quarta-feira, 10 de julho de 2013

#EuAtleta: com corpão e menos 33kg, catarinense faz sucesso ao criar blog

Michelle Franzoni tinha quase 100kg quando decidiu adotar um estilo de vida mais saudável. Hoje, com uma barriga invejável, ela passa dicas na internet

Por Rio de Janeiro

Durante grande parte dos seus 35 anos, Michelle Franzoni sofreu com problemas de peso. Retrato fiel do chamado “efeito sanfona”, ela oscilava entre 5kg a mais ou a menos com frequência, o que considerava alterações naturais. No entanto, devido a problemas pessoais, a catarinense perdeu o controle da balança e, em menos de um ano, chegou perto dos 100kg.
Em agosto de 2011, a artista visual decidiu mudar de hábitos e começar uma vida saudável. Ela optou pelo caminho mais natural possível, através da prática de exercícios físicos e da reeducação alimentar, sem remédios.
Mimis Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Antes e depois: Michelle perdeu 33Kg em 10 meses com novos hábitos de vida (Foto: Arquivo Pessoal)
- Sempre briguei com a balança, até que, por problemas emocionais, engordei mais de 30kg em um ano. Queria ter filhos e pensava em como iria criá-los pesando 98kg. Quando decidi emagrecer, queria voltar a ter uma vida normal. Mas eu não queria apenas emagrecer, queria o mais difícil: mudar de hábitos - lembrou.
mimis eu atleta (Foto: divulgação)Michelle exibe a sua boa forma (Foto: divulgação)
Nas primeiras semanas, com a ajuda da musculação e da bicicleta, Michelle já conseguia perceber a diferença de peso. Embora os dois primeiros meses tenham sido difíceis, aos poucos ela se tornava uma pessoa saudável e sentia cada vez mais prazer com a transformação.
- Cada roupa provada e cada quilo eliminado eram uma alegria. A disposição física, a autoestima, a imunidade e o bem estar mudaram. Tudo mudou, até o meu pensamento em relação à comida ia se modificando a cada dia. Aprendi a ter prazer comendo saudavelmente - contou.
Dez meses depois de começar a mudança de hábitos, Michelle perdeu 33kg. Em julho de 2012, com 65kg distribuídos por 1,70m, ela começou uma dieta de manutenção. Atualmente, a catarinense não faz mais regime, apenas se alimenta de forma saudável, mas sem privações.
Mimis Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Bike a ajuda a manter forma (Foto: Arquivo Pessoal)
- Hoje sou quem eu sempre quis ser. Não faço dieta, minha alimentação é um estilo de vida. Dieta conota privações, e eu não sofro por me alimentar bem. Nos finais de semana, me permito comer um doce ou um prato especial. O equilíbrio é a chave - ensinou.
A transformação física trouxe também mais disposição e novidades no contexto profissional: a dedicação de Michelle e sua criatividade para cozinhar pratos saudáveis resultaram na criação de um blog para ajudar pessoas que também precisavam recomeçar.
- Minha disposição física, a autoestima, a imunidade, a alegria, o bem estar mudaram. Tudo mudou. Não somente o corpo, mas meu emocional e minha profissão também mudaram. Criei o “Blog da Mimis”, onde publico dicas, receitas e conto a minha história - explicou. 
MEU TREINO 
Para manter a boa forma, Mimis - apelido pelo qual é conhecida na internet - faz 50 minutos de musculação cinco vezes por semana e pedala entre 45 e 60 minutos, de quatro a cinco vezes. Nos finais de semana, ela faz passeios de bicicleta mais longos. Em ocasiões especiais, como durante viagens ou quando chove, a catarinense opta pela corrida. 
Mimis Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Mimis faz 50 minutos de musculação cinco vezes por semana (Foto: Arquivo Pessoal)

ALIMENTAÇÃO
Atualmente, Michelle faz uma manutenção de peso, e sua alimentação não é indicada para pessoas que queiram emagrecer. Ela come de três em três horas e sempre leva um lanche na bolsa - frutas, barras de cereal, oleaginosas ou sanduíches leves - para não ficar sem se alimentar ou acabar consumindo o que não deve. 
Meu treino Mimis Eu Atleta (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)O cardápio completo de Michelle: alimentação saudável feita de três em três horas (Editoria de Arte)

DICAS
Para aqueles que pretendem mudar de hábitos, Michelle avisa que a transformação requer disciplina e disposição. Ela ensina seus seguidores a começarem fazendo pequenas alterações na alimentação: trocar o pão e as massas brancos pelos integrais, inserir grãos e sementes como a linhaça e chia nos pratos, optar por proteínas magras como o frango e frutos do mar, cortar a gordura ruim e adicionar as boas e deixar os doces para os finais de semana.  
Mimis Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)'Reeducação é a saída' (Foto: Arquivo Pessoal)
- Para quem quer emagrecer, a reeducação alimentar é a melhor saída. Se puder, procure um nutricionista para um acompanhamento correto. Dietas malucas e restritivas emagrecem sem qualidade, e o risco de engordar novamente é grande. 
Outra dica importante da blogueira é iniciar a prática de uma atividade física que não seja vista como uma obrigação, mas traga prazer.

Pense na mudança de vida e não somente em perder peso. Querer ser alguém melhor e mais saudável é o que me motiva - frisou.
SEGREDO DA BOA FORMA
Mimis Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Mimis conquistou corpão (Foto: Arquivo Pessoal)
Dona de uma barriga invejável, a catarinense garante que o segredo da boa forma não está em querer um corpo perfeito, mas em querer ser saudável e mudar de hábitos a partir desta decisão. Ela revela que sua inspiração vem da própria força de vontade e afirma que a determinação ficou ainda maior com a criação do blog.
- Assim como milhares de pessoas se inspiram em mim, elas também servem de exemplo para eu continuar e não desistir - encerrou.

Nenhum comentário: