sexta-feira, 20 de junho de 2014

Com apoio de Armando, produtores atingidos pela seca recebem subvenção do governo federal


Uma boa notícia para os produtores de cana de açúcar e etanol da Zona da Mata de Pernambuco: a presidente Dilma Rousseff vai transformar em lei as Medidas Provisórias 633/13 e 635/13, que autorizam o pagamento de subvenção aos produtores de cana-de-açúcar e etanol do Nordeste afetados pela estiagem na safra 2012/2013.
A MP 635 foi enviada ao Congresso no fim do ano passado e aprovada pelo Senado no dia 28 de maio. A presidente Dilma garantiu que sancionaria a nova lei ainda nesta quarta-feira (18). O senador Armando Monteiro (PTB) foi um dos principais articuladores da aprovação da MP e de sua consequente transformação em lei, atuando junto à presidente, ao governo federal e no Senado.
Armando Monteiro confirmou que a MP 635 vai virar lei e destacou que ela tem um alcance social importante. “O subsídio não beneficia apenas o produtor, mas todos aqueles que dependem da produção de cana e etanol. Como se sabe, a produtividade agrícola no setor sucroalcooleiro é menor no Nordeste, mas, em compensação, a geração de emprego é maior do que em outros locais. Por isso, a lei tem um caráter social e vai compensar as dificuldades que o setor enfrentou nos últimos anos.”, explicou Armando. “É uma lei que garante e fortalece o emprego na região.”
A nova lei estabelece que a subvenção será de R$ 12 por tonelada, sendo que o limite para o benefício é de 10 mil toneladas por cada fornecedor independente. O benefício será pago aos produtores nordestinos a partir de 1° de agosto – os fornecedores do Rio de Janeiro também foram contemplados, com pagamento previsto para 1° de maio (como o prazo já passou, a subvenção será quitada retroativamente).
O pagamento será feito diretamente ao produtor ou por meio de associações e cooperativas, em função da quantidade de cana-de-açúcar efetivamente vendida às usinas e destilarias – a exceção se dá à produção efetiva das unidades  agroindustriais ou de seus sócios e acionistas. O benefício será pago até o ano que vem.
De acordo com o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Lima, a presidente já havia sinalizado positivamente a respeito da transformação da MP em lei quando esteve em Pernambuco no último dia 13 de junho.  “Ela nos perguntou como estava a situação e dissemos a ela que a MP já havia chegado à Casa Civil e aguardava a apreciação presidencial.  Mais de 25 mil produtores de cana do Nordeste aguardam esta ação”, disse Lima, que fez questão de ressaltar o trabalho de Armando nesse processo.
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha, comemorou a notícia. “O governo teve a sensibilidade de criar essa política pública. A agricultura do Nordeste precisa desse tipo de incentivo para que se fortaleça e deixe de importar alimentos, em especial os grãos, do Sudeste. Este equilíbrio é fundamental”, destacou Cunha. “O papel do senador Armando Monteiro na defesa destas políticas públicas foi preponderante”, enfatizou.

Prefeita petebista de Arcoverde mobiliza cidade em Agenda 40

A prefeita petebista de Arcoverde, Madalena Britto, deu, nesta quarta-feira (18), mais uma prova do seu engajamento na Frente Popular. A gestora e seus aliados reuniram aproximadamente seis mil pessoas no Colégio Cardeal Arcoverde, no Centro, para ouvir Paulo Câmara (PSB), candidato ao Governo de Pernambuco, que estava acompanhado dos postulantes à vice, Raul Henry (PMDB), e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Ainda participaram do ato o vice-prefeito Wellington Araújo, também do PTB, os prefeitos tucanos Leonardo Martins (Inajá) e Otaviano Martins (Manarí), além de vereadores, deputados e outras lideranças.
O socialista viu com muita alegria a manifestação de apoio das lideranças arcoverdenses e classificou como um "belíssimo ato". Também garantiu manter e ampliar as ações do Governo Eduardo Campos (PSB) para município e a região. Ele reiterou a proposta de duplicar a BR-232 até Arcoverde e se comprometeu em viabilizar o distrito industrial; medidas que vão melhorar a infraestrutura local e atrair mais empresas. "O investimento que vamos fazer em educação e qualificação profissional vai levar o desenvolvimento de maneira equilibrada para todas as regiões. Manteremos a prática que nós implantamos no Governo de Eduardo, que deu tão certo e que mudou este Estado", ressaltou Câmara.
Madalena Britto justificou a opção pela Frente Popular como sendo uma decisão em prol do povo e da cidade de Arcoverde. "Seria muito cômodo ter ficado do outro lado (com o candidato do PTB), mas o ex-governador Eduardo Campos foi um amigo do município, cumpriu com todo o prometido para nós; trouxe a Escola Técnica e a UPAe, que estão encaminhadas; e começou a resolver o problema do abastecimento de água. Paulo Câmara representa tudo isso. Inclusive, foi ele que idealizou o FEM, que tem nos ajudado muito", explicou a petebista. 
Assessoria de Imprensa do PSB
Crédito Fotográfico: Aluísio Moreira

Tragédia: Acidente na BR-232, em Serra Talhada, deixa um saldo de três mortos e dois feridos, vítimas eram de Ouricuri

Três homens – de 47, 34 e 37 anos – morreram em um acidente na noite desta quarta-feira (18) no quilômetro 439 da BR-232, em Serra Talhada-PE. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois carros de passeio estavam próximos ao povoado de Bernardo Vieira, na zona rural, quando o motorista de um deles teria perdido o controle do veículo e batido de frente com o outro carro.
Ainda segundo a PRF, o acidente envolveu sete pessoas, entre elas, duas crianças. Os feridos foram socorridos para o Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), na cidade. Dois dos homens morreram no local e o outro a caminho da unidade de saúde. O corpo deste último foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, já os demais ficaram no hospital. Todos os três estavam no mesmo veículo e as primeiras informações que chegam ao blog é que ambos eram de Ouricuri.
Daqui a pouco traremos informações conclusivas desse trágico acidente.
Blog do Cariri Filho

Em clima de São João, Academia das Cidades promove Quadrilha Junina

Em comemoração às festividades juninas que se aproximam, a Academia das Cidades em parceria com a Prefeitura de Ipubi realizou nesta noite de quarta-feira (18) o Arraiá da Academia. Os participantes puderam se divertir ao som do autêntico forró pé de serra e de participar de quadrilhas improvisadas. Sob orientação das professoras Géssika Pereira e Solange Souza, adultos, idosos e crianças participaram de uma noite de atividades físicas bem diferente.
Aproveitando o clima junino que toma conta neste mês, as professoras desenvolveram atividades e exercícios específicos para praticar dançando quadrilha. Mais de 150 pessoas participaram do evento. Ao final, foi servidos um pequeno Coffee Break com comidas típicas da época.
Equipe da Univasf considera 'Academia da Cidade de Ipubi' uma das melhores do estado
O professor de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf Petrolina - PE) Ferdinando Oliveira, juntamente com equipe de estudantes universitários estiveram na noite desta terça-feira (18) visitando Academia das Cidades de Ipubi para conferir as atividades realizadas e estrutura do local. Segundo o professor, Ipubi tem uma das melhores academias do estado, em termos de conservação e equipamentos.
A equipe tem percorrido todo o Estado de Pernambuco realizando uma pesquisa chamada SUS Mais Ativo, que busca identificar os impactos da prática de exercício físico nas atividades do SUS. Nasf, Academia das Cidades, Academia da Saúde, CAPS e Mãe Coruja são avaliados através de questionários específicos.
O questionário está disponível em quatro versões: Uma para o Gestor, uma para o usuário, uma para o profissional e a última é a avaliação da equipe quanto a infraestrutura do local, equipamentos e manutenção. Segundo o professor, “Ipubi está no caminho certo. Em termos de conservação do ambiente, equipamentos, Ipubi está bem servida. Está entre uma das melhores Academias da Cidade do Pernambuco. 
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Ipubi

Dilma tem 39%, Aécio, 21%, e Campos, 10%, indica pesquisa Ibope

A presidente Dilma Rousseff  (PT) obteve 39% das intenções de voto na disputa deste ano pelo Palácio do Planalto em pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (19) e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os outros dez candidatos e pré-candidatos a presidente da República somados acumulam 40%.
O segundo colocado na pesquisa é o senador Aécio Neves (MG), que foi oficializado no último sábado candidato do PSDB à sucessão de Dilma. Segundo o levantamento, ele somou 21% das intenções de voto; o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, somou 10%; e, de acordo com a pesquisa, o quarto colocado na disputa presidencial é o Pastor Everaldo, do PSC (3%).
Além de Dilma, Aécio, Campos e Pastor Everaldo, o Ibope incluiu no levantamento estimulado os nomes de Magno Malta (PR), José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL). As intenções de voto nesses sete possíveis candidatos somam 6%.
Na última sexta-feira (13), dia em que a pesquisa era realizada, o PSOL anunciou que o senador Randolfe Rodrigues desistiu de concorrer à Presidência pelo partido. A ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) vai substituir Randolfe na disputa presidencial.
Esta é a primeira pesquisa encomendada pela CNI para analisar o cenário da disputa presidencial deste ano.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
- Dilma Rousseff (PT): 39%
Aécio Neves (PSDB): 21%
Eduardo Campos  (PSB): 10%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Magno Malta (PR): 2%
- José Maria (PSTU): 1%
- Outros com menos de 1%: 3%
- Brancos e nulos: 13%
- Não sabe/não respondeu: 8%
Segundo turno
O Ibope também simulou duas possibilidades de segundo turno, uma com eventual disputa de Dilma contra Aécio e outra de Dilma contra Eduardo Campos.
Cenário 1:
- Dilma Rousseff: 43%
- Aécio Neves: 30%
- Branco/nulo: 19%
- Não sabe/não respondeu: 8%
Cenário 2
- Dilma Rousseff: 43%
- Eduardo Campos: 27%
- Branco/nulo: 21%
- Não sabe/não respondeu: 9%
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre os dias 13 e 15 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00171/2014.
G1

Em Recife, Prefeito e vereadores conseguem sistema de abastecimento de água para a Zona Rural

O Prefeito de Ipubi João Marcos Siqueira (PSD) e os vereadores Afonso Barros e Valdilson Damacena estiveram reunidos esta semana com representantes da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco em Recife – PE para cobrar ações de melhoria do abastecimento de água para toda a zona rural do município de Ipubi e distritos. A princípio, o Prefeito e os vereadores solicitaram à Secretaria que sejam tomadas medidas emergenciais para viabilizar a chegada de água nos sítios Gameleira e Pajeú, uma vez que estas comunidades vêm enfrentando sérios problemas com a estiagem prolongada.
Em resposta à solicitação do prefeito e vereadores, os representantes da Secretaria Estadual de Agricultura garantiram que serão liberados Sistemas de Abastecimento, em caráter emergencial, para atender às comunidades mais necessitadas.
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Ipubi

Com vetos, Dilma sanciona piso salarial para agentes comunitários de saúde

Os agentes comunitários de saúde passam a ter direito ao piso salarial de R$ 1.014 em todo o país. Ao sancionar o piso, porém, a presidente Dilma Rousseff vetou dispositivos que tratavam do reajuste do valor, da organização das carreiras e de incentivo da União para fortalecimento das áreas de atuação desses profissionais. O novo piso foi aprovado em maio pelo Senado com parte das mudanças feitas pela Câmara dos Deputados (SCD 270/2006) ao projeto original do ex-senador Rodolpho Tourinho. 
A lei decorrente da sanção (Lei 12.994/2014) garante o valor mínimo de R$ 1.014 a todos os  agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, vinculados à União, aos estados e aos municípios, que cumpram jornada de 40 horas semanais. Na votação no Plenário do Senado, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Roberto Requião (PMDB-PR) e José Agripino (DEM-RN) alertaram para o risco de a conquista do piso ser “congelada no tempo” e “corroída pela inflação”.
“De nada adianta a previsão de um piso nacional se não tiver a previsão da correção desse piso quando ele for deteriorado pela inflação. Direitos têm que ser inteiros. Não é direito quando é feito pela metade”, afirmou Randolfe.
Outro ponto vetado foi o estabelecimento de um prazo de doze meses para a elaboração, nos estados e municípios, de planos de carreira específicos para as carreiras dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Segundo Dilma, “obrigar outros entes federativos a elaborarem planos de carreiras, inclusive com estipulação de prazo, viola o princípio da separação dos poderes”
Agência Senado / Foto: reprodução

Nenhum comentário: