quando as ambulâncias funcionam, os atendimentos de urgência são feitos pelos Bombeiros de Crato e Juazeiro do Norte. Como esses veículos vivem constantemente quebrados e, em muitos casos não conta como socorristas, o atendimento é feito por uma ambulância da prefeitura apenas com o motorista.
João Ananias se elegeu deputado federal e nunca mais falou no assunto. Arruda Bastos já demonstrou interesse e deve ser candidato a deputado federal em 2014. Sempre que dar o ar de sua graça pela região, diz que o SAMU do Cariri vem ai. As esperanças do povo caririense se renovam diante do pleito eleitoral do próximo ano e mais uma vez é só esperar pelas promessas. Promessas que tornou muito comum desde o início do ano 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário