domingo, 30 de junho de 2013

Marcha das Vadias´ percorreu as ruas de Juazeiro do Norte neste sábado


29/06/2013






Normando Sóracles
Marcha das Vadias percorreu as ruas de Juazeiro do Norte (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)
Cerca de 150 pessoas, a grande maioria mulheres jovens, participaram na manhã deste sábado (29) da Marcha das Vadias, em Juazeiro do Norte. Na manifestação, cartazes, batucadas e até homens reivindicaram contra o machismo e a violência contra a mulher.
A passeata saiu do início da Rua São Pedro e complicou o tráfego. O comércio parou para ver a passeata. Mesmo assim, o manifesto a favor dos direitos femininos, organizado por mulheres ligadas a grupos feministas e militantes independentes, foi aprovado pelos motoristas que assistiram pacientemente.
Mulheres foram às ruas cobrar os direitos femininos (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)

As ativistas deram ênfase a polêmicas propostas políticas atuais no país, a exemplo do Estatuto do Nascituro, que pretende impedir o aborto em casos de estupro e o projeto conhecido como “cura gay”, que interfere em resolução do Conselho Federal de Psicologia para autorizar “tratamentos” para a “cura” de homossexuais.

O cariri  é, de acordo com o Mapa da Violência de 2012, uma das regiões mais violentas do estado no ranking de queixas de violências contra as mulheres. O município de Juazeiro do Norte, sul do estado do Ceará, é o um dos que se destacam com a maior taxa de homicídio de mulheres nos últimos anos.

Nenhum comentário: