quarta-feira, 18 de junho de 2014

2º jogo da Copa no CE tem protesto e Fan Fest com recorde de público


Enquanto Brasil jogava, torcedores faziam festa na Praia de Iracema e grupo protestava próximo ao Castelão (Foto: Getty Images/Gabriela Alves G1/Gioras Xerez G1)
O segundo jogo da Copa do Mundo em Fortaleza foi marcado por protesto, uma Fan Fest com recorde de público e dificuldade em utilizar os ônibus dos bolsões de estacionamento após o jogo Brasil México no Castelão, que acabou em 0 a 0. Pela manhã milhares de torcedores mexicanos e brasileiros celebravam na Beira Mar, a área que mais recebe turistas da Copa em Fortaleza. Segundo o Consulado do México no Brasil, cerca de 20 mil mexicanos visitaram Fortaleza nesta semana.
A ida ao estádio com o serviço de transporte disponibilizado pela Prefeitura de Fortaleza funcionou bem na ida, mas foi caótica na volta. Com público de 63 mil pessoas saindo ao mesmo tempo do estádio, os ônibus foram insuficientes para atender os torcedores de forma eficiente.
Antes do jogo, cerca de 300 manifestantes, segundo a Polícia Militar, realizaram um protesto contra os gastos e a realização da Copa no Mundo no Brasil. Os manifestantes gritavam contra a Fifa e entraram em confronto com policiais. Os manifestantes jogaram paus e pedras, e a polícia disparou balas de borracha e gás lacrimogêneo. Pela primeira vez foi utilizado um jato d’água para dispersar a manifestação.
Após a dispersão, 30 pessoas foram detidas. Elas são apontadas por crimes de desacato e destruição de patrimônio público. Dos 30 detidos, 11 eram adolescentes e responderam a inquérito da Polícia na Delegacia da Criança e do Adolescente.
Do outro lado da cidade, na Praia de Iracema, a Fifa Fan Fest recebeu um público recorde, estimado em cerca de 70 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. A arena excedeu a lotação, e um telão foi instalado do lado de fora da estrutura, o que reuniu mais milhares de torcedores.
A atração principal da festa foi de Michel Teló. A Fan fest teve ainda a dupla Italo & Renno e o DJ Diego Grecchi. Fortaleza terá show em todos os dias de jogos da Copa do Mundo na Fifa Fan Fest, na Praia de Iracema.
Mar de torcedores toma conta da Avenida Paulino Rocha (Foto: Diana Vasconcelos / G1 CE)


Público chega cedo
A Arena Castelão, em Fortaleza, começou a receber torcedores por volta de 8h30 desta terça-feira (17). Além de moradores da área vestindo verde e amarelo já era possível encontrar torcedores mexicanos e até canadenses no local. “Eu torço para o Brasil, meu irmão para o México. E nossos dois amigos são canadenses também torcem pelo México. Viemos mesmo pela festa”, conta o mexicano Luis Mark, que mora no Rio de Janeiro.
Não demorou muito para torcida brasileira ganhar espaço. Pernambucanos, paulistas, cariocas, paraibanos, sergipanos, o Brasil esteve em Fortaleza para torcer pela seleção brasileira. “Teremos um gol de mão de Fred, tem que ter. E vamos lembrar o ano inteiro”, disse o sergipano Flávio Ribeiro, antes da partida começar.
Por volta de 13h o volume de torcedores no corredor estabelecido na Avenida Paulino Rocha parecia não ter fim para quem observava do estádio. A caminhada era de aproximadamento um quilômetro e meio. Mas o duelo de hinos entre as torcidas acabava com qualquer cançaso e era ouvido de qualquer lado da arena. "É muito bom ver isso, todos se divertindo na paz. Isso sim é esporte", disse o paulista Júlio Valle, emocionado por estar participando da festa. O fluxo inteso de torcedores continuou até às 15h, quando começou a diminuir. Às 16h, teve início a partida na Arena Castelão.
G1 Ceará

Arcoverde recebe Frente Popular para Agenda 40

Evento comandado por Paulo Câmara (PSB) e pela prefeita Madalena Britto (PTB) será nesta quarta (18).
A Frente Popular de Pernambuco promove, nesta quarta-feira (18), mais uma Agenda 40, a primeira depois de a convenção oficializar a candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo do Estado. As edições do evento vêm reunindo cada vez mais pessoas para apresentação de ideias e coletar sugestões para o Programa de Governo da chapa majoritária, completada pelo candidato a vice, Raul Henry (PMDB), e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Desta vez,o encontro acontece no município de Arcoverde, promovido pela prefeita Madalena Britto, que, apesar de pertencer ao PTB, apoia o socialista.
A Agenda 40 acontecerá a partir das 18h, na quadra do Colégio Cardeal Arcoverde (Avenida Dom Pedro II, 792 - Centro), e terá a participação de lideranças do município e da região. Na última sexta-feira (13), a frente promoveu duas Agendas 40, que reuniram cerca de 8 mil pessoas em Floresta e Petrolândia, no Sertão do Itaparica.

Em jogo sem gols, Brasil e México empatam no Ceará

A Seleção Brasileira empatou com o México, nesta terça-feira, por 0 a 0, no Castelão. Com público superior a 60 mil pagantes, a seleção ficou presa na marcação mexicana e até passou alguns sustos nos contra-ataques. O destaque da partida foi o goleiro mexicano Ochoa que fez pelo menos quatro defesas difíceis. Na próxima rodada, na terça-feira (dia 23), a seleção vai a Brasília para jogar contra Camarões, enquanto que o México fecha sua participação na primeira fase contra Croácia, no Recife.
O Brasil teve dificuldades desde início para entrar na defesa mexicana. O México parava o Brasil com marcação forte. Em 30 segundos de jogo, já havia cometido duas faltas. A primeira chance real de gol aconteceu aos 23 minutos com um chute forte de Herrera de longe. Julio Cesar tocou na bola, mas o juiz não deu escanteio. O jogo se apresentava diferente do primeiro, contra a Croácia. Mas, o Brasil respondeu no lance seguinte, quando Daniel Alves cruzou para cabeceada de Neymar. Ochoa fez uma incrível defesa junto à trave direita.
Depois de uma lance real para cada lado, a partida continuava amarrada. Neymar e Oscar eram perseguidos de perto e tinham poucas chances, que surgiam, normalmente, de roubadas de bola no meio de campo. Foi o que aconteceu quando o Brasil perdeu a posse no meio e Vázquez recebeu na entrada da área. Ele chutou colocado e a bola passou muito perto.
Outra situação era em cobranças de falta com bolas alçadas na área. Nessa situação, a melhor chance foi para o Brasil, aos 43 minutos, com uma jogada em que todos os zagueiros foram para a área. Neymar bateu a falta, David Luiz ajeitou para Paulinho, que chutou para mais uma defesa de Ochoa. Foi a última boa chance do primeiro tempo. “O resultado é justo. O time mexicano tem bastante qualidade e o Brasil não teve qualidade para fazer o gol”, comentou Waldir Luiz, das rádios EBC.
No segundo tempo, o jogo voltou com as mesmas características da etapa inicial. Marcação forte e poucas chances reais de gol. O Brasil não conseguia trocar passes seguidos e insistia em bolas alçadas. 
O México se aproveitou e passou a ter as melhores oportunidades, com chutes de fora da área, que passavam com perigo no gol de Julio Cesar. Pelo Quem criava mais dor de cabeça para a zaga brasileira era o trio formado por Vázquez, Aguilar e Peralta, que, depois seria substituído por Chicharito Hernandes A entrada do atacante criaria outros problemas que, aos 32, quase saiu na cara do gol, mas foi derrubado por Thiago Silva, que levou amarelo.
Pelo Brasil, Neymar, que não fazia uma grande partida, era cercado o tempo inteiro por Herrera, e depois por Fabian. O craque brasileiro conseguiu aos 28 um bom lance, mas Ochoa salvou novamente.
No final da partida, o Brasil tentou pressionar e fazer o que não conseguiu o jogo inteiro. Quase abriu o placar quando em falta batida na área, Thiago Silva cabeceou na pequena área, Ochôa fez defesa impressionante.
Brasil – Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo, Paulinho, Luiz Gustavo, Ramires (Bernard) e Oscar, Fred e Neymar.
México- Ochoa, Rodríguez, Rafa Márquez, H. Herrera (Fabian), M. Layún, Giovani Dos Santos, H. Moreno, Guardado, Vázquez, Aguilar e Peralta (Chicharito Hernandez)
Por Luiz Claudio Ferreira/Portal EBC
Foto:Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Prefeitura de Nazaré de Mata é condenada por propaganda eleitoral irregular

O Tribunal Regional Eleitoral (TER) acatou uma representação do PSB contra o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o deputado federal João Paulo (PT) e o prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB), por "clara realização de propaganda eleitoral antecipada". Relator da matéria, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, determinou a retirada imediata de uma publicação no Facebook oficial da Prefeitura, em 5 de maio deste ano, promovendo uma agenda da chapa petebista no município.
O PSB denunciou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a postagem, que mostra a utilização de uma ferramenta de comunicação institucional – o site da Prefeitura - para promover uma candidatura ao Governo. Em seu relatório, o desembargador observou a "expressa referência às respectivas candidaturas e a projetos que fazem menção direta ao pleito vindouro, em desrespeito ao art. 57-A da Lei n.º 9.504/1997" e a "nítida extemporaneidade da propaganda, por antecipação, podendo ocasionar desigualdade no pleito a permanência das publicidades aqui apresentadas". Após serem citados, Monteiro Neto, João Paulo e Coutinho terão 48 horas para responderem à Justiça Eleitoral. 
Assessoria de Imprensa do PSB

Em Araripina, blogueiros recebem ameaças de grupo político

Na manhã desta segunda-feira(16), o blogueiro da cidade de Araripina, no Sertão pernambucano, Paulo Elias, diretor do blog Araripina Fatos em Fotos, recebeu no endereço no qual trabalha, uma carta anônima impressa com letras maiúsculas, com teor de intimidação contra as críticas feitas pelo comunicador as falhas da gestão Arraes no município.
Outras duas cópias da referida carta também foi entregue a sua esposa e filha. No conteúdo da carta, o autor(desconhecido) faz chantagens ameaçando Paulo Elias com acusações pessoais falsas, onde, caso o blogueiro juntamente com mais três blogs - Revista Geral e Visão do Araripe - dos blogueiros: Rafael Diniz e Renato Araújo - continue publicando matérias criticando pessoas ligadas ao "grupo 40" do partido PSB em Araripina, que tem como presidente a esposa do prefeito do município Alexandre Arraes(PSB), que é pré-candidata a deputada estadual, o chantageador publicaria um acontecimento pessoal de Paulo, de forma distorcida, para tentar manchar a sua imagem.
O "grupo 40" como cita o autor desconhecido, em Araripina, liderado pelo gestor do executivo municipal Alexandre Arraes, é criticado pela mídia em toda a região do Araripe e outras partes do estado, pela má administração pública. Recentemente, o escândalo envolvendo a licitação para a realização do São João 2014, foi pauta dos principais jornais de Pernambuco, considerando o alto valor orçamentário de quase 7 milhões de reais, sendo que o cachê da maioria das atrações artísticas como: Luan Santana, Aviões do Forró, Garota Safada e Leonardo não estão inclusos no documento que ultrapassa o orçamento de outros grandes e maiores festejos juninos do estado, como nas cidades de Caruaru e Petrolina. O caso já é investigado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas.
Outros problemas, de conhecimento e descontentamento popular no município, são denunciados por Paulo, Renato e Rafael, e consequentemente pautados por outros blogs, como: obras inacabadas e com prazo de validade vencidos, pavimentação urbana destruída, esgotos estourados, abastecimento d'água irregular, obras superfaturadas, promoção partidária ilegal em prédios públicos, atraso no pagamento dos servidores, transporte irregular de alunos da rede municipal, falta de merenda escolar, ausência de fiscalização no trânsito, falta de estrutura na rede de saúde, ausência de médicos no hospital, assédio moral contra membros de grupo político adversário, irregularidades em contratos públicos, e várias outras falhas da administração do "grupo 40" dirigido pelo prefeito Alexandre Arraes, e que agora estão tentando calar a parte da mídia que não conseguiram comprar e por isso, está oferecendo grande risco para o citado grupo nas próximas eleições.
O blogueiro Paulo Elias diz já ter um suspeito, e pretende entrar na justiça contra o possível autor das intimidações. O Revista Geral teve acessos as cartas.
Da redação do Revista Geral
Foto/vítimas: Reprodução: Facebook
Abaixo um trecho das ameaças:

Em Petrolina, quadrilha de Ouricuri dá show e encanta público durante apresentação

A tradicional quadrilha ‘Chapéu de Palha’, da cidade de Ouricuri, vem encantando por onde passa. No último final de semana participou da 20ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas da TV Grande Rio, realizada na quadra do Sesc, em Petrolina.
Entre várias quadrilhas do sertão do estado, a ‘Chapéu de Palha’ conseguiu o 2º lugar, deixando o público completamente empolgado com a bela apresentação.
No próximo dia 28 a ‘Chapéu de Palha’, que conta com o apoio da Prefeitura de Ouricuri, vai disputar a grande final do maior concurso de quadrilhas do Brasil, que acontece em Caruaru. Na faze preliminar os ouricurienses conseguiram a maior pontuação, e agora disputam o título. 
Veja no vídeo abaixo a apresentação da quadrilha ‘Chapéu de Palha’:
  por Bruno Morais

Roberta Arraes diz acreditar muito na vitória de Paulo Câmara

A candidata a deputada estadual e presidente do diretório municipal do PSB, Roberta Arraes, foi bastante cumprimentada pelos colegas de partido durante a convenção realizada em Recife neste domingo. Um dos mais animados com a candidatura de Roberta Arraes e também grande apoiador é o candidato a governador Paulo Câmara.
Durante a convenção o candidato a governador Paulo Câmara conversou com Roberta Arraes e reforçou o desejo do PSB em ter a primeira mulher eleita deputada estadual no Sertão do Araripe. Em retribuição ao gesto de Paulo Câmara, a candidata a deputada estadual disse que os sertanejos estão dispostos e vão dar a importante colaboração na vitória do socialista ao governo do estado. 
“Os sertanejos estão dispostos e vão dar essa importante colaboração na vitória de Paulo Câmara ao Governo de Pernambuco, dando com isso continuidade ao legado de Eduardo Campos,  governador melhor avaliado do Brasil”, destacou Roberta Arraes.
Foto : Gustavo Mendes

Nenhum comentário: