Trindade, no Sertão do Araripe, é o primeiro município do interior a
receber um Posto Avançado do SESI/PE. No local, serão oferecidos
serviços de Saúde e Educação aos trabalhadores e dependentes de micro e
pequenas industriais da região, em especial do Polo Gesseiro de
Trindade, Ipubi e Ouricuri (foto). A inauguração do espaço – braço do
SESI Araripina – será nesta quinta-feira (29), a partir das 18h, com a
presença do diretor regional e do superintendente da entidade, Jorge Côrte Real (foto) e Ernane Aguiar, respectivamente, além de autoridades locais.
Localizado na BR 316, s/n, Km 5,5, o Posto Avançado conta com recepção,
sala de aula, consultório de medicina do trabalho, sala de audiometria e
administrativo. As salas ficam em um galpão, onde já funcionam algumas
secretarias municipais e são ministrados cursos pelo SENAI/PE. O espaço
foi cedido pela prefeitura.
Na área de Saúde, serão oferecidos Exames Ocupacionais (admissionais,
demissionais, retorno do trabalho e periódicos); e Auxílio Diagnóstico
(audiometria, espirometria e acuidade visual). Já em Educação, estarão
disponíveis o Reforço Escolar, com aulas de português e matemática; a
Educação de Jovens e Adultos (EJA); e palestras educativas em diversas
áreas de atuação do SESI/PE, como Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Segundo Côrte Real, a instalação do Posto Avançado em Trindade é
resultado de R$ 75 mil em investimentos e integra o projeto de
modernização e crescimento do SESI/PE para 2014, que prevê, ainda, a
abertura de uma nova unidade em Moreno, na Região Metropolitana do
Recife; além da reforma e ampliação do SESI de Ribeirão e de Escada, na
Zona da Mata, cujas obras já foram iniciadas. “Tamandaré, Petrolina,
Cabo e Caruaru também receberão intervenções para melhoria e ampliação
das áreas de lazer e 11 novas unidades móveis serão adquiridas. O total
de recursos investidos é da ordem de $14 milhões”, finalizou.
Paulo assume compromisso de construir 3 novos hospitais, 6 UPAS-E e ampliar qualidade do serviço
![]() |
| Socialista apresentou, nesta terça (27), diretrizes que integrarão seu programa de governo para a Saúde |
Depois de visitar e ouvir demandas de mais
de 80 municípios pernambucanos, até agora, e se reunir com entidades da
classe médica e especialistas do setor, o pré-candidato da Frente
Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB),
apresentou nesta terça-feira (27) as diretrizes para a Saúde que vão
nortear as propostas de seu Plano de Governo. As linhas de atuação
objetivam reforçar a estrutura da rede estadual e aprimorar o
atendimento à população, agilizando a consulta e o diagnóstico, trazendo
mais conforto aos pacientes e integrando as informações do sistema.
O socialista ressaltou que o Governo
Estadual já avançou muito na qualidade do atendimento de saúde oferecido
à população, citando o aumento da cobertura de urgência e emergência,
com a construção dos hospitais metropolitanos e do Mestre Vitalino, em
Caruaru; do atendimento de média complexidade, através das UPAs 24h e
Especialidades; e trabalhos de prevenção, como o programa Mãe Coruja,
que ajudou a reduzir a mortalidade infantil no Estado em 47%.
“O investimento em Saúde tem sido permanente
e bem acima do mínimo que a legislação ordena. Duplicamos a oferta de
leitos por habitante, ficando dentro dos parâmetros da Organização
Mundial de Saúde (OMS). Mas é preciso avançar mais, ampliar a cobertura,
humanizar o atendimento, aprimorar a qualidade do serviço que chega ao
pernambucano, integrar as diversas unidades. É isso que nós vamos
fazer”, explicou o pré-candidato.
COMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE
Será construído o Hospital Geral de
Cirurgia, na Região Metropolitana do Recife. A unidade, com 20 salas
cirúrgicas e capacidade para 300 leitos, será voltado para cirurgias
eletivas, em especialidades como urologia, traumatologia (com ênfase nas
patologias do idoso), ortopedia, neurologia, proctologia, cirurgia
vascular, otorrinolaringologia e cirurgia geral, com capacidade para
realizar por ano o total de 24 mil cirurgias/ano e 132 mil consultas
ambulatoriais/ano. A unidade tem o valor estimado em R$ 180 milhões, e
será integrada à rede deUPAs e aos sistemas municipais, com foco na
humanização do atendimento já a partir do projeto arquitetônico, uma vez
que contará com áreas de convivência, apoio à integração entre
pacientes e familiares, inclusive na área de terapia intensiva.
O programa da Frente Popular vai prever a
construção do Hospital Geral do Sertão (HGS), em Serra Talhada,
especializado em emergência geral, clínica médica e cirurgias geral,
traumatológica, urológica e proctológica. Com 150 leitos, o investimento
previsto é de R$ 70 milhões. No equipamento, poderão ser realizadas 7,5
mil consultas de emergência/mês; 3 mil consultas ambulatoriais/mês; 7,8
mil internações/ano e 3,6 mil cirurgias/ano.
Completando a rede estadual de assistência
obstétrica de alto risco, será erguido também o Hospital da Mulher do
São Francisco, em Petrolina, a um custo estimado de R$ 84 milhões. Com
110 leitos, a unidade focará no cuidado à saúde integral da mulher.
Oferecerá maternidade com Centro Cirúrgico, UTI Adulto, UTI Neonatal,
UCI, Internação, Casa da Mãe; contará com ambulatório, banco de leite,
centro de diagnósticos; exames de densitometria, ultrassonografia,
tomografia, ressonância, urodinâmica; e consultas em clínica médica,
cardiologia, endocrinologia, climatério, infertilidade, geriatria,
patologia do trato genital inferior, planejamento familiar,
mastologia,uroginecologia e outras especialidades. O hospital garantirá,
ainda, 100% de mamografia e citologia oncótica, além de ter capacidade
de realizar 2,8 mil atendimentos de urgência/mês, 10 mil exames de
imagem/mês e 26 mil consultas ambulatoriais/mês.
Também será implantado o Hospital da Mulher
do Sertão. Com a construção do Hospital Geral do Sertão, o Hospital
Professor Agamenon Magalhães de Serra Talhada será transformado no
Hospital da Mulher do Sertão, que terá perfil semelhante às outras
unidades deste segmento. Com isto, as quatro macrorregiões de saúde de
Pernambuco (Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina) passarão a
contar com um centro de referência de alta complexidade para a saúde da
mulher. Com um investimento de R$ 20 milhões para suarequalificação, a
nova unidade terá ampliação de 40 leitos e realizará 1,4 mil
atendimentos de urgência/mês, 6 mil exames de emergência/mês e 15 mil
consultas ambulatoriais/mês.
O Hospital Regional Mestre Dominguinhos, já
em construção em Garanhuns, terá especializações em clínica médica,
pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, ginecologia, traumatologia e
ortopedia. Terá capacidade para 150 leitos, 7,5 mil consultas de
emergência/ano, 6,6 mil consultas ambulatoriais/ano, 8,4 mil
internações/ano e 4,4 mil cirurgias anuais.
O atual Hospital Geral de Areias será
transformado em Hospital do Idoso. Para dar mais conforto, segurança e
atendimento humanizado para o cuidado integral e multiprofissional com
ênfase nas necessidades da Saúde do Idoso. A unidade será duplicada a
sua capacidade, passando de 70 para 150 leitos. O investimento previsto é
de R$ 70 milhões.
COMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL
O programa contempla a construção de seis
UPAs Especialidades nas cidades de Petrolândia, Santa Cruz do
Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e
Jaboatão dos Guararapes, ao custo estimado de R$ 9 milhões, cada. As
unidades oferecerão cirurgias ambulatoriais e consultas em
endocrinologia, cardiologia, neurologia, pneumologia,
otorrinolaringologia, alergologia,reumatologia, pediatria, ginecologia,
obstetrícia, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, entre outras.
Poderão ser agendados ou realizados no próprio local, exames de
endoscopia, colonoscopia, ecocardiografia, teste ergométrico e outros.
Também serão atendidos pacientes encaminhados pelo Programa de Saúde da
Família (PSF).
As localizações das unidades foram baseadas
no atendimento a cidades ou regiões na faixa entre 200 mil e 300 mil
habitantes, garantindo a universalização da oferta de exames e de
consultas de média complexidade para a população usuária do SUS.
FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES
Serão criados mutirões de atendimento e
exames no interior e ações de assistência farmacêutica. O programa O
Doutor Chegou contará com um sistema itinerante de exames de mamografia e
cirurgias de catarata, além de mutirões de cirurgias eletivas nas 12
Gerências Regionais de Saúde (Geres) e no apoio à implantação do Sistema
de Atendimento Domiciliar (SAD) nos municípios.
O programa Medicamento em Casa vai
universalizar a entrega em domicílio para usuários de medicamentos
especiais com dificuldade de locomoção, experiência iniciada dentro do
serviço Farmácia de Pernambuco, criado pelo Governo Eduardo Campos. A
assistênciafarmacêutica integral também será reforçada, através da
implantação de consórcios de municípios para a compra centralizada de
medicamentos básicos (hipertensão, diabetes, parasitoses, osteoporose,
saúde mental, infecções, vitaminas, fitoterápicos), reduzindo custos e
otimizando a distribuição; com a concessão de incentivos e apoio
gerencial para melhorar a estrutura das farmácias nos municípios, com
recursos federais e estaduais; e com o suporte à gestão do sistema, para
que os consórcios façam a administração das redes intermunicipais.
Será criado também o Saúde Conduz, programa
de incentivo e apoio gerencial aos consórcios intermunicipais para a
modalidade “TFD” (transporte fora do domicílio) nos municípios, com
recursos federais e estaduais, incluindo transporte intrarregional de
pacientes com “vans”, para encaminhamento das unidades básicas de saúde
municipais, e ônibus para atendimento de média e alta complexidade nas
unidades em outras regionais, em razão da tecnologia necessária ou da
quantidade de pacientes.
Será implantado um Consórcio Municipal para
aquisição de medicamentos, aperfeiçoando o processo em quesitos como
prazos de entrega, logística e preços. O Governo Estadual criará
incentivos financeiros para as prefeituras que aderirem e financiará,
nos primeiros anos, a estrutura necessária para o funcionamento do
consórcio.
Os Serviços de Atenção Domiciliar passarão a
atender 100% da população. O governo Estadual criará o incentivo aos
municípios para garantir a totalidade de cobertura do SAD no Estado,
passando de 30 para 90 equipes. Hoje, apenas 30% da população tem acesso
aoSAD. O custo estimado é de R$ 10,1 milhões/ano.
GESTÃO DA REDE E DOS SERVIÇOS DO SETOR
Criação do programa Saúde Melhor. As
propostas co ntemplam: a informatização e integração em rede de
todos os sistemas internos dos hospitais estaduais; o suporte à
implantação dos sistemas nas redes municipais de atenção básica, com
posterior integração à rede estadual; a implantação do prontuário
eletrônico na rede estadual, com banco de imagens para exames; a
disponibilização dos resultados de exames pela internet e o
cadastramento de doentes crônicos (tuberculose, hipertensos, diabetes).
Apresentação das Propostas
FOTO: Aluísio Moreira
Araripina organiza novo conselho gestor do Programa Água para Todos
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do
Parnaíba – CODEVASF capacitou na tarde desta terça-feira, 27, o Comitê
Gestor Municipal – CGM do Programa Água para Todos de Araripina, no
sertão de Pernambuco. A capacitação aconteceu no auditório do Sindicato
dos Trabalhadores Rurais de Araripina – STR e foi conduzida pela
assistente social da CODEVASF, Sônia Lima.
O novo CGM do Programa Água para Todos em Araripina será formado
pelos representantes sustentados no tripé de governo, sociedade civil
organizada e conselhos de desenvolvimento comunitário – CDCs. Cabe à
Prefeitura a indicação de representantes das secretarias municipais de
saúde, educação e assistência social. Foram indicados representantes de
14 CDCs (Nascente, Gergelim, Morais, Lagoa do Barro, Rancharia,
Serrânia, Sítio Santana, Serra da Torre, Serra da Boa Vista, Serra do
Jardim, Lagoinha, Cajueiro, Sítio Flamengo e Chapada dos Cordeiros),
além de representantes da Igreja Católica, AMMURA, Conselho de
Desenvolvimento Rural – CDR, STR e Maçonaria.
Este novo CGM irá gerir as ações de fiscalização do cadastramento de
beneficiários do Programa Água para Todos que distribui cisternas de
polietileno de 16 mil nas comunidades rurais. Para se cadastrar é
necessário estar dentro do perfil exigido pelo Ministério da Integração
Nacional: ser morador da zona rural, possuir o Número de Inscrição
Social – NIS ou aposentado; a renda per capita mensal deve ser de
R$140,00. Vale lembrar que benefícios sociais como Bolsa Família não
configuram como renda. Além da composição do novo CGM também foi realizada a eleição dos
novos coordenadores e secretários. O novo coordenador é Expedito e 1ª
coordenadora Maria Francisca. A secretária permaneceu a mesma da gestão
anterior Irene. Durante dois anos o CGM foi coordenado pelo presidente
do STR Antonio Viana Brasil.
De acordo com a assistente social da CODEVASF, Sônia Lima a
capacitação serve para explicar as diretrizes básicas do programa e
iniciar o diálogo entre os membros do conselho. “Araripina se organizou
muito bem e terá um conselho atuante e fiscalizador. Precisamos garantir
que as cisternas sejam instaladas nas residências rurais daquelas
pessoas que não tem nenhum reservatório de água”, afirmou. O secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina, Breno Ramos
afirmou que a Prefeitura está à disposição tanto do CGM quanto da
CODEVASF para ajudar na execução do programa e destacou a legitimidade
do conselho. “É importante que a sociedade se envolva nestas atividades
para não haver nenhum risco de interferências políticas durante o
processo de cadastramento e instalação das cisternas”, destacou.
Tribuna do Araripe
Paulo Câmara: “teremos uma gestão inovadora e criativa a partir de 2015”
Para uma plateia de mais de 500 pessoas, entre empresários, economistas,
educadores e profissionais liberais, o pré-candidato ao Governo pela
Frente Popular, Paulo Câmara (PSB,) defendeu uma gestão inovadora e
criativa a partir de 2015 para o Estado de Pernambuco. Uma gestão, que
segundo ele, priorize a qualidade de vida da população, oferecendo um
novo padrão de qualidade dos serviços prestados pelo Estado, aliando
ações que garantam uma economia segura e uma melhor assistência à
população, sem esquecer, contudo, o meio-ambiente. “Essa visão
sustentável é o que precisamos e o que vamos propor em nosso Programa de
Governo”, ressaltou.
Para Paulo, Pernambuco se preparou para
esse avanço. “Nos últimos anos, multiplicamos por quatro a nossa
capacidade de investimento público. Passamos de um investimento de R$
800 milhões em 2007, para R$ 3,7 bilhões no ano passado”, disse,
lembrando que o Estado também se sobressaiu no PIB (Produto Interno
Bruto) industrial. “De 2011 a 2013, o PIB da indústria chegou a 14,3%,
enquanto o Brasil chegou a 2% e a Bahia, o Estado mais rico do Nordeste,
chegou a 5%”.
Entre os presentes no encontro, estavam
vários nomes conhecidos do mundo acadêmico. A economista Tânia Bacelar,
o professor universitário Sérgio Buarque, o ex-secretário de Ciência e
Tecnologia de Pernambuco, o engenheiro e hoje consultor, Cláudio
Marinho, o professor José Luiz Ratton, idealizador do Programa Pacto
pela Vida, entre outros.
Segundo o coordenador do Programa de
Governo, Antônio Alexandre, todos mostraram interesse em contribuir com
suas ideias para o Plano de Governo do socialista, ajudando, cada um, em
sua área. “Essa primeira reunião foi o ponto de partida para os
próximos encontros temáticos que iremos realizar com colaboração desse
grupo que está aqui”, explicou.
A economista Tânia Bacelar, que fez um
alerta ao pré-candidato Paulo Câmara e aos demais membros da chapa
socialista, Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho (pré-candidato
ao senado), lembrou que “esse não e o século das ferrovias, nem das
refinarias. Esse é o século da economia do conhecimento”, disse,
defendendo que a prioridade a ser dada às políticas sociais precisa ser
do mesmo tamanho da que será dada a política econômica. “Não e só botar
renda na mão do trabalhador, tem que vir junto com a educação, com
assistência social, com valorização e conhecimento”, reforçou.
Tânia lembrou também os desafios que o
próximo governador terá, sobretudo, para interiorizar os investimentos e
citou, como exemplo, a necessidade da reestruturação da Zona da Mata,
que vive com sérios problemas sociais, sobretudo, em decorrência da
decadência da atividade açucareira.




Nenhum comentário:
Postar um comentário