sábado, 5 de abril de 2014

Governando com o povo: população e prefeitura de Ouricuri começam a elaborar Plano de Investimento para 2014 e 2015


A Prefeitura de Ouricuri realizou nesta sexta-feira, 04 de abril, o Seminário de Construção do Plano de Investimento 2014-2015. O evento aconteceu no auditório da ONG Caatinga, e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre ouvintes e delegados escolhidos durante o processo do Plano Plurianual Participativo (PPA), em 2013.
Esse seminário serviu para dar continuidade na elaboração das propostas apresentadas pela população. De acordo com André Araripe, Assessor do Orçamento Participativo da Prefeitura, essa é continuidade do que já foi proposto pela população. “O povo teve, e continuará tendo grande participação nesse plano de investimento que visa às necessidades de todas as comunidades”, destacou.
A oportunidade serviu também para o prefeito Cezar e o vice Guga Coelho apresentarem um balanço das suas ações nesses primeiros 15 meses de governo. Cezar lembrou as dificuldades encontradas, mas também enalteceu o compromisso da gestão com as várias ações já desenvolvidas nesse período.
“Nesses primeiros 15 meses de gestão mostramos compromisso com o nosso povo. Realizamos várias ações em conjunto com todas as secretarias, e principalmente ouvindo a população. Esse seminário é de tamanha importância, pois aqui começamos a elaborar o Plano de Investimento para esses dois anos”, esclareceu Cezar de Preto.
 Fotos: Hércules Felix

Prefeito Dr Everton Costa se reúne com lideranças do Araripe e defende a demarcação de terras

 

Lideranças políticas dos municípios de Trindade, Ouricuri e Ipubi se reuniram nesta quinta feira (03) no auditório da Secretaria de Educação de Trindade, com membros do CONDEPE/ FIDEM (Agência Estadual do Planejamento de Pesquisas de Pernambuco) e equipe Técnica do IBGE, para discutirem sobre a remarcação territorial dos municípios já mencionados. 
Para o prefeito Dr. Everton Costa é importante que seja definido esta demarcação para prosseguir nos atendimentos corretos “somente” para a população de Trindade. “Se faz necessário à definição de Ouricuri e Trindade porque a população da área que não faz parte do nosso município é beneficiada com a assistência médica e educacional, trazendo uma demanda que não temos como continuar”, disse o gestor trindadense.
Na ocasião esteve presente além do prefeito do município de Trindade Dr. Everton Costa, os vereadores, Mauricio Elias, Alan Galdino, Pollyana Sá, o vereador de Ouricuri Cleber e o Procurador de Ouricuri Sr. Agripino, o secretário de Educação Juka Sá, representante da Secretária de Obras José Nilton, representando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Antônio Miguel e representando o município de Ipubi, o secretário de Meio Ambiente, Daniel Torres.
Logo após a reunião todos saíram em caravana para o povoado da Bonita, um dos povoados que está na discussão dos municípios para quem o mesmo pertence.
Foto: Diones Antonio

No Sertão de PE, raquetes de palma garantem alimento para animais

 

Cerca de 100 mil raquetes de palma, variedade orelha de elefante mexicano, já foram cultivadas na cidade de Salgueiro, no Sertão Pernambucano. A plantação está sendo distribuída entre os pequenos agricultores da região. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
O agricultor José de Souza Neto, de 50 anos, pegou 4 mil raquetes de palma para cultivar na sua propriedade e agora fará a redistribuição. "Fui para uma reunião com o Sindicato da Agricultura Familiar e eles me deram a palma para plantar e vou distribuir a primeira colheita essa próxima semana. Usei uma área pequena 1,20 m por 50 cm de espaçamento. Depois do segundo corte, vou poder usar a palma apenas para o consumo próprio", declara.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Marcos Roberto Callou, há uma média de 100 mil raquetes plantadas no município de Salgueiro. O primeiro lote da palma chegou à cidade em 2012 e foi distribuída gratuitamente para um núcleo com 5 agricultores. A plantação por conta da estiagem ficou prejudicada. Cerca de 20 agricultores hoje são beneficiados com o programa.
De acordo com Callou, o agricultor recebe 5 mil raquetes da palma e depois repassa a mesma quantia para um próximo agricultor. "A planta é usada para alimentação de animais no período de estiagem. No tempo da seca, servem de reserva de forragem de caprinos, ovinos e bovinas", explica.
Para participar, o agricultor deve procurar o gabinete da palma, o conselho de desenvolvimento, as associações ou secretaria de desenvolvimento social. Técnicos vão avaliar a área e as condições que o candidato tem de fazer o plantio. Os selecionados precisam plantar e cuidar da plantação de palma, bem como repassar a mesma quantidade recebida para os outros produtores.
O objetivo é disseminar a Orelha de Elefante que é uma variedade resistente a 'Cochonilha de Carmim', um inseto que suga a seiva das palmas e é capaz de introduzir vírus ou toxinas para a planta. "A região é castigada com estiagem e a palma é a única coisa que a gente tem para lidar com a seca. É uma reserva bastante significativa. Uma forma bastante positiva que encontramos para quem não possui água ter alimento para os animais", ressalta Callou.  (Do G1 Petrolina)

Dilma diz que governo lança PAC 3 em agosto

 

 

O governo deve lançar, em agosto, uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será chamado de PAC 3. O anúncio foi feito, hoje (4), pela presidenta Dilma Rousseff durante entrevista à emissoras de rádio de São José do Rio Preto (SP), onde participará da entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Dilma anunciou a nova etapa do PAC quando falava sobre a obra do contorno ferroviário de São José do Rio Preto. O edital da obra, lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve o certame suspenso porque o governo decidiu ampliar o projeto para que o trecho seja conectado à Ferrovia Norte-Sul.
A obra, segundo Dilma, será incluída no PAC 3. “Uma obra de ferrovia não acaba até 2014, agora o contrato, nós tomamos a decisão, vai estar no PAC 3, deixaremos estruturado”, disse. “Vamos lançar lá por agosto”, acrescentou. Segundo o balanço mais recente do PAC 2 (2011-2014), divulgado em fevereiro, até dezembro de 2013, o programa tinha 82,3% das ações concluídas, com execução de 76,1% do orçamento previsto para o período. (Do Portal de Notícias Gazzeta) 

Ex-prefeito de Granito, Ronaldo Sampaio, declara apoio politico a Roberta Arraes

 

O ex-prefeito de Granito, no Sertão do Araripe, o conceituado médico Ronaldo Sampaio, declarou na manhã desta sexta-feira (04) apoio ao projeto político da primeira dama de Araripina e presidente do diretório municipal do PSB, Roberta Arraes, que é pré-candidata a deputada estadual.
A cada dia o arco de alianças e apoios à pré-candidatura de Roberta Arraes a deputada estadual tem ganhado musculatura e crescido em toda a região do Araripe e outras regiões do estado. O Araripe precisa ter uma representatividade legítima na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e o nome de Roberta Arraes tem se tornado essa esperança e a perspectiva da região contar com um representante que realmente tenha compromisso com as bandeiras de luta. O prefeito Alexandre Arraes, a primeira dama Roberta Arraes e o grupo político que dá sustentação comemoraram bastante este importante apoio, sobretudo vindo de uma das maiores lideranças políticas da região e hoje considerado a maior liderança política de Granito.
Doutor Ronaldo Sampaio foi prefeito de Granito no período de 2009 a 2012 e na ocasião promoveu uma verdadeira revolução administrativa naquele município. Foi considerado um dos 100 melhores prefeitos do Brasil, recebendo o prêmio em Brasília quando na oportunidade Granito se destacou como uma das 100 cidades mais dinâmicas do país. Quando entregou as chaves da municipalidade, doutor Ronaldo Sampaio contava com mais de 80% de aprovação popular, sendo considerada a administração melhor avaliada da história política do município.
Político humilde e conhecido pela capacidade de honrar os seus compromissos doutor Ronaldo Sampaio tinha todas as prerrogativas para disputar a reeleição. Mas, manteve a sua palavra política e indicou Antônio de Zuíta como candidato do grupo à sua sucessão. O resultado todos sabem: Antônio de Zuíta foi eleito prefeito e hoje administra a cidade de Granito.
As informações são do  Blog Cariri Filho

Produtores de Bodocó recebem 150 mil alevinos

 

A Prefeitura Municipal de Bodocó, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), fez a distribuição de 150 mil alevinos das espécies Tambaqui e Tilápia. As doações foram realizadas na manhã da quinta-feira (03/04) e beneficiou 150 pequenos produtores da cidade.
De acordo com o secretário de Agricultura, Robson Saraiva, a doação foi solicitada para atender a demanda dos agricultores, visando dinamizar a economia da região com o incentivo à piscicultura como complemento ás atividades agropecuárias tradicionais como a criação de gado leiteiro.
Da Ascom PMB

Obra inacabada é invadida em Sipauba, distrito de Bodocó e causa prejuízo ao município

 

Acima, lista de pessoas  cadastradas em Sipauba que receberiam as casas.
Recentemente, no distrito de Sipauba, município de Bodocó um grupo de pessoas invadiram casas populares que estavam inacabadas. A obra foi iniciada em 2012 na gestão do ex-prefeito Dr. Brivaldo Alves. O projeto no valor de 900.000,00 (novecentos mil reais) contemplava ao todo 60 casas populares, sendo 19 casas para Sipauba, 12 casas para Cacimba Nova e 29 casas para o Sítio Amparo.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apertou o cerco aos municípios e investiga obras inacabadas em cada região. Em setembro do ano passado, o tribunal enviou ofícios a todos os municípios pernambucanos questionando projetos inacabados ou que foram paralisados pelos atuais prefeitos. Mas pelo visto o prefeito de Bodocó ainda não deu explicações à sociedade nem ao Tribunal, pois em Bodocó um verdadeiro canteiro de obras está estagnado. Ao todo são nove obras que a administração atual necessita terminar. Algumas dessas obras foram deixadas alguns recursos em caixa, como é o caso da construção de 62 banheiros que seriam para as localidades do sítio retronco e sítio quadrada. Mas até agora o atual prefeito, Danilo Rodrigues (PSB) não conseguiu dar continuidade aos projetos.
De acordo com um mapa produzido pelo próprio TCE, foram identificadas, até o momento, 124 obras incompletas em todo o estado. A cidade de Bodocó está na lista com nove projetos paralisados ou que não foram concluídos.
As casas de Sipauba estão 80% prontas, porém os outros distritos que aguardavam a continuidade da obra ficam agora prejudicados, pois com a invasão das casas todo o projeto fica em prejuízo, já que as parcelas são liberadas por etapa pelo banco.
O projeto das casas populares de Bodocó faz parte do Programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida e é financiado através do Ministério das Cidades com liberação através do banco SCHAHINH.  Todas as sessenta casas do projeto já têm um cadastro de pessoas que foram contempladas e a prefeitura já tem assinado junto ao banco SCHAHINH um Termo de Ajustamento de Compromisso (TAC). 
Ainda não se sabe qual a postura que o prefeito Danilo Rodrigues vai tomar quanto a invasão e quanto ao restante das obras inacabadas no município. (As informações e foto são do Blog de Lusimar Lima) 

Prefeitura de Ouricuri viabiliza obra de recapeamento na Avenida Fernando Bezerra

 

A Prefeitura de Ouricuri, por meio da Secretaria Municipal de Obras, viabilizou na madrugada desta sexta-feira, dia 04, as obras de recapeamento da Avenida da Fernando Bezerra, uma das principais vias de integração do município. O prefeito Cezar de Preto, acompanhado de alguns secretários, foi conferir de perto essa ação, que visa melhorar a locomoção e acessibilidade na avenida.
De acordo com o gestor municipal, essa é uma importante ação, e que era reivindicada pelos moradores da cidade. Ainda segundo Cezar, outras localidades também receberão essa obra. Esse processo foi realizado no período da madrugada devido ao fluxo de veículos que é muito pouco nesse horário.

Nenhum comentário: