quarta-feira, 28 de maio de 2014

Unidade do SESI de Trindade será inaugurada quinta-feira


Trindade, no Sertão do Araripe, é o primeiro município do interior a receber um Posto Avançado do SESI/PE. No local, serão oferecidos serviços de Saúde e Educação aos trabalhadores e dependentes de micro e pequenas industriais da região, em especial do Polo Gesseiro de Trindade, Ipubi e Ouricuri (foto). A inauguração do espaço – braço do SESI Araripina – será nesta quinta-feira (29), a partir das 18h, com a presença do diretor regional e do superintendente da entidade, Jorge Côrte Real (foto) e Ernane Aguiar, respectivamente, além de autoridades locais.
Localizado na BR 316, s/n, Km 5,5, o Posto Avançado conta com recepção, sala de aula, consultório de medicina do trabalho, sala de audiometria e administrativo. As salas ficam em um galpão, onde já funcionam algumas secretarias municipais e são ministrados cursos pelo SENAI/PE. O espaço foi cedido pela prefeitura.​
Na área de Saúde, serão oferecidos Exames Ocupacionais (admissionais, demissionais, retorno do trabalho e periódicos); e Auxílio Diagnóstico (audiometria, espirometria e acuidade visual). Já em Educação, estarão disponíveis o Reforço Escolar, com aulas de português e matemática; a Educação de Jovens e Adultos (EJA); e palestras educativas em diversas áreas de atuação do SESI/PE, como Segurança e Saúde​ no Trabalho (SST).
Segundo Côrte Real, a instalação do Posto Avançado em Trindade é resultado de R$ 75 mil em investimentos e integra o projeto de modernização e crescimento do SESI/PE para 2014, que prevê, ainda, a abertura de uma nova unidade em Moreno, na Região Metropolitana do Recife; além da reforma e ampliação do SESI de Ribeirão e de Escada, na Zona da Mata, cujas obras já foram iniciadas. “Tamandaré, Petrolina, Cabo e Caruaru também receberão intervenções para melhoria e ampliação das áreas de lazer e 11 novas unidades móveis serão adquiridas. O total de recursos investidos é da ordem de $14 milhões”, finalizou.

Paulo assume compromisso de construir 3 ​novos ​hospitais, 6 UPA​S-E e ampliar qualidade do serviço

Socialista apresentou, nesta terça (27), diretrizes que integrarão seu programa de governo para a Saúde
Depois de visitar e ouvir demandas de mais de 80 municípios pernambucanos, até agora, e se reunir com entidades da classe médica e especialistas do setor, o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), apresentou nesta terça-feira (27) as diretrizes para a Saúde que vão nortear as propostas de seu Plano de Governo. As linhas de atuação objetivam reforçar a estrutura da rede estadual e aprimorar o atendimento à população, agilizando a consulta e o diagnóstico, trazendo mais conforto aos pacientes e integrando as informações do sistema.
O socialista ressaltou que o Governo Estadual já avançou muito na qualidade do atendimento de saúde oferecido à população, citando o aumento da cobertura de urgência e emergência, com a construção dos hospitais metropolitanos e do Mestre Vitalino, em Caruaru; do atendimento de média complexidade, através das UPAs 24h e Especialidades; e trabalhos de prevenção, como o programa Mãe Coruja, que ajudou a reduzir a mortalidade infantil no Estado em 47%.
“O investimento em Saúde tem sido permanente e bem acima do mínimo que a legislação ordena. Duplicamos a oferta de leitos por habitante, ficando dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas é preciso avançar mais, ampliar a cobertura, humanizar o atendimento, aprimorar a qualidade do serviço que chega ao pernambucano, integrar as diversas unidades. É isso que nós vamos fazer”, explicou o pré-candidato.
COMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE
Será construído o Hospital Geral de Cirurgia, na Região Metropolitana do Recife. A unidade, com 20 salas cirúrgicas e capacidade para 300 leitos, será voltado para cirurgias eletivas, em especialidades como urologia, traumatologia (com ênfase nas patologias do idoso), ortopedia, neurologia, proctologia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia e cirurgia geral, com capacidade para realizar por ano o total de 24 mil cirurgias/ano e 132 mil consultas ambulatoriais/ano. A unidade tem o valor estimado em R$ 180 milhões, e será integrada à rede deUPAs e aos sistemas municipais, com foco na humanização do atendimento já a partir do projeto arquitetônico, uma vez que contará com áreas de convivência, apoio à integração entre pacientes e familiares, inclusive na área de terapia intensiva.
O programa da Frente Popular vai prever a construção do Hospital Geral do Sertão (HGS), em Serra Talhada, especializado em emergência geral, clínica médica e cirurgias geral, traumatológica, urológica e proctológica. Com 150 leitos, o investimento previsto é de R$ 70 milhões. No equipamento, poderão ser realizadas 7,5 mil consultas de emergência/mês; 3 mil consultas ambulatoriais/mês; 7,8 mil internações/ano e 3,6 mil cirurgias/ano.
Completando a rede estadual de assistência obstétrica de alto risco, será erguido também o Hospital da Mulher do São Francisco, em Petrolina, a um custo estimado de R$ 84 milhões. Com 110 leitos, a unidade focará no cuidado à saúde integral da mulher. Oferecerá maternidade com Centro Cirúrgico, UTI Adulto, UTI Neonatal, UCI, Internação, Casa da Mãe; contará com ambulatório, banco de leite, centro de diagnósticos; exames de densitometria, ultrassonografia, tomografia, ressonância, urodinâmica; e consultas em clínica médica, cardiologia, endocrinologia, climatério, infertilidade, geriatria, patologia do trato genital inferior, planejamento familiar, mastologia,uroginecologia e outras especialidades. O hospital garantirá, ainda, 100% de mamografia e citologia oncótica, além de ter capacidade de realizar 2,8 mil atendimentos de urgência/mês, 10 mil exames de imagem/mês e 26 mil consultas ambulatoriais/mês.
Também será implantado o Hospital da Mulher do Sertão. Com a construção do Hospital Geral do Sertão, o Hospital Professor Agamenon Magalhães de Serra Talhada será transformado no Hospital da Mulher do Sertão, que terá perfil semelhante às outras unidades deste segmento. Com isto, as quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco (Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina) passarão a contar com um centro de referência de alta complexidade para a saúde da mulher. Com um investimento de R$ 20 milhões para suarequalificação, a nova unidade terá ampliação de 40 leitos e realizará 1,4 mil atendimentos de urgência/mês, 6 mil exames de emergência/mês e 15 mil consultas ambulatoriais/mês.   
O Hospital Regional Mestre Dominguinhos, já em construção em Garanhuns, terá especializações em clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, ginecologia, traumatologia e ortopedia. Terá capacidade para 150 leitos, 7,5 mil consultas de emergência/ano, 6,6 mil consultas ambulatoriais/ano, 8,4 mil internações/ano e 4,4 mil cirurgias anuais.
O atual Hospital Geral de Areias será transformado em Hospital do Idoso. Para dar mais conforto, segurança e atendimento humanizado para o cuidado integral e multiprofissional com ênfase nas necessidades da Saúde do Idoso. A unidade será duplicada a sua capacidade, passando de 70 para 150 leitos. O investimento previsto é de R$ 70 milhões.
COMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL
O programa contempla a construção de seis UPAs Especialidades nas cidades de Petrolândia, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, ao custo estimado de R$ 9 milhões, cada. As unidades oferecerão cirurgias ambulatoriais e consultas em endocrinologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia, alergologia,reumatologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, entre outras. Poderão ser agendados ou realizados no próprio local, exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiografia, teste ergométrico e outros. Também serão atendidos pacientes encaminhados pelo Programa de Saúde da Família (PSF).
As localizações das unidades foram baseadas no atendimento a cidades ou regiões na faixa entre 200 mil e 300 mil habitantes, garantindo a universalização da oferta de exames e de consultas de média complexidade para a população usuária do SUS.
FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES
Serão criados mutirões de atendimento e exames no interior e ações de assistência farmacêutica. O programa O Doutor Chegou contará com um sistema itinerante de exames de mamografia e cirurgias de catarata, além de mutirões de cirurgias eletivas nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e no apoio à implantação do Sistema de Atendimento Domiciliar (SAD) nos municípios.
O programa Medicamento em Casa vai universalizar a entrega em domicílio para usuários de medicamentos especiais com dificuldade de locomoção, experiência iniciada dentro do serviço Farmácia de Pernambuco, criado pelo Governo Eduardo Campos. A assistênciafarmacêutica integral também será reforçada, através da implantação de consórcios de municípios para a compra centralizada de medicamentos básicos (hipertensão, diabetes, parasitoses, osteoporose, saúde mental, infecções, vitaminas, fitoterápicos), reduzindo custos e otimizando a distribuição; com a concessão de incentivos e apoio gerencial para melhorar a estrutura das farmácias nos municípios, com recursos federais e estaduais; e com o suporte à gestão do sistema, para que os consórcios façam a administração das redes intermunicipais.
Será criado também o Saúde Conduz, programa de incentivo e apoio gerencial aos consórcios intermunicipais para a modalidade “TFD” (transporte fora do domicílio) nos municípios, com recursos federais e estaduais, incluindo transporte intrarregional de pacientes com “vans”, para encaminhamento das unidades básicas de saúde municipais, e ônibus para atendimento de média e alta complexidade nas unidades em outras regionais, em razão da tecnologia necessária ou da quantidade de pacientes.
Será implantado um Consórcio Municipal para aquisição de medicamentos, aperfeiçoando o processo em quesitos como prazos de entrega, logística e preços. O Governo Estadual criará incentivos financeiros para as prefeituras que aderirem e financiará, nos primeiros anos, a estrutura necessária para o funcionamento do consórcio.
Os Serviços de Atenção Domiciliar passarão a atender 100% da população. O governo Estadual criará o incentivo aos municípios para garantir a totalidade de cobertura do SAD no Estado, passando de 30 para 90 equipes. Hoje, apenas 30% da população tem acesso aoSAD. O custo estimado é de R$ 10,1 milhões/ano.
GESTÃO DA REDE E DOS SERVIÇOS DO SETOR 
Criação do programa Saúde Melhor. As propostas co   ​​ntemplam: a informatização e integração em rede de todos os sistemas internos dos hospitais estaduais; o suporte à implantação dos sistemas nas redes municipais de atenção básica, com posterior integração à rede estadual; a implantação do prontuário eletrônico na rede estadual, com banco de imagens para exames; a disponibilização dos resultados de exames pela internet e o cadastramento de doentes crônicos (tuberculose, hipertensos, diabetes).
Apresentação das Propostas


​FOTO: Aluísio Moreira​

Araripina organiza novo conselho gestor do Programa Água para Todos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF capacitou na tarde desta terça-feira, 27, o Comitê Gestor Municipal – CGM do Programa Água para Todos de Araripina, no sertão de Pernambuco. A capacitação aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araripina – STR e foi conduzida pela assistente social da CODEVASF, Sônia Lima.
O novo CGM do Programa Água para Todos em Araripina será formado pelos representantes sustentados no tripé de governo, sociedade civil organizada e conselhos de desenvolvimento comunitário – CDCs. Cabe à Prefeitura a indicação de representantes das secretarias municipais de saúde, educação e assistência social. Foram indicados representantes de 14 CDCs (Nascente, Gergelim, Morais, Lagoa do Barro, Rancharia, Serrânia, Sítio Santana, Serra da Torre, Serra da Boa Vista, Serra do Jardim, Lagoinha, Cajueiro, Sítio Flamengo e Chapada dos Cordeiros), além de representantes da Igreja Católica, AMMURA, Conselho de Desenvolvimento Rural – CDR, STR e Maçonaria.
Este novo CGM irá gerir as ações de fiscalização do cadastramento de beneficiários do Programa Água para Todos que distribui cisternas de polietileno de 16 mil nas comunidades rurais. Para se cadastrar é necessário estar dentro do perfil exigido pelo Ministério da Integração Nacional: ser morador da zona rural, possuir o Número de Inscrição Social – NIS ou aposentado; a renda per capita mensal deve ser de R$140,00. Vale lembrar que benefícios sociais como Bolsa Família não configuram como renda. Além da composição do novo CGM também foi realizada a eleição dos novos coordenadores e secretários. O novo coordenador é Expedito e 1ª coordenadora Maria Francisca. A secretária permaneceu a mesma da gestão anterior Irene. Durante dois anos o CGM foi coordenado pelo presidente do STR Antonio Viana Brasil.
De acordo com a assistente social da CODEVASF, Sônia Lima a capacitação serve para explicar as diretrizes básicas do programa e iniciar o diálogo entre os membros do conselho. “Araripina se organizou muito bem e terá um conselho atuante e fiscalizador. Precisamos garantir que as cisternas sejam instaladas nas residências rurais daquelas pessoas que não tem nenhum reservatório de água”, afirmou. O secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina, Breno Ramos afirmou que a Prefeitura está à disposição tanto do CGM quanto da CODEVASF para ajudar na execução do programa e destacou a legitimidade do conselho. “É importante que a sociedade se envolva nestas atividades para não haver nenhum risco de interferências políticas durante o processo de cadastramento e instalação das cisternas”, destacou.
Tribuna do Araripe

Paulo Câmara: “teremos uma gestão inovadora e criativa a partir de 2015”

Para uma plateia de mais de 500 pessoas, entre empresários, economistas, educadores e profissionais liberais, o pré-candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB,) defendeu uma gestão inovadora e criativa a partir de 2015 para o Estado de Pernambuco. Uma gestão, que segundo ele, priorize a qualidade de vida da população, oferecendo um novo padrão de qualidade dos serviços prestados pelo Estado, aliando ações que garantam uma economia segura e uma melhor assistência à população, sem esquecer, contudo, o meio-ambiente. “Essa visão sustentável é o que precisamos e o que vamos propor em nosso Programa de Governo”, ressaltou.
Para Paulo, Pernambuco se preparou para esse avanço. “Nos últimos anos, multiplicamos por quatro a nossa capacidade de investimento público. Passamos de um investimento de R$ 800 milhões em 2007, para R$ 3,7 bilhões no ano passado”, disse, lembrando que o Estado também se sobressaiu no PIB (Produto Interno Bruto) industrial. “De 2011 a 2013, o PIB da indústria chegou a 14,3%, enquanto o Brasil chegou a 2% e a Bahia, o Estado mais rico do Nordeste, chegou a 5%”.
Entre os presentes no encontro, estavam vários nomes conhecidos do mundo acadêmico.  A economista Tânia Bacelar, o professor universitário Sérgio Buarque, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o engenheiro e hoje consultor, Cláudio Marinho, o professor José Luiz Ratton, idealizador do Programa Pacto pela Vida, entre outros.
Segundo o coordenador do Programa de Governo, Antônio Alexandre, todos mostraram interesse em contribuir com suas ideias para o Plano de Governo do socialista, ajudando, cada um, em sua área. “Essa primeira reunião foi o ponto de partida para os próximos encontros temáticos que iremos realizar com colaboração desse grupo que está aqui”, explicou.
A economista Tânia Bacelar, que fez um alerta ao pré-candidato Paulo Câmara e aos demais membros da chapa socialista, Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho (pré-candidato ao senado), lembrou que “esse não e o século das ferrovias, nem das refinarias. Esse é o século da economia do conhecimento”, disse, defendendo que a prioridade a ser dada às políticas sociais precisa ser do mesmo tamanho da que será dada a política econômica. “Não e só botar renda na mão do trabalhador, tem que vir junto com a educação, com assistência social, com valorização e conhecimento”, reforçou. 
Tânia lembrou também os desafios que o próximo governador terá, sobretudo, para interiorizar os investimentos e citou, como exemplo, a necessidade da reestruturação da Zona da Mata, que vive com sérios problemas sociais, sobretudo, em decorrência da decadência da atividade açucareira.

Nenhum comentário: