terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Lançada terceira edição de “Milagre em Joaseiro” 18/02/2014 às 06:00








Demontier Tenório
Ralph Della Cava, veio especialmente presidir o lançamento e autografar sua obra revista e ampliada (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Uma noite de boa música, reminiscências e autógrafos marcou o lançamento da terceira edição do livro “Milagre em Joaseiro” no auditório do SESC em Juazeiro do Norte nesta segunda-feira. O antropólogo, escritor e professor da Universidade de Columbia em Nova York (EUA), Ralph Della Cava, veio especialmente presidir o lançamento e autografar sua obra revista e ampliada. O livro ganhou prefácio do professor Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes e novo layout.

Além disso, o conteúdo da conferência do autor Ralph Della Cava por ocasião do III Simpósio Internacional sobre Padre Cícero (1994) como posfácio, muitas fotografias de época pertencentes ao acervo dos professores Daniel Walker e Renato Casimiro e a Companhia das Letras como editora. Ao abrir a sessão, o professor Jeová Sobreira revelou o conteúdo de uma carta que lhe fora enviada pelo Padre Azarias Sobreira, em julho de 1964, pedindo para acolher bem o escritor norte americano.

Este ficou hospedado no Educandário São José da Irmã Nely Sobreira e a informação passada era a de que os estudos que faria para o seu doutorado seriam de magna importância para Juazeiro do Norte. Após contar tal segredo, Jeová agradeceu a Ralph Della Cava por ter revelado ao mundo por meio do seu livro essa história que surgiu numa profecia, se estendeu por um milagre e cruzou uma guerra fatos já com 100 anos ou um pouco mais que isso.

Ao apresentar o autor e a obra, o professor Renato Casimiro igualmente mergulhou no passado recordando o primeiro encontro do doutorando Ralph Della Cava com alunos no Colégio Salesianos entre os quais estavam ele e Daniel Walker. Era o anúncio do desejo em pesquisar sobre a história de um milagre no qual pouco se falava o que terminou contribuindo para mudar o seu próprio interesse, como confessou, nas atenções quanto a cidade em meio a essa pesquisa que mostrava com grande extensão a riqueza do passado juazeirense.

Outra confissão de Renato foi a do seu espanto ao ver o livro pela primeira vez. Como definiu, uma obra que fugia da louvação ou do escárnio ao contrário das demais que detratavam o Padre Cícero ou promoviam. Para ele, “Milagre em Joaseiro” lançou novos olhares sobre esse universo e o despertar em torno do sentimento dos fatos miraculosos em Juazeiro. De acordo com Renato, Della Cava foi ajuntando estudos importantes em torno desse movimento religioso e popular de grande amplitude.

Sobre o conteúdo elogiou a riqueza na narrativa de fenômenos sociais e políticos do Cariri cearense. Neste sentido, o professor Jeová Sobreira já havia falado que a nova edição não altera a beleza central da pesquisa e evidencia a dedicação do escritor americano. Ele foi um dos que se empenhou no projeto para essa terceira edição e ganhou elogios de Ralph Della Cava o qual brincou afirmando ser o “Milagre de Jeová”. Antes, num discurso bastante rápido, revelou sua comoção com as palavras de Jeová e Renato. Coube ao prefeito Raimundo Macedo dar boas vindas aos presentes e definir àquele como um momento importante para Juazeiro e toda a região do Cariri.

Nenhum comentário: