quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tribunal Regional do Trabalho instala o Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Araripina


Os habitantes de Araripina e das demais localidades que integram a jurisdição da Vara do Trabalho desse município – Bodocó, Ipubi, Ouricuri, Santa Cruz, Trindade, Santa Filomena e Exu – contam desde terça-feira, 03, com a moderna plataforma do Processo Judicial Eletrônico.
A cerimônia de inauguração foi realizada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade. O presidente disse que com o PJe os diversos ramos do Judiciário brasileiro deixarão de ser ilhas para se tornarem continente. “A ferramenta trará a integração do Judiciário, com óbvios benefícios para a sociedade”. Em seguida afirmou que “A tecnologia da informação não seria de grande valia sem servidores e magistrados, que são a alma da Justiça”, por isso observou que a Escola Judicial está pronta para a necessária capacitação exigida com a adoção da nova plataforma processual.  Sublinhou que o novo modelo de processo vem aperfeiçoar a prestação da justiça, tornando efetivo o papel do Judiciário de promover a harmonia social.
Juíza Carla Janaína e desembargador Ivanildo Andrade descerram placa de inauguração
Ao discursar durante a instalação na nova plataforma, a juíza titular da Vara do Trabalho, Carla Janaína Moura, afirmou que com o PJe “a Justiça do Trabalho dá um grande salto para o futuro e ingressa num novo tempo”. Brevemente a juíza historiou as ferramentas que o Judiciário Trabalhista já utiliza para aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, a exemplo do Infojud, malote digital e e-doc. Demonstrando otimismo, a magistrada lembrou que é natural que mudanças possam trazer insegurança, mas todos, servidores, juízes e advogados precisam formar uma nova mentalidade, já que “serão protagonistas de um novo tempo”.
Para o diretor da unidade, Ranilson Lacerda, após a capacitação realizada pela Escola Judicial do TRT-PE, os servidores estão prontos para colocar o PJe em funcionamento e tirar dele o melhor proveito possível em benefício da sociedade.
Primeiro advogado a ajuizar um processo usando o PJe na unidade de Araripina, Paulo Tadeu ressaltou que o PJe “vem facilitar a vida de todos”, especialmente porque o tempo da tramitação processual irá diminuir. A primeira audiência ficou marcada pra o dia 03 de julho.
Equipe da Vara do Trabalho de Araripina com a juíza Carla Janaína e o desembargador Ivanildo Andrade
Localizada do Sertão do Araripe e conhecida como Capital do Gesso, Araripina possui uma população de 80 mil habitantes e a maioria dos processos ajuizados na Vara do Trabalho têm origem na indústria gesseira, na agropecuária e no comércio.  Nos últimos meses, são frequentes reclamações trabalhistas originadas das obras da Transnordestina. A Vara recebe cerca de 1300 processos por ano.
Com a inauguração da nova plataforma em Araripina, ficam faltando apenas duas unidades para o TRT-PE concluir a instalação do PJe em todas as suas 67 varas, incluindo os três Termos Judiciários. No dia 04 o PJe chega à Vara de Salgueiro e na quinta-feira, 05, à de Serra Talhada, quando o Regional atinge 100% de suas varas com o novo modelo de processo, que começou a funcionar no TRT pernambucano em setembro de 2012.
Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, a juíza titular da Vara do Trabalho, Carla Janaína, a presidente da OAB-Seccional Araripina, Gabriela Reis, e o vice-prefeito, Valmir Lacerda, representando o prefeito, Alexandre Arraes, e o juiz da Justiça Estadual João Ricardo. Estiveram presentes ainda à cerimônia o diretor-geral do TRT-PE, Wlademir Rolim, o secretário-geral, Ayrton Porto. A cerimônia teve o apoio da Caixa Econômica Federal.
Tribuna do Araripe

Nenhum comentário: