quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Apenas 49,9% dos cearenses estão satisfeitos com o trabalho da polícia









Para o relações públicas da PM do Ceará, coronel Fernando Albano, não há motivos que possam ser destacados com relação a essa insatisfação dos cearenses (Foto: Divulgação)
Não se anda mais pelas ruas como antigamente. Sentar na calçada de casa para “jogar conversa fora” é algo que quase não se ver mais. A violência faz seu trottoir pela cidade. O reflexo disso é a falta de confiança na Segurança Pública. Você está satisfeito com o serviço da polícia?

De acordo com a Pesquisa Nacional de Vitimização, do Ministério da Justiça, divulgada na última quinta-feira (5), cerca de 50% dos cearenses que registraram ocorrências como roubos, acidentes e agressões em 2012 ficaram insatisfeitos com as Polícias Militar e Civil do estado. No Ceará, entre os casos mais insatisfatórios quanto à resolução dos crimes, estão roubos de motos e de objetos, com 86,9% e 63,3%, respectivamente.

Ao todo, foram entrevistadas 78 mil pessoas em 346 municípios brasileiros. A lista de crimes inclui furto e roubo de automóveis, furto e roubo de motocicletas, furto e roubo de objetos ou bens, sequestro, fraudes, acidentes de trânsito, agressões, ofensas sexuais e discriminação. Segundo a pesquisa, a avaliação do trabalho das polícias em Fortaleza foi negativa: -4,8%.

As polícias militar e civil da Paraíba são as que mais deixaram satisfeitos os cidadãos que entraram em contato com ambas as corporações no último ano. O número chega a 65,6% no estado, o índice mais alto do Brasil (veja tabela com números de todo o país abaixo). Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro aparecem em seguida com as forças de segurança mais bem avaliadas.

Para o relações públicas da PM do Ceará, coronel Fernando Albano, não há motivos que possam ser destacados com relação a essa insatisfação dos cearenses. “Na minha concepção, a PM do Ceará é a melhor do Brasil”, argumenta. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) informou que, embora não tenha acesso formal à pesquisa, o número de pessoas que denunciaram os crimes conforme o estudo são baixos, o que dificulta as ações das polícias e a apuração de estatísticas que direcionem o trabalho.

InsatisfaçãoA crescente sensação de insegurança é um dos motivos que vem contribuindo para o desgaste da imagem das policias segundo o sociólogo Yan Coelho. “Não é um desgaste apontado apenas em Fortaleza, é típico do fenômeno da banalização da violência, cada vez mais homicídios, crimes, a violência cresceu assustadoramente”.

Ele aponta ainda que serviços de inteligência e de investigação não são muito percebidos pela sociedade, já que essa tem uma necessidade maior de ver patrulhamento nas ruas para se sentir segura. “Hoje a população tem uma crítica de que é preciso um policial em cada esquina. No entanto, há uma defasagem do número de policiais e outras questões como a defasagem de salários e uma série de condições para o trabalho da polícia. Uma crise que não tem soluções novas” acrescenta.

DadosNo período de um ano anterior à realização da pesquisa, a média de pessoas que foram vítimas de algum tipo de crime ou ofensa no Ceará foi de 26,6% – quinta maior do país -, superando a nacional de 22%. Desses entrevistados, apenas 18,3% registraram ocorrências nas polícias do estado, ficando abaixo da média nacional de 19,9%.

No geral, considerando-se os tipos de crimes estudados, a PM é mais acionada do que a Civil para o relato de ocorrência, com exceção dos casos de fraude. O motivo mais frequente para o registro da ocorrência é a esperança de recuperar o bem perdido, especialmente nos casos de roubo e furto de motos e de automóveis.

Com relação às razões de insatisfação, além do aspecto subjetivo da falta de atenção dos policiais (25,4%), aparecem as afirmações de que a polícia não recuperou o bem (11,7%), não resolveu o caso (10,8%) e não achou o culpado (9,7%).

Como a pesquisa foi realizada entre junho de 2010 a maio de 2011 e junho de 2012 a outubro de 2012, a SSPDS destacou que com os novos 1.057 policiais militares atuando, em Fortaleza, desde o último mês de novembro, o nível de satisfação da população deve aumentar.

Fonte: Tribuna do Ceará

 

 

Índice de fumantes no Brasil cai 20% em seis anos, diz estudo

 








O consumo de tabaco caiu 20% no Brasil nos últimos seis anos, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) divulgado nesta quarta-feira (10) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em 2012, 15,6% da população brasileira declararou ser fumantes, enquanto o índice do primeiro levantamento, feito em 2006, era de 19,3%. A queda foi maior entre os adolescentes (45%), de 6,2% em 2006 para 3,4% e, 2012.

Embora o número de fumantes tenha diminuido, a pesquisa também mostra que entre os que continuaram consumindo tabaco, o hábito se intensificou. A média de consumo diário de cigarros em 2006 era de 12,9 para 14,1 em 2012.

Segundo o estudo, em 2012 o país tinha 20 milhões de fumantes. A redução entre a população adulta foi de 19%. Em 2006, 20,8% dos adultos afirmaram fumar. Em 2012, foram 16,9%. Os dados mostram que mais da metade dos menores de idade no Brasil (62%) diz não encontrar nenhuma dificuldade para comprar cigarros. 55% dos menores compram em bares e 15% em lojas e shoppings.

Os homens continuam fumando mais do que as mulheres. Mas o número de homens que deixou de fumar foi maior em 2012 (22%) do que a diminuição do tabagismo entre as mulheres (13%).

O Lenad também detectou que o fumo diminuição em todas as classes sociais, com exceção da classe A. Entre a parcela mais rica da sociedade, o consumo de tabaco aumentou 110% e quase dobrou o índice de 2006.

Motivação para parar de fumarDe acordo com o Lenad, 90% dos fumantes dizem que estão dispostos a parar de fumar. No entanto, os pesquisadores consideram diferentes escalas de motivação. "Embora 90% diz que gostaria, só 7% deles realmente tem planos parar parar. Imaginamos que o restante são pessoas que tem dependência mais severa e nem mais planejam parar de fumar", afirma Clarice Madruga, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.

Em relação à procura por tratamento para parar de fumar, o Lenad mostrou que apenas 7,3% dos fumantes já procurou ajuda profissional e que entre os ex-fumantes o índice foi menor 5,4%.

Propaganda e prevençãoEm relação às advertências impressas nos maços de cigarros, o estudo mostra que de alguma maneira elas impactam uma parcela entre os fumantes. Entre os entrevistados, 18% dizem que cobrem a figura, 17% afirma tirá-la de vista, 11% colocam os cigarros em outros pacotes e 7% declara não comprar maços específicos.

O Lenad coletou dados por três meses em 149 municípios e escutou 4.607 brasileiros.

Meta do governoEm agosto, uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde também revelou a queda de 20% no índice de fumantes em seis anos. Os números, no entanto, eram um pouco diferentes dos apontados na pesquisa do Lenad. Na ocasião, a pesquisa mostrou que 12% da população adulta brasileira fumava em 2012. Em 2006, o índice era de 15%. A meta do governo é que, até 2022, o país chegue a 9%.

Fonte: G1

 

 

Juazeiro do Norte-CE: Criança de oito anos é estuprada por adolescente

 

André Costa///miseria.com.br
(Foto: Ilustrativa)
Uma criança de apenas oito anos de idade foi estuprada por um adolescente na noite desta segunda-feira, 09, no bairro João Cabral em Juazeiro do Norte. O caso só veio a tona na tarde de ontem, após a mãe da garotinha notar um comportamento “estranho” da filha.

Segundo a mãe – que teve sua identidade preservada -, a filha brincava na Rua Todos os Santos, no bairro supracitado, quando um adolescente teria chamado a menina para próximo de um veículo e cometido o ato sexual. No dia seguinte, a Polícia foi acionada e apreendeu o acusado.

A vítima foi levada a Perícia Florence do Estado do Ceará (PEFOCE) e submetida ao exame de Corpo de Delito. De acordo com o médico legista Márcio Fernandes Gonçalves, o ato sexual foi comprovado. O adolescente foi conduzido a 20ª Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro e autuado por ato infracional.

OUTRO – Já na cidade de Lavras da Mangabeira, um homem foi preso em flagrante acusado de violentar uma criança de seis anos. Francisco Roberto Alves de Araújo, popularmente conhecido como Dangola, de 20 anos, foi preso ao sair de um Hospital desativado com a vítima. Ele confessou o crime, porém, justificou dizendo que ela teria “apenas acariciado” seu órgão.

Segundo populares que fizeram a denúncia, sempre que o homem se dirigia ao referido local, a criança o acompanhava, o que faz erguer a tese de que os abusos já vinham sendo cometidos há algum tempo. Roberto foi conduzido à Delegacia e autuado em flagrante. A vítima – do sexo masculino - foi submetida a exame de corpo de delito; o resulto sairá em uma semana.

 

 

 

 

Sessão da Câmara de Juazeiro encerrada após bate-boca entre vereadores

 

Madson Vagner///(Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Sessão ordinária da Câmara de Juazeiro nessa terça-feira (10) (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Depois de um bate-boca entre parlamentares, o presidente interino da Câmara de Juazeiro do Norte, vereador Darlan Lobo (PMDB), acabou encerrando a sessão ordinária, dessa terça-feira (10) e cancelando uma sessão extraordinária para o mesmo dia, solicitada pela liderança do governo, para votar projetos de interesse do executivo.A discussão foi gerada após a entrada de três requerimentos polêmicos e mais os pedidos de renúncia por parte de três membros da mesa diretora. Os requerimentos solicitando a instalação de nova Comissão Processante para investigar as ações administrativa do presidente afastado, vereador Antônio de Lunga (PSC), nova eleição para a mesa diretora, após a vacância dos cargos, o pedido de nulidade da sessão que absolveu o presidente afastado, baseado na quebra do sigilo do voto; e mais o pedido de renúncia do presidente afastado, foram encaminhados, pelo presidente interino para a procuradoria da Casa.

Darlan justificou que não tem segurança quanto aos tramites e, por isso, solicitou parecer da procuradoria. O presidente interino disse que o procurador tem o tempo que achar necessário para emitir o parecer. O fato acabou gerando polêmica entre os vereadores da base do prefeito Raimundo Macedo e a bancada de oposição.
Ouve bate-boca entre os vereadores Capitão Vieira e o presidente interino, Darlan Lobo 
(Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Durante a sessão foram vários os momentos de tensão. Em um deles, o vereador Capitão Vieira pediu deliberação para o requerimento que pedia nova eleição para a mesa diretora, mas foi interrompido pelo presidente interino, Darlan Lobo, que chamou o vereador de apressadinho e pediu que ele esperasse o momento certo da sessão, quando da leitura dos requerimentos. Capitão Vieira pediu respeito ao colega.

Sobre a recomposição da mesa diretora, cobrada durante a sessão, necessária para a formalização de documentos da Casa, Darlan colocou para votação o preenchimento dos cargos de 2º e 3º secretários, vagos após aceita as renúncias dos vereadores Adauto Araújo (PSC) e Antônio Cledmilson (PSD).

A decisão não foi aceita e ouve bate-boca entre os vereadores Capitão Vieira e o presidente interino, Darlan Lobo, envolvendo os vereadores, quase numa discussão generalizada. O vereador Capitão Vieira chegou a pedir respeito no tratamento dispensado pelo colega e abandonou a sessão com outros três vereadores. O presidente interino acabou encerrando a sessão e adiando a discussão para a sessão de quinta-feira (12).
Após discussão, o presidente interino, Darlan Lobo, acabou encerrando a sessão 
(Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

O pedido de nova Comissão

O novo pedido de Comissão Processante acusa o presidente afastado, vereador Antônio de Lunga, de estelionato, quebra de decoro, falta de ética parlamentar, peculato, apropriação indébita e corrupção passiva. O documento cita o art. 171 do código penal para enquadrar a denúncia. O pedido foi feito pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), por meio do seu presidente municipal, Francisco Ricardo Moreira.

Ainda segundo o pedido, o presidente afastado montou um esquema de fachada com empresas fantasmas e emissão de notas frias. O documentou descreveu as atitudes como um “rosário de crimes”, cometidos pelo presidente afastado. Ao final, o documento propõe perda de mandato e reclusão de até 12 anos.
O vereador Normando Sóracles fez pronunciamento sobre a crise enfrentada pela Casa 
(Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Normando se pronunciou sobre a situação da Câmara

Durante a sessão, o vereador Normando Sóracles fez pronunciamento sobre a crise enfrentada pela Casa. Segundo o vereador, tudo que se hoje poderia ter sido evitado. “Tudo poderia estar tranquilo se sete vereadores não tivessem aleijado o processo, negando as provas contidas nos altos,” disse.

Para Normando, existem sete laranjas podres, no que, chamou de mesmo saco, referindo-se a Casa Legislativa. “A Casa está infecta. Ninguém confia mais em ninguém. Há inclusive comentários de morte nos bastidores,” disse Normando.

Normando finalizou observando que se gasta verdadeiras fortuna nas campanhas e findam querendo tirar “no espinhaço do povo”. “Paga-se agiotas com dinheiro de vassouras e Óleo de Peroba,” desabafou o vereador, concluindo que a pressão no vereador Claudionor Mota foi tão grande, para assinar o pedido de nova eleição da Câmara, que ele ficou doente e faltou a sessão.

Em aparte o vereador Darlan Lobo, disse que o responsável pela pressão no vereador Claudionor foi o filho do prefeito, o empresário Mauro Macedo (Maurinho). Normando pediu que o prefeito Raimundo Macedo, não se metesse nos problemas da Câmara.

Nenhum comentário: