Um prédio histórico de Araripina,
no Sertão de Pernambuco, está em ruínas. A edificação fica localizada
na rua Henrique Alves Batista, no centro da cidade. O imóvel, que
apresenta rachaduras e paredes descascando, foi sede da primeira
prefeitura e há três décadas funciona como um laboratório do Ministério
da Saúde. No local trabalham cerca de 25 profissionais e atendem por
volta de 10 a 15 pessoas diariamente.
Segundo o agente de saúde Armando Nunes do Nascimento, que trabalha no prédio, o edifício está sem água encanada.
“Nós temos que buscar baldes com água na vizinhança”, declara. O agente
de saúde afirma que em dias com menor atendimento os funcionários ficam
nas calçadas por medo do prédio desabar.
Em nota, a assessoria da Prefeitura de Araripina confirmou que o prédio
pertence ao município e foi construído há mais de 60 anos. O edifício,
que foi cedido ao Ministério da Saúde, não recebe uma reforma há, pelo
menos, duas décadas.
Ainda de acordo com a nota, o edifício não corre risco de desabamento,
apesar da aparência desgastada pelo tempo. Mesmo assim, um outro prédio
histórico, a antiga sede da delegacia regional, foi reformado
recentemente e vai ficar à disposição do ministério para que o
laboratório passe a funcionar no local. O prédio onde funciona o
laboratório, vai ser avaliado, para posteriormente, passar por um
processo de licitação. A data de desocupação do local está marcada para o
dia 5 de junho.
G1 Petrolina
Bodocó recebe projeto Educação e Justiça pela Paz
O
prefeito de Bodocó, Danilo Rodrigues, participou na manhã da
quarta-feira (21/05) do encontro de apresentação do Projeto Educação e
Justiça pela Paz. A reunião foi realizada na quadra da Escola Estadual
João Carlos Lócio de Almeida- CERu e contou com a participação de
professores e gestores das redes estadual e municipal.
Promovido
pelo Ministério Público em parceria com a Gerência Regional de Educação
(GRE) do Sertão do Araripe e Polícia Militar, a iniciativa tem o
objetivo de reduzir o índice de violência entre os jovens, levando o
projeto às escolas com palestras de conscientização e que levantam
propostas para a preservação da cultura da paz nas escolas e
comunidades, extinção da violência e do preconceito de toda e qualquer
forma.
O
encontro ainda contou com a presença da secretária de Educação,
Joseneide Nunes; do promotor Público de Araripina, Dr. Emanoel da
Purificação; do promotor Público de Bodocó, Dr. Almir Júnior;
representando a gerência regional, Nazarelo Lucena Silva; além de
representantes da Polícia Militar de Pernambuco, Conselho Tutelar e
vereadores. Durante sua palestra, o promotor Dr. Emanoel da Purificação
apresentou propostas para a preservação da cultura da paz nas escolas e
comunidades, extinção da violência e do preconceito. Ele ainda levou os
docentes a questionar o modelo de educação apresentando pelas escolas.
A
secretária de Educação, Joseneide Nunese, destacou sobre a importância
de refletir sobre o tema. “Como educadores que somos, devemos ser
multiplicadores da paz. Paz é criar um clima de harmonia e bem estar na
escola, na família e na comunidade, lembrando de que onde há amor, há
paz”, falou.
Ao fim da tarde, todos participaram de uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade, com a finalidade de chamar a atenção da população para a problemática.
Ao fim da tarde, todos participaram de uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade, com a finalidade de chamar a atenção da população para a problemática.
Da Ascom / PMB


Nenhum comentário:
Postar um comentário