sábado, 30 de novembro de 2013

Crato pleiteia possível curso de Medicina









Representações políticas e comunitárias participaram dos debates, na defesa da implantação de um novo curso superior no município (Foto: Roberto Crispim)
Lideranças políticas e comunitárias estiveram reunidas na manhã de ontem com a finalidade de discutir sobre a real possibilidade de instalação de um curso de Medicina neste município. O encontro aconteceu no auditório do Pasárgada Parque Hotel e contou com a presença de cerca de 50 pessoas de diversos segmentos da sociedade local. A discussão em torno do assunto ganhou apoio da sociedade que tem se mobilizado na criação de abaixo-assinados e fóruns através de redes sociais. No Facebook, por exemplo, o tema tem sido debatido por dezenas de jovens favoráveis a criação do curso.

A mobilização passou a ser feita após anúncio realizado pelo ministro Aloysio Mercadante de que o Ministério da Educação (MEC) irá realizar a habilitação de municípios para que sejam implantados cursos de graduação em Medicina por instituições de educação superior privada. O anúncio foi dado pelo ministro durante a cerimônia de sanção da lei que instituiu o programa Mais Médicos, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no mês passado.

Entre as ações anunciada naquela ocasião está a criação de mais 11.447 vagas de graduação em Medicina, bem como mais de 12 mil vagas em residência médica. A proposta do governo federal é universalizar até 2018 a oferta de residência médica no país. No Ceará, além do Crato, os municípios de Iguatu e Quixadá também concorrem ao recebimento do curso de Medicina.

Para o representante da Delegacia Regional do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, José Frazão de Souza, o curso poderá ser responsável por uma importante transformação no atendimento prestado à população através do setor de saúde na região. "Nós teríamos a condição de perceber a ampliação no número de profissionais médicos em todas as cidades da região", afirma o sindicalista que também atua no setor de saúde. "O curso de Medicina é extremamente importante. Se o Crato for escolhido para instalação do curso, todos serão beneficiados", avalia.

O presidente da Câmara de Vereadores do Município, Luis Carlos Saraiva, lembra que a cidade escolhida para receber o novo curso também será beneficiada com a construção de um hospital universitário. "O benefício que o curso trará é quase incalculável. Nós teríamos a formação acadêmica sendo oferecida aos jovens do Cariri, bem como de outras regiões, e ampliaríamos o atendimento aos pacientes necessitados através do hospital universitário", frisa.

Segundo ele, a discussão propicia, ainda, o desenvolvimento de outros setores do município. "Imagine a quantidade de novos estudantes que necessitarão residir no município após a efetivação do curso. Isso vai ampliar o número de reservas em hotéis e pousadas, aumentar as vendas em bares e restaurantes, enfim, vai aquecer a economia do município", ressaltou o parlamentar.

O ex-secretário das Cidades, Camilo Santana, disse acreditar na possibilidade do curso ser efetivado no Crato. Segundo ele, "todas as ações estão sendo feitas neste sentido". Ele informou que o governo do município cumpriu com todos os critérios estabelecidos pelo MEC. "Nós estamos discutindo esse assunto já há algum tempo. Tudo o que era necessário ser feito, no âmbito do município, foi cumprido pela gestão local. O trabalho agora é de convencimento", ressaltou.

Fonte: Diário do Nordeste


 

 

Playboy de dezembro será inspirada em ensaio nu de Xuxa

 

Foto: Instagram / Reprodução
Extra

A editora de moda e estilo da revista Playboy no Brasil, Fabi Moritz, divulgou, nesta sexta-feira, em seu perfil no Instagram, uma prévia da capa da edição de dezembro, estrelada pela coelhinha Thaíz Schmitt. O clique é inspirado no que foi feito da apresentadora Xuxa, em 1982. O texto abaixo do nome da estrela da edição do mês que vem sugere, ainda, que o ensaio da coelhinha vai fazer alusão a vários ensaios históricos Playboy.
A capa de Thaíz reedita com detalhes a foto original. Nela, a loira aparece só com um calcinha branca minúscula ao lado de um homem de smoking, usando uma máscara do coelhinho símbolo da revista, assim como na foto com Xuxa.
“Aí está a aguardada capa de dezembro da Playboy Brasil, edição imperdível que abre as comemorações dos 60 anos da publicação no mundo! A Coelhinha oficial, @thaiz_schmitt, interpreta as fotos mais emblemáticas já produzidas na história da revista. Como a capa, uma versão de dezembro de 1982, estrelada por Xuxa Meneguel”, escreveu a editora ao publicar as fotos em seu perfil no Instagram.
É bom lembrar que a apresentadora não se orgulha de alguns trabalhos feitos por ela antes da carreira direcionada ao público infantil, que inclui as fotos para a Playboy e o polêmico filme "Amor, estranho amor".
Já coelhinha Thaíz ficou “famosa” ao ser barrada numa festa de aniversário de Neymar, em fevereiro. Ela teve também um rápido romance com o cantor Latino.


/extra.globo.com/famosos/

Nenhum comentário: