quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Jovem de 15 anos cria teste que detecta três tipos de câncer em cinco minutos










Jack Andraka já se apresentou no TED: o custo do teste desenvolvido por ele é de US$ 0,03 e o resultado chega em menos de cinco minutos. (Foto: Eco Desenvolvimento)
Aqueles que acreditam que os jovens não têm condições de ensinar nada aos mais velhos vão se surpreender com o norte-americano Jack Andraka, 15 anos, responsável pela invenção de um detector de câncer. O sensor, que é feito de papel, identifica três tipo de câncer (de pâncreas, ovário e pulmão).

Primeiramente, Andraka se debruçou sobre o câncer pancreático. O motivo? Um amigo de seu irmão morreu por causa da doença. "Fiquei interessado pela descoberta precoce, fiz uma tonelada de investigações e tive essa ideia", afirmou o jovem, durante a sua apresentação na Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel.

O método, que lhe rendeu o primeiro lugar no prêmio da Intel, descobre o câncer de pâncreas de forma até 168 vezes mais rápida que os aparelhos usados atualmente. Além disso, fornece resultados 90% mais precisos, 400 vezes mais sensíveis e 26 mil vezes mais baratos do que os métodos atuais. O custo é de três centavos de dólar e o resultado chega em menos de cinco minutos.

O sensor criado pelo adolescente pode testar urina ou sangue e, se o resultado for positivo para a proteína mesotelina, indica que o paciente tem câncer no pâncreas. A tira de papel utilizada, muda conforme a quantidade da proteína no sangue e isso pode, de acordo com Andraka, detectar o câncer antes mesmo dele se tornar invasivo.

Seu prêmio de US$ 75 mil será usado para as pesquisas. Andraka pretende estudar para se tornar um patologista. Enquanto isso, ele planeja iniciar testes clínicos com o sensor e colocá-lo no mercado em dez anos.

Poluição e câncer de pulmão

Por falar em câncer, recentemente, a Agência Internacional da Organização Mundial da Saúde para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) anunciou oficialmente, pela primeira vez, que a poluição do ar é uma substância cancerígena - assim como o amianto, o fumo do tabaco e a radiação ultravioleta.

A professora de bioestatística da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, Francesca Dominici, alerta: "Você pode optar por não beber ou não fumar, mas você não pode controlar se você está ou não exposto à poluição do ar. Você não pode simplesmente decidir não respirar".

As fontes de poluição do ar estão por toda parte, inclusive em veículos movidos a combustíveis fósseis, usinas de energia e emissões industriais e agrícolas. O ar é composto por gases e partículas que apresentam um grande risco ao respirar, pois a poeira é depositada nos pulmões, possibilitando a reprodução acelerada e indevida de algumas proteínas que aumentam as chances de câncer.

Fonte: Terra, com Eco Desenvolvimento

 

 

Facebook volta a permitir exibição de vídeos de decapitação

 








Rede social volta a permitir publicação de vídeos de decaptação (Foto: Reprodução/Facebook)
O Facebook está permitindo mais uma vez que vídeos que mostram pessoas sendo decapitadas possam ser postados e compartilhados em seu site.

A rede social havia introduzido uma proibição temporária em maio após denúncias de que esses vídeos podem causar danos psicológicos a longo prazo.

A empresa americana confirmou que agora acredita que seus usuários devem ser livres para assistir e condenar tais vídeos. Mas acrescentou que estava considerando o uso de avisos para alertar sobre o conteúdo.

Arthur Cassidy, um ex-psicólogo que coordena uma filial do Yellow Ribbon Program, organização que trabalha com a prevenção de suicídios na Irlanda do Norte, condenou a ação.

"São necessários apenas alguns segundos de exposição a este tipo de material para deixar um traço permanente, principalmente na mente de um jovem", disse Cassidy.

"Quanto mais gráfico e colorido for o material, mais psicologicamente destrutivo ele é."

Dois dos conselheiros de segurança oficiais da empresa também criticaram a decisão. O Facebook permite que qualquer pessoa com 13 anos ou mais crie uma conta.

Hoje, os termos e condições da rede afirmam que fotos ou vídeos que "glorificam a violência", além de outros materiais proibidos, como por exemplo "exposição total dos seios" de uma mulher, serão removidos.

Novas regrasA BBC foi alertada sobre a mudança na política do Facebook por um leitor que disse que a empresa estava se recusando a remover uma página que mostra um vídeo de um homem mascarado matando uma mulher, que, acredita-se, ter sido filmado no México.

O vídeo foi publicado na semana passada sob o título "Desafio: Qualquer pessoa pode assistir a este vídeo?"

"Remova este vídeo! Jovens com mentes inocentes não devem ver isso!", escreveu um usuário na seção de comentários.

"Isso é absolutamente horrível, desagradável e precisa ser removido...há muitos jovens que podem ver isso. Tenho 23 anos e estou muito perturbado depois de assistir dois segundos", escreveu outro.

A rede social confirmou mais tarde que estava permitindo que tal material fosse publicado novamente.

"Há muito tempo que o Facebook é um lugar que as pessoas usam para compartilhar suas experiências, particularmente quando estas são ligadas a eventos controversos, tais como violações de direitos humanos, atos de terrorismo e outros eventos violentos", disse um porta-voz.

"As pessoas estão compartilhando este vídeo no Facebook para condená-lo. Se o vídeo estivesse sendo celebrado, ou suas ações estivessem sendo incentivadas, a nossa abordagem seria diferente."

"No entanto, uma vez que algumas pessoas se opõem a natureza gráfica do vídeo, estamos trabalhando para dar às pessoas mais controle sobre o conteúdo que elas veem. Isso pode incluir o aviso com antecedência de que a imagem que eles estão prestes a ver contém conteúdo gráfico."

PreocupaçãoO Facebook originalmente retirou vídeos que mostravam decapitação depois que o Family Online Safety Institute - que faz parte do Conselho de Assessores de Segurança da empresa – concluiu que estes seriam "inaceitáveis".

O chefe da instituição, Stephen Balkam, disse à BBC que ficou surpreso com a recente mudança.

"Eu esperava que houvesse um aviso disso", disse ele.

"Eu fui ver o vídeo e não havia um aviso de advertência, e nada que condenasse seu conteúdo. Esta lá, e a primeira imagem que vemos é a de um homem segurando a cabeça de uma mulher."

"Não estou feliz com o fato de que este tipo de vídeo voltou a ser postado sem qualquer aviso. Pretendo levantar esta questão com o Facebook."

Outro membro do conselho, o Childnet International, também disse estar preocupado.
"Esse tipo de conteúdo deve ser retirado", disse seu presidente-executivo, Will Gardner.
"Há o argumento de que existe uma necessidade de levantar questões sobre o que está acontecendo ao redor do mundo, mas certos conteúdos são horríveis."

"Gostaríamos de ver medidas sendo tomadas para tentar proteger as pessoas de verem tal conteúdo."

Profundamente chocantesVídeos que mostram pessoas sendo decapitadas estão disponíveis em outros lugares na internet - inclusive no YouTube - mas os críticos levantaram a questão de que o sistema de alimentação de notícias do Facebook e outras funções de compartilhamento significam que a rede social é particularmente propícia à disseminação desse tipo de material.

"Eu tenho visto alguns desses vídeos - são profundamente chocantes", disse John Carr, que faz parte do conselho executivo do Council on Child Internet Safety na Grã-Bretanha.

"Esses vídeos vão abastecer inúmeros pesadelos entre os jovens e os mais sensíveis."

A ideia do Facebook de emitir uma proibição geral tinha, no entanto, preocupado ativistas pela liberdade de expressão que sugerem ser responsabilidade dos pais - e não da empresa - proteger as crianças de conteúdos na internet.

No entanto, o grupo francês de direitos digitais La Quadrature du Net disse que ainda estava preocupado com o fato do Facebook ter o direito de retirar vídeos caso não concordem com a forma com que eles foram apresentados.

"Isso mostra o quanto o Facebook tem poder de decidir o que vai ou não vai ser colocado em sua rede", disse o cofundador da organização Jeremie Zimmermann.

"O Facebook desempenha um papel profundamente antidemocrático quando faz qualquer tipo de escolha, quaisquer que sejam as boas razões que ele usa para tomar a decisão. De acordo com o estado de direito, apenas uma autoridade judicial deve ser capaz de restringir as liberdades fundamentais."

Fonte: BBC Brasil

 

 

Motociclista é executado com quatro tiros e passageiro é baleado

 








O 9º Batalhão da Polícia Militar e a 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil registraram o 42º homicídio na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. O crime aconteceu na Rua do Trabalho, no bairro Renascer. A equipe da Força Tática de Apoio-FTA, composta pelos cabos Osvaldo e Nogueira, além do soldado Edilton Miranda, disse que dois homens armados abordaram as vítimas que estavam saindo da residência do passageiro, um dos executores ainda pediu para o garupeiro sair da motocicleta, momento em que foi atingido nas nádegas. Os policiais afirmaram que o alvo principal era o mototaxista Francisco Helano Ferreira de Sousa, 35 anos, este por sinal, foi alvejado com quatro tiros, sendo: dois na cabeça, um no pescoço e o outro no ombro. Ao ser atingido pelos balaços, Helano Ferreira caiu de sua motocicleta de placa HXC-8488, vindo a óbito em uma calçada. O passageiro foi identificado pelo nome de Francisco Gabriel, levou um tiro nas nádegas, foi socorrido ao Hospital Dr. Eudásio Barroso e em seguida transferido ao Hospital Maternidade Jesus Maria José para ser submetido a uma cirurgia.

Segundo a equipe policial, minutos antes havia realizado uma ronda ostensiva no bairro. Populares não quiseram informar qualquer detalhe dos criminosos, bem como a vítima baleada disse aos policiais que não tem nenhuma característica dos autores.
 
A onda de violência que assola Quixadá, assusta toda população que encontra-se apavorada com os índices de criminalidade registrado em 2013. Dois homicídios foram consumados no intervalo de 24 horas. O perito Neto Cabral da Perícia Forense e a equipe do Instituto Médico Legal de Quixeramobim estiveram no local e conduziram o corpo para os procedimentos legais.
 

Fonte: Revista Central

 

 

Jardim-CE: Colisão de motos deixa o saldo de um morto e dois feridos

 

Demontier Tenório///(Foto: Ilustrativa/Arquivo/Agência Miséria)
Uma moto Tornado colidiu contra uma Biz. (Foto: Ilustrativa/Arquivo/Agência Miséria)
Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 21h30min desta segunda-feira na estrada carroçável que dá acesso ao Sítio Lagoa do Alto a uma distância de 8 Km para o centro de Jardim. Uma moto Honda Tornado de cor vermelha e placa NHH-2543, inscrição de Imperatriz (MA) colidiu contra uma Honda Biz de cor amarela e placa HYZ-8649, inscrição do Ceará.

A primeira era pilotada pelo agricultor Rosivaldo Antonio da Silva, de 33 anos, que residia no Sítio Riacho Fundo do Flor em Jardim. Ele ainda foi socorrido às pressas para o Hospital Santo Antonio daquele município, mas morreu pouco tempo após dar entrada em virtude de um traumatismo craniano e ferimentos pelo corpo. Na outra moto estava o casal Antonio Carlos dos Santos, de 18, e Daniele Firmino de Lima, de 19 anos, igualmente socorridos para o Hospital de Jardim.

Depois, ambos foram trazidos para o Hospital Regional do Cariri de Juazeiro do Norte. Antonio mora no Sítio Cotovelo e segue internado na UTI, enquanto Daniele, residente na Serra do Gravatá, já se encontra na enfermaria. O corpo de Rosivaldo foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte e já devolvido à família para o sepultamento.

 

 

Icó-CE: Agricultor morre ao perder controle de motocicleta

André Costa
Francisco Alves Paulino não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do resgate médico. (Foto: Ilustrativa)
Um agricultor de 32 anos morreu na tarde desta segunda-feira, 21, ao perder o controle da moto em que trafegava e bater a cabeça contra o solo. Francisco Alves Paulino não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do resgate médico. O acidente aconteceu na rodovia estadual que liga os municípios de Icó a Umari, região Centro-Sul do Estado.

OUTRO -
 Na noite da mesma segunda, um caminhão carregado de gordura animal tombou na BR 116, a dois quilômetros da entrada de Icó. A carga vinda de Caicó (RN) com destino a Jaguaribe ficou espalhada pela rodovia, entretanto, o motorista Antônio Bonifácio da Silva não se feriu. Segundo o condutor, ele teria perdido o controle do caminhão após um dos pneus traseiros estourar. O trânsito ficou lento por alguns minutos até que a carga fosse removida.

Após fim de suposto affair, Anitta fala mal de Sterblitch

 

A cantora tem detonando o artista pelas costas.
22/10/2013 - 08:48
Anitta e Eduardo Sterblitch
Anitta e Eduardo Sterblitch
Foto: Reprodução
Parece que Anitta ficou magoada com o fim do suposto relacionamento que teve com o humorista Eduardo Sterblitch, do 'Pânico na Band'. A cantora tem detonando o artista pelas costas.
Além de espalhar  por aí que o ator é depressivo, a morena ainda o chamou de alcoólatra. Em resposta, Edu disse, aos risos, que é 'apaixonado pelosegurança da Anitta e viciado em pasteizinhos de camarão', em entrevista ao blog de Fabíola Reipert.
Edu e Anitta foram flagrados emeventos noturnos juntos algumas vezes nos últimos meses. O fato despertou a atenção dos curiosos, que acreditaram que estava rolando algo mais do que amizade entre eles. Apesar disso, ele nunca quis assumir a moça em público.
Falando na dona do hit 'Show das Poderosas', Anitta foi convidada para estrear como atriz na comédia das telonas 'Copa de Elite', que começa a ser filmada em 7 de novembro, no Rio de Janeiro.
Segundo o jornal 'O Dia', a cantora passou por uma seleção rigorosa de testes e foi escolhida para interpretar uma repórter, que faz uma paródia de filmes brasileiros.
FONTE: msn

Nenhum comentário: