Canal aposta cada vez mais em reprises de antigos sucessos
Por Wallace Carvalho 4 horas atrás
O
SBT fechou o mês de julho empatado com a Record na vice-liderança de
audiência na média geral. Enquanto a turma da Barra Funda se esforça
para criar programas que atraiam o público, Silvio Santos aposta em seu
fabuloso baú para chamar de volta os telespectadores que fugiram do
Anhanguera na última década.
Com
a desculpa de celebrar o aniversário de 32 anos do canal, a direção da
emissora anunciou a reprise do remake de "Carrossel". Os alunos da
professora Helena voltarão ao ar exatamente uma semana após a
reapresentação do último capítulo da novelinha. Tipo de coisa que só
acontece na antiga TVS.
Na verdade, o objetivo
do SBT é prolongar o sucesso de Cirilo, Maria Joaquina e companhia agora
em uma nova faixa de horário, visto que a ideia de pegar carona na
aceitação dos personagens com a sessão de desenho "Clube do Carrossel"
não surtiu o efeito esperado.
A medida reforça
a tese de que Silvio prefere vasculhar seu arquivo para saber qual
programa será desenterrado do que apostar em algo original. A certeza de
audiência em uma atração antiga o seduz muito mais que o tiro no escuro
com uma novidade.
Com isso, a grade de
programação do SBT está virando peça de museu. A coisa piora na faixa
vespertina, onde todos os produtos são reprises de antigos sucessos - em
sua maioria novelas mexicanas.
Boa ou não, a
tática tem funcionado. As reprises dos folhetins estrelados por Thalia
bombam nas redes sociais e aumentaram bastante os índices no horário.
Transformado em quadro do "Domingo Legal", o "Passa ou Repassa" também
vem fazendo barulho na atração de Celso Portiolli.
Assim
como o remake de "Carrossel", a nova versão de "Chiquititas" tem
marcado dois dígitos desde a estreia - coisa cada vez mais rara por ali.
Empolgado, Silvio reconquistou os direitos de exibição da mexicana
"Rebeldes" e vem anunciando exibição para setembro.
Essa
postura mostra que a atual direção do canal segue uma política que
pensa a curto prazo e se preocupa apenas com os números imediatos do
Ibope, sem se importar em como fica sua imagem no mercado.
Financeiramente falando, é bem mais lucrativo investir em reprises que
têm audiência garantida.
No entanto, tal posicionamento impede que a empresa aposte em novas produções e, com isso, conquiste um novo público.
Não
foi à toa que o SBT se tornou a segunda maior emissora do País. Além de
programas que entraram para a história da TV nacional, como a "Casa dos
Artistas" e o "Show do Milhão", o canal abriu espaço para diversos
talentos que hoje fazem sucesso na concorrência.
Atualmente,
Silvio conta com um casting com potencial suficiente para tirar esse
ranço de coisa velha do Anhanguera. A começar pela filha do dono,
Patrícia Abravanel. A jovem é subaproveitada no programa do pai. A
atração, por sinal, é um belo exemplo de que a novidade repercute ainda
mais. Quem não se lembra do sucesso da pegadinha da "Menina Fanstama"?
Do
jeito que está, não se vai muito longe. No máximo, dará ao
telespectador aquela gostosa sensação de dejà vú. Contudo, uma hora o
arquivo acaba, viu, Silvio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário