quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Há um ano danificadas, cancelas do Metrô do Cariri põe em risco motoristas e pedestres 06/02/2014








André Costa
Cancela está quebrada há um ano (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Acidentes entre veículos e a composição do Metrô do Cariri não tem sido uma cena rara no cotidiano da cidade de Juazeiro do Norte nos últimos meses. A desatenção e imprudência de alguns condutores não são os únicos fatores que explicam tais colisões. De acordo com levantamento realizado pelo Site Miséria, existem quatro cancelas danificadas ao longo das seis estações de Juazeiro. Algumas delas, danificadas há um ano.
Com quase 14 quilômetros de trilhos – entre Crato e Juazeiro – muitas são as queixas referentes a este “problema que nunca foi totalmente resolvido”, como relata a vendedores de frutas, Paula Lustosa da Silva, de 27 anos. Ela conta que diariamente trafega pela Avenida Padre Cícero e diz não lembrar o dia em que as “cancelas estavam em perfeito estado”.

O trecho a que se refere, está situado em frente ao teatro Marquise Branca na passagem de nível entre as estações “Teatro” e “Juazeiro do Norte”, um dos pontos mais movimentados da cidade durante os horários de picos, quando o fluxo de veículos se torna frenético e os riscos tendem a aumentar.

Há exatamente um ano, nossa reportagem entrou em contato com o então Supervisor interino da MetroFor, Geovane Andrade, que nos revelou a solicitação realizada junto à empresa Bom Sinal, para substituição e reparo das cancelas que, naquela data, já estavam quebradas.

Questionado sobre a demora na reposição do equipamento de segurança, Geovane disse que o atraso advém da complexidade na construção da peça, que é composto com fibra de carbono.

Quatro anos

O Metrô do Cariri foi inaugurando em 1º dezembro de 2009, quando foi iniciada a operação assistida, a chamada fase de testes. Antes gratuito, agora cobra o valor de R$ 1,00. É o primeiro do Interior e foi projetado pelo Governo do Estado. O serviço conta hoje com nove estações, sendo seis em Juazeiro e três no Crato (Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Escola, Antônio Vieira, Teatro, Juazeiro e Fátima).

Nenhum comentário: