sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Silvio Santos transforma programação do SBT em peça de museu

Canal aposta cada vez mais em reprises de antigos sucessos

Por Wallace Carvalho 4 horas atrás
Divulgação/SBT
O SBT fechou o mês de julho empatado com a Record na vice-liderança de audiência na média geral. Enquanto a turma da Barra Funda se esforça para criar programas que atraiam o público, Silvio Santos aposta em seu fabuloso baú para chamar de volta os telespectadores que fugiram do Anhanguera na última década.


Com a desculpa de celebrar o aniversário de 32 anos do canal, a direção da emissora anunciou a reprise do remake de "Carrossel". Os alunos da professora Helena voltarão ao ar exatamente uma semana após a reapresentação do último capítulo da novelinha. Tipo de coisa que só acontece na antiga TVS.

Na verdade, o objetivo do SBT é prolongar o sucesso de Cirilo, Maria Joaquina e companhia agora em uma nova faixa de horário, visto que a ideia de pegar carona na aceitação dos personagens com a sessão de desenho "Clube do Carrossel" não surtiu o efeito esperado. 

A medida reforça a tese de que Silvio prefere vasculhar seu arquivo para saber qual programa será desenterrado do que apostar em algo original. A certeza de audiência em uma atração antiga o seduz muito mais que o tiro no escuro com uma novidade. 

Com isso, a grade de programação do SBT está virando peça de museu. A coisa piora na faixa vespertina, onde todos os produtos são reprises de antigos sucessos - em sua maioria novelas mexicanas. 

Boa ou não, a tática tem funcionado. As reprises dos folhetins estrelados por Thalia bombam nas redes sociais e aumentaram bastante os índices no horário. Transformado em quadro do "Domingo Legal", o "Passa ou Repassa" também vem fazendo barulho na atração de Celso Portiolli. 

Divulgação/SBTAssim como o remake de "Carrossel", a nova versão de "Chiquititas" tem marcado dois dígitos desde a estreia - coisa cada vez mais rara por ali. Empolgado, Silvio reconquistou os direitos de exibição da mexicana "Rebeldes" e vem anunciando exibição para setembro.  

Essa postura mostra que a atual direção do canal segue uma política que pensa a curto prazo e se preocupa apenas com os números imediatos do Ibope, sem se importar em como fica sua imagem no mercado. Financeiramente falando, é bem mais lucrativo investir em reprises que têm audiência garantida.

No entanto, tal posicionamento impede que a empresa aposte em novas produções e, com isso, conquiste um novo público. 

Não foi à toa que o SBT se tornou a segunda maior emissora do País. Além de programas que entraram para a história da TV nacional, como a "Casa dos Artistas" e o "Show do Milhão", o canal abriu espaço para  diversos talentos que hoje fazem sucesso na concorrência. 

Atualmente, Silvio conta com um casting com potencial suficiente para tirar esse ranço de coisa velha do Anhanguera. A começar pela filha do dono, Patrícia Abravanel. A jovem é subaproveitada no programa do pai. A atração, por sinal, é um belo exemplo de que a novidade repercute ainda mais. Quem não se lembra do sucesso da pegadinha da "Menina Fanstama"? 

Do jeito que está, não se vai muito longe. No máximo, dará ao telespectador aquela gostosa sensação de dejà vú. Contudo, uma hora o arquivo acaba, viu, Silvio?

Nenhum comentário: