quarta-feira, 28 de maio de 2014

Falta de manutenção deixa em ruínas prédio histórico de Araripina, PE


Um prédio histórico de Araripina, no Sertão de Pernambuco, está em ruínas. A edificação fica localizada na rua Henrique Alves Batista, no centro da cidade. O imóvel, que apresenta rachaduras e paredes descascando, foi sede da primeira prefeitura e há três décadas funciona como um laboratório do Ministério da Saúde. No local trabalham cerca de 25 profissionais e atendem por volta de 10 a 15 pessoas diariamente. 
Segundo o agente de saúde Armando Nunes do Nascimento, que trabalha no prédio, o edifício está sem água encanada. “Nós temos que buscar baldes com água na vizinhança”, declara. O agente de saúde afirma que em dias com menor atendimento os funcionários ficam nas calçadas por medo do prédio desabar. 
Em nota, a assessoria da Prefeitura de Araripina confirmou que o prédio pertence ao município e foi construído há mais de 60 anos. O edifício, que foi cedido ao Ministério da Saúde, não recebe uma reforma há, pelo menos, duas décadas. 
Ainda de acordo com a nota, o edifício não corre risco de desabamento, apesar da aparência desgastada pelo tempo. Mesmo assim, um outro prédio histórico, a antiga sede da delegacia regional, foi reformado recentemente e vai ficar à disposição do ministério para que o laboratório passe a funcionar no local. O prédio onde funciona o laboratório, vai ser avaliado, para posteriormente, passar por um processo de licitação. A data de desocupação do local está marcada para o dia 5 de junho.
G1 Petrolina

Bodocó recebe projeto Educação e Justiça pela Paz

O prefeito de Bodocó, Danilo Rodrigues, participou na manhã da quarta-feira (21/05) do encontro de apresentação do Projeto Educação e Justiça pela Paz. A reunião foi realizada na quadra da Escola Estadual João Carlos Lócio de Almeida- CERu e contou com a participação de professores e gestores das redes estadual e municipal. 
Promovido pelo Ministério Público em parceria com a Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão do Araripe e Polícia Militar, a iniciativa tem o objetivo de reduzir o índice de violência entre os jovens, levando o projeto às escolas com palestras de conscientização e que levantam propostas para a preservação da cultura da paz nas escolas e comunidades, extinção da violência e do preconceito de toda e qualquer forma.
O encontro ainda contou com a presença da secretária de Educação, Joseneide Nunes; do promotor Público de Araripina, Dr. Emanoel da Purificação; do promotor Público de Bodocó, Dr. Almir Júnior; representando a gerência regional, Nazarelo Lucena Silva; além de representantes da Polícia Militar de Pernambuco, Conselho Tutelar e vereadores. Durante sua palestra, o promotor Dr. Emanoel da Purificação apresentou propostas para a preservação da cultura da paz nas escolas e comunidades, extinção da violência e do preconceito. Ele ainda levou os docentes a questionar o modelo de educação apresentando pelas escolas.
Em seu discurso, o prefeito Danilo Rodrigues parabenizou a iniciativa e frisou que sem a educação nenhuma política pública vencerá a violência de forma efetiva. “A educação é o ponto principal e inicial para combater a violência em todas as esferas. Com ela firmamos o alicerce da paz. Por isto a importância de nos unirmos para implantação da cultura de paz”, disse.
A secretária de Educação, Joseneide Nunese, destacou sobre a importância de refletir sobre o tema. “Como educadores que somos, devemos ser multiplicadores da paz. Paz é criar um clima de harmonia e bem estar na escola, na família e na comunidade, lembrando de que onde há amor, há paz”, falou.
Ao fim da tarde, todos participaram de uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade, com a finalidade de chamar a atenção da população para a problemática.
Da Ascom / PMB

Nenhum comentário: