sábado, 8 de fevereiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Animais soltos nas vias são uma ameaça perigosa aos motoristas 08/02/2014








André Costa
Animal solto à margem de uma via (Foto: Cícero Valério)
Animais de grande porte como cavalos, bois e vacas, têm sido encontrados soltos frequentemente nas ruas, praças e rotatórias de Juazeiro do Norte. O problema gera perigo aos motoristas, que correm o risco de se envolverem em acidentes com o aparecimento repentino dos bichos.

Próximo à Avenida Padre Cícero, uma das mais movimentadas da cidade, é possível notar cavalos em terrenos as margens da via, alguns poucos estão amarrados por cordas preso à estaca, no entanto, em sua grande maioria, eles andam livremente, sem nenhuma intervenção de seus donos.

Além de propiciarem acidentes de trânsitos, os animais deixam um rastro de sujeira por onde passam em busca de alimento, espalhando os lixos por toda parte. À noite, o problema tende a se agravar quando há baixa iluminação de algumas vias da cidade, como é o caso da Avenida Humberto Bezerra. “Na parte da noite tem que andar de vagar e atento, pois corre o risco de um jumento aparecer de uma vez”, diz o pintor Olavo da Silva.

Se por um lado a baixa velocidade pode prevenir os acidentes, por outro, pode acarretar riscos da mesma magnitude. “É complicado. Temos que andar devagar por causa dos bichos, mas ficamos mais expostos aos criminosos”, completa Olavo.

O mesmo acontece na Avenida José Bezerra (bairro Timbaúba). Nossa equipe flagrou vários animais soltos à margem da via. Após se alimentarem da vegetação, alguns deles saem a esmo, causando lentidão no trânsito e pondo em risco os condutores.

Recolhimento
Em média, cinco animais são recolhidos por dia pela carrocinha do Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte. Para retirada do animal, o dono está sujeito ao pagamento de uma multa no valor de R$ 65,00 no caso do animal de grande porte e mais as diárias. Em se tratando de animais de pequeno porte a multa é no valor de R$ 15,00, além das diárias.

Nenhum comentário: