quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Saiba os motivos do Blecaute que atingiu parte do Nordeste e veja o que parou em Juazeiro de Norte


André Costa///(Foto: André Costa/Agência Miséria)
A grande maioria das lojas fechou no centro de Juazeiro do Norte. (Foto: André Costa/Agência Miséria)
Um apagão atingiu todo o estado do Ceará e parte do Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Em algumas localidades o blecaute durou cerca de uma hora, como na capital cearense, em outras regiões, como no Cariri, o apagão durou cerca de três, se estendendo das 15h até as 18 horas. 

Em nota, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. No entanto, não se sabe se o incêndio foi natural ou provocada por ação humana. “A preocupação inicial era restabelecer o sistema, agora, iremos investigar as causas do incêndio”, acrescenta Lobão. (Confira abaixo a nota na integra) 

Terra do Padre Cícero parada 

A incerteza do que realmente havia acontecido e a falta de informação sobre a falta de luz fez com que os comerciantes do centro da cidade mantivessem as portas abertas por alguns instantes, no entanto, com a chegada de informações extraoficiais de que o Blecaute havia atingido parte do Nordeste, a grande maioria das lojas fechou. 

Semáforos e fotosensores das vias municipais e estudais também ficaram sem funcionar. Apesar da lentidão no trafego em alguns pontos de Juazeiro do Norte, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) não registrou nenhum acidente. 
Semáforos e fotosensores das vias municipais e estudais também ficaram sem funcionar. (Foto: André Costa/Agência Miséria)

Outros serviços que ficaram inoperantes
 

As delegacias de Polícia Civil e da Mulher não registraram Boletins de Ocorrência neste período. Agências de viagens da rodoviária interromperam a venda de passagem através de seus sistemas. Alguns bilhetes foram emitidos manualmente. Não houve viagens atrasadas ou canceladas. Todas as lojas do Cariri Garden Shopping foram fechadas, com exceção da C&A, Riachuelo e Americanas. As agências bancárias também tiveram suas atividades suspensas.

Blecaute não atingiu 

A administração do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes informou que “os trabalhos seguiram normalmente durante as horas de apagão”. Nenhuma atividade foi suspensa. O mesmo aconteceu no Hospital Regional do Cariri (HRC), que dispõe de geradores. 
2012

O último grande apagão no Brasil foi há cerca de um ano. Em 20 de Outubro, o Ceará e outros 15 estados brasileiros ficaram sem luz por quase três horas; com os primeiros registros por volta das 23 horas. Este é o quinto blecaute no CE nos últimos três anos. 

Nota da ONS - Operador Nacional do Sistema 

“Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

- Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;

- Presidente Dutra / Boa Esperança; e

- Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.”

 

 

 

Bombeiros divulgam nomes de dois desaparecidos nos escombros de prédio que desabou em SP

As equipes de resgate trabalham em três frentes de atuação para tentar localizar a dupla
Bombeiros trabalham na busca por sobreviventes
Bombeiros trabalham na busca por sobreviventes
Foto: Folhapress
O Corpo de Bombeiros divulgou, no começo da tarde desta quarta-feira, os nomes dos dois operários que estão desaparecidos nos escombros do prédio que desabou na zona leste de São Paulo.
Segundo a corporação, ainda não foram localizados o pedreiro Claudemir Viana e o ajudante de limpeza Antonio Wellington.
As equipes de resgate trabalham em três frentes de atuação para tentar localizar a dupla. No total, 70 homens da corporação atuam no local da tragédia que matou oito pessoas e feriu outras 26 ontem.
No começo da tarde, os bombeiros suspenderam as ações com máquinas e pediram para que os helicópteros que sobrevoavam a região se afastassem. A ideia era tentar escutar alguma possível reação das vítimas. Cães farejadores, que atuaram durante a madrugada, também voltaram a vasculhar os entulhos em busca de sinais de sobreviventes.
Ainda não há informações sobre as causas da tragédia. Mais cedo, em entrevista, o pintor Gleisson Feitosa, disse que a estrutura da obra "estava fraca". De acordo com o funcionário, que estava no momento da acidente, o fato já havia sido avisado aos responsáveis pela obra que "pediam para continuar".
Segundo Feitosa, ontem, eles esperavam materiais para continuar reforçando a estrutura do prédio de dois andares que caiu por volta das 8h30 da manhã dessa terça-feira (27).
FONTE: Folha

Nenhum comentário: