terça-feira, 3 de junho de 2014

Casas de boliche são instaladas no Cariri


03/06/2014 às 09:40





Derrubada dos pinos é a maneira de se pontuar no boliche (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)
Recém-chegado ao Cariri, o boliche é modalidade esportiva que promete reunir toda família e grupos de amigos em suas pistas de competição. As partidas, jogadas por até seis jogadores, têm como objetivo o maior acúmulo de pontos com a derrubada dos pinos, dispostos no final da pista. Contando com dez rodadas, a pontuação máxima que uma partida pode registrar é de 300 pontos.

“O boliche é um esporte que trabalha parte da musculatura do corpo e do raciocínio lógico, onde a habilidade, juntamente com a sorte, faz com que o jogador tenha êxito derrubando os pinos e marcando pontos”, explica Pedro Aguiar, proprietário do Hisata Bowling, instalado entre Juazeiro e Crato. O empreendimento é o primeiro da região, que contará, ainda este mês, com seu segundo representante no segmento.

No boliche, a cada rodada, o jogador tem direito a dois arremessos para derrubada de pinos. Se em sua primeira tentativa o participante derrubar todos eles, é registrado um strike, pontuação máxima por lance. Caso algum competidor consiga realizar o feito dez vezes consecutivas, ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, onde pode completar os 12 strikes e atingir pontuação máxima.

Segundo Pedro Aguiar, qualquer pessoa com idade entre oito e 65 anos pode jogar boliche. Para tanto, é preciso apenas alguns conhecimentos, como os que se referem aos pesos diferenciados entre as bolas arremessadas. Elas são diferenciadas por suas cores, onde as mais claras representam as de menor peso, com 6 kg, e as mais escuras representam maior peso, chegando aos 12 kg.

O boliche é um esporte regulamentado e, no Brasil, é dirigido pela Confederação Brasileira de Boliche (CBBol), entidade vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (Cob). “O boliche é um entretenimento que não oferece risco à saúde. É um esporte coletivo, divertido, onde participa família e amigos”, finaliza Pedro.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: