quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Criança é humilhada e agredida por policial no Ceará








Policial agride um garoto, que está algemado na cadeira de um ônibus (Foto: Reprodução)
Um vídeo de uma criança sendo humilhada e agredida por um policial no Ceará foi divulgado nas redes sociais e causou indignação e revolta nos internautas.

Nas imagens, o menino algemado é obrigado a imitar um personagem de desenho infantil e, em seguida, é covardemente agredido no rosto por um policial, que ri da situação.

Um rapaz também é violentado e forçado a cantar. “Tu sabe imitar o quê? Bora, canta uma música pra mim. Se tu errar, tu apanha”, diz o policial, que – em seguida – dá tapas na cabeça do jovem.

O portal Tribuna do Ceará entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Segundo o órgão, o vídeo está em análise pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) para verificar quando foi gravado e se os agressores são agentes de alguma instituição vinculada à Secretaria.

“Caso seja comprovada a participação de qualquer servidor da segurança cearense, seja da SSPDS ou da Secretaria de Justiça, a denúncia será imediatamente encaminhada para a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), órgão responsável por investigar e punir os agentes com mau comportamento”, disse por meio de nota.



Casos ‘comuns’

A prática de violência dos policiais em relação a crianças e adolescentes não é singular, é algo recorrente, de acordo com o sociólogo do Laboratório dos Estudos da Violência (LEV), César Barreira. “Existem denúncias muito fortes dessa prática, principalmente com adolescentes. Com criança é mais raro, mas existe”, afirma.

Segundo Barreira, a divulgação do envolvimento de crianças em delitos, como arrastões, afetam o comportamento dos policiais. “A ação dos policiais vai decorrer disso, porque eles são chamados para fazer valer a lei e a ordem. Então é criado todo um apelo social, para que ajam dessa forma. Eu não concordo com a prática”, comenta.

Para evitar casos como esse, o sociólogo sugere que o treinamento e a punição dos policiais sejam diferentes. “A formação tem que ser mais complexa. Eles precisam saber lidar com a juventude, com as crianças, com a questão de gênero e do turismo”. Barreira espera ainda que a punição seja mais rígida. “Tem que ser, para poder servir de modelo, refletindo a atitude dos outros”.

Centro de Defesa

O assessor jurídico do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Rafael Barreto, também acredita que a situação é preocupante, “porque as pessoas entendem as crianças de baixa renda como criminosas”.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda criança e adolescente tem direito à liberdade, respeito e dignidade. “Mas lógica utilizada, infelizmente, é bater para corrigir. A gente tenta ressaltar que essa lógica tem que mudar”, diz Barreto.

No Ceará, para denunciar casos de violência contra menores de idade, deve-se ligar para a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), por meio do telefone (85) 3101.2044, ou para o Cedeca, (85) 3252.4202.

Fonte: Tribuna do Ceará

 

 

 

Mortes e explosões a banco são registradas em três municípios do Ceará

 








Quadrilha explodiu o Banco do Brasil e o Bradesco de Jagauribara (Foto: Rodolfo Lira/Alto Santo é Notícia)
Terminou em 4 mortes a tentativa de roubo a uma agência bancária em Itarema na madrugada desta quarta-feira (4). A Polícia interviu na operação dos bandidos e houve troca de tiros. Além de Itarema, mais dois municípios foram atacados nesta madrugada. Duas agências bancárias foram assaltadas em Jaguaribara e um caixa eletrônico foi explodido em Pires Ferreira.

A Polícia conseguiu conter a operação dos bandidos de Itarema, devido a quadrilha ter tentado assaltar o município há cerca de uma semana. O grupo, formado por 7 homens, chegou ao local do assalto em um veículo Gol, que havia sido tomado de assalto no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

Durante a ação, os bandidos foram surpreendidos pela polícia, dando início a uma intensa troca de tiros. No tiroteio, 3 bandidos e um rapaz que havia sido feito de refém pelo bando morreram. O irmão do refém morto durante a troca de tiros também acabou baleado. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada. Um outro bandido, identificado apenas como Anísio, foi alvejado nas duas coxas e transferido para o IJF com fratura exposta em uma delas.

Segundo o cabo Lira, da polícia de Itarema, os 7 assaltantes foram identificados como Du, Cher,Neguinho, Magrão, Anísio (transferido para o IJF), Paulo Jacaré, Jones. Junto aos 4 capturados, foram apreendidos 2 rifles Puma de calibre 38, 2 revólveres calibre 38, uma pistola 9 mm e 1 colete à prova de balas. 3 bandidos continuam foragidos.

De acordo com o comandante do 11º batalhão de Itapipoca, os suspeitos do ataque ao banco do município estão cercados pela Polícia entre as cidades de Acaraú e Itarema.

Duas agências foram roubadas em Jaguaribara

Em Jaguaribara, cerca de 5 homens fortemente armados chegaram à agência do Bradesco em um veículo Gol, que havia sido tomado de assalto no começo de agosto, em Fortaleza.

No momento do roubo, os 2 únicos policiais que faziam a ronda em todo o município estavam de frente à outra agência bancária, a do Banco do Brasil. Ao ouvirem o estrondo da explosão do caixa, a dupla se dirigiu ao Bradesco, onde foi recebido a tiros pelos assaltantes. Acuados, os policiais conseguiram se abrigar enquanto aguardavam reforço.

Em seguida, o bando se dirigiu ao Banco do Brasil, onde efetuou nova explosão aos caixas. Após a ação, os bandidos fugiram pela BR-116, em direção a Jaguaribe. O carro utilizado na fuga foi encontrado carbonizado na rodovia.

Outro veículo suspeito de participar do roubo, um Corsa Sedan de placas frias, também foi apreendido após furar um bloqueio policial na entrada de Morada Nova. Dois homens que estavam dentro do carro conseguiram fugir ao se embrenhar em um matagal.

A polícia segue realizando cercos na região na busca de prender os assaltantes.

Polícia sitiada em Pires Ferreira

A ação em Pires Ferreira começou, por volta das 22h30, no destacamento da polícia. A quadrilha conseguiu impedir a saída dos oficiais e, assim, explodiram a agência do Banco do Brasil.

De acordo com a delegacia municipal, a quadrilha era formada por cerca de 6 pessoas. Os bandidos fugiram em dois veículos, um Gol e um Vectra, mas não conseguiram levar nenhuma quantia da agência. A Polícia está em diligência, fazendo a ronda na região em busca dos suspeitos.

Banco de Coreaú atacado na terça-feira (3) 

Na tarde da última terça-feira (3), bandidos atacaram a agência do Banco do Brasil de Coreaú. Além de fazer réfens, a quadrilha disparou tiros de fuzis e pistolas e levou todo o dinheiro que tinha acabado de ser descarregado de um carro-forte.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: